Realizar o controle de ponto não é luxo apenas de grandes empresas, pois uma de suas principais atribuições é calcular as horas extras dos funcionários. Ignorar esse aspecto ou cometer erros pode, inclusive, gerar entraves jurídicos entre empregador e empregado.A legislação trabalhista é bem rigorosa quanto ao controle de ponto, sendo obrigatório para empresas com mais de 10 empregados possuir alguma forma de controle, seja manual, mecânico ou digital. Independentemente da quantidade de funcionários, é uma forma de resguardar direitos e deveres de ambos os lados.Continue lendo e saiba como o controle de ponto pode ajudar com as horas extras!
Para determinar a política de horas extras da empresa, deve-se levar em consideração a legislação vigente e os acordos com convenções coletivas ou acordos sindicais da categoria. Também é importante definir regras internas de quando e como é permitido realizar horas extras. Para que, assim, não fuja do comando dos gestores ou que sejam realizadas sem necessidade.Busque ferramentas que diminuam custos e otimizem processos, como softwares de controle de ponto. Afinal, com a minimização da burocracia, gestores e funcionários serão mais produtivos, terão mais tempo para se dedicar à vida pessoal (família, amigos, hobbies etc.) e conseguirão ser mais estratégicos em suas funções.
Seja por compensação de banco de horas ou por pagamento das horas trabalhadas, o controle de ponto (principalmente o mecânico e o digital) garantem que a empresa está pagando corretamente as horas extras trabalhadas.Do contrário, é obrigação do empregador provar que o funcionário não chega no horário ou não possui horas excedentes trabalhadas.
Quando se fala em horas não trabalhadas, é preciso incluir faltas, atrasos e saídas antecipadas. Agora, quando se abordam as horas extras trabalhadas, muitas são as suas especificidades e nenhuma delas pode deixar de ser computada:
Pelo software é possível descontar atrasos das horas extras e calculá-las conforme o dia e horário em que ocorreram. Portanto, verifica-se com exatidão as horas trabalhadas e as não trabalhadas.Quando o trabalho é realizado informal ou manualmente a precisão pode ficar comprometida. Assim, aumentando a probabilidade de que aconteçam erros humanos. Além de aumentar a produtividade do RH ou do departamento pessoal, dificultam-se fraudes de empregadores e funcionários durante a marcação de ponto e o seu cálculo.Enfim, calcular as horas extras com eficiência, além de reduzir os riscos de um processo trabalhista, garante aumento da produtividade da equipe de departamento pessoal, aperfeiçoa os processos, reduz custos e diminui ou extingue a burocracia que acompanha os cálculos.Gostou das nossas dicas sobre como o controle de ponto pode ajudar com as horas extras? Compartilhe o artigo nas redes sociais para que mais pessoas as conheçam!Ou então, faça o teste em nosso sistema e conheça na prática!
Até mais :)
Saiba como facilitar um dos processos mais importantes para qualquer empresa: a folha de pagamento.
Ler maisSaiba como fazer o controle de jornada de vários colaboradores do segmento de construção civil remotamente de forma segura e eficiente.
Ler maisSaiba como o Plano de Cargos e Salários pode ajudar a aumentar o engajamento da equipe e melhorar o resultado da sua empresa.
Ler maisO RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.
Ler maisComo e porquê implementar objetivos de desenvolvimento sustentável na estratégia da sua empresa durante a pandemia de COVID-19
Ler maisA Winov Cloud, ao lado da Pontomais, uniu forças para te explicar o que é a famosa nuvem e como ela poderá ajudar na segurança dos dados da sua empresa
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.