Voltar ao Blog
horas extras pontomais 2019

Como um controle de ponto pode ajudar com as horas extras?

Realizar o controle de ponto não é luxo apenas de grandes empresas, pois uma de suas principais atribuições é calcular as horas extras dos funcionários. Ignorar esse aspecto ou cometer erros pode, inclusive, gerar entraves jurídicos entre empregador e empregado.A legislação trabalhista é bem rigorosa quanto ao controle de ponto, sendo obrigatório para empresas com mais de 10 empregados possuir alguma forma de controle, seja manual, mecânico ou digital. Independentemente da quantidade de funcionários, é uma forma de resguardar direitos e deveres de ambos os lados.Continue lendo e saiba como o controle de ponto pode ajudar com as horas extras!

Como realizar o controle de horas extras?

Para determinar a política de horas extras da empresa, deve-se levar em consideração a legislação vigente e os acordos com convenções coletivas ou acordos sindicais da categoria. Também é importante definir regras internas de quando e como é permitido realizar horas extras. Para que, assim, não fuja do comando dos gestores ou que sejam realizadas sem necessidade.Busque ferramentas que diminuam custos e otimizem processos, como softwares de controle de ponto. Afinal, com a minimização da burocracia, gestores e funcionários serão mais produtivos, terão mais tempo para se dedicar à vida pessoal (família, amigos, hobbies etc.) e conseguirão ser mais estratégicos em suas funções.

Teste pontomais 2019

E como o controle de ponto pode ajudar?

1. Assegura que as horas sejam pagas corretamente

Seja por compensação de banco de horas ou por pagamento das horas trabalhadas, o controle de ponto (principalmente o mecânico e o digital) garantem que a empresa está pagando corretamente as horas extras trabalhadas.Do contrário, é obrigação do empregador provar que o funcionário não chega no horário ou não possui horas excedentes trabalhadas.

2. Contabiliza as horas trabalhadas

Quando se fala em horas não trabalhadas, é preciso incluir faltas, atrasos e saídas antecipadas. Agora, quando se abordam as horas extras trabalhadas, muitas são as suas especificidades e nenhuma delas pode deixar de ser computada:

  • Horas extras: tempo adicional trabalhado após o período da jornada acordada;
  • Horas extras noturnas: trabalho realizado entre 22h e 5h. Valor da hora de trabalho do colaborador mais 50%, para funcionário que não possui jornada de trabalho noturna. Para jornada noturna, paga-se adicional noturno (define-se como horário normal de trabalho, 20% da hora). E, caso o funcionário com essa jornada faça hora extra, o pagamento é a soma da hora trabalhada, mais adicional de 50% de hora extra e os 20% do adicional noturno
  • Horas extras DSR (descanso semanal remunerado): trabalho realizado em dias de folga;
  • Horas extras intrajornada: trabalho executado no período reservado para descanso ou alimentação no decorrer da jornada de trabalho;
  • Horas extras interjornada: horas adicionais trabalhadas em período que não leva em conta o intervalo de 11 horas entre o final da jornada de um dia e o início da próxima.

3. Possibilita a precisão no cálculo

Pelo software é possível descontar atrasos das horas extras e calculá-las conforme o dia e horário em que ocorreram. Portanto, verifica-se com exatidão as horas trabalhadas e as não trabalhadas.Quando o trabalho é realizado informal ou manualmente a precisão pode ficar comprometida. Assim, aumentando a probabilidade de que aconteçam erros humanos. Além de aumentar a produtividade do RH ou do departamento pessoal, dificultam-se fraudes de empregadores e funcionários durante a marcação de ponto e o seu cálculo.Enfim, calcular as horas extras com eficiência, além de reduzir os riscos de um processo trabalhista, garante aumento da produtividade da equipe de departamento pessoal, aperfeiçoa os processos, reduz custos e diminui ou extingue a burocracia que acompanha os cálculos.Gostou das nossas dicas sobre como o controle de ponto pode ajudar com as horas extras? Compartilhe o artigo nas redes sociais para que mais pessoas as conheçam!Ou então, faça o teste em nosso sistema e conheça na prática!

Teste pontomais 2019

Até mais :)

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...