Voltar ao Blog
Controle de ponto para pequenas empresas

Controle de ponto para pequenas empresas: o que a lei diz?

Gabriel Colombo

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais

Você sabe o que diz a lei para o controle de ponto para pequenas empresas?

O parágrafo 2.º do artigo 74 da CLT, rege que é obrigatório o registro da jornada de trabalho apenas para empresas que tenham 10 ou mais funcionários. No entanto, para garantir que seus colaboradores estejam cumprindo a carga horária, é importante ter um controle de ponto efetivo.

Neste post você vai saber:

  • Por que é importante investir no controle de ponto para pequenas empresas;
  • Quais as principais vantagens dessa prática;
  • O que a lei diz;
  • Como você economiza tempo;
  • Como funciona o ponto online.

O que diz a lei sobre o controle de ponto para pequenas empresas?

Como já adiantamos, o sistema de ponto não é exigido em empresas com menos de 10 funcionários, mas existem vantagens em sua utilização até nas menores empresas. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 2009, normatizou o sistema de controle de ponto eletrônico, sem fazer alteração na forma como esses dados podem ser coletados: de forma manual ou eletrônica.

A Portaria 1.510 não apresenta restrições a qualquer um dos modelos de registro citados. No entanto, uma opção mais segura, moderna e ainda mais acessível é o ponto online.

eBook Controle de Ponto

Quais são as vantagens de um sistema de ponto online dentro de pequenas empresas?

O controle de ponto online proporciona mais segurança, resguardando a empresa em diversos momentos, inclusive em processos trabalhistas. Além disso, torna mais seguro e ágil a rotina do setor de Departamento Pessoal, além de apresentar um ótimo custo-benefício. Separamos as principais vantagens para você contratar o serviço de ponto online para a sua empresa. Confira!

Segurança nos processos jurídicos

Com todas as entradas e saídas dos colaboradores registradas e armazenadas, a empresa se resguarda de processos que possa vir a sofrer, já que o sistema não permite que os dados sejam alterados ou mesmo excluídos. Assim, os registros de ponto tornam-se evidências em processos judiciais por horas extras.

Essa é uma grande vantagem se comparado ao cartão de ponto manual, muito usado nas pequenas empresas. Esse recurso é facilmente contestado no tribunal, pois pode ser manipulado com facilidade.

Economia de tempo

Fechar a folha de pagamento fica muito mais fácil com o ponto online. Em outras palavras, você automatiza processos, controla melhor o banco de horas, o pagamento de adicionais noturnos ou a relação de faltas. Isso porque todos esses dados ficam disponíveis no sistema, no formato de relatórios.

Outra grande vantagem é que os dados são confiáveis e não estão sujeitos ao erro humano, seja esquecimento, digitação ou cálculo.

Diminui custos em longo prazo

Em longo prazo, o ponto online contribui para a diminuição de gastos com horas extras e processos judiciais. Além disso, não há custos de implantação, já que ele é instalado por meio de um app em tablets ou smartphones.

Como funciona o ponto online?

Com um aplicativo, é possível registrar a entrada e saída via celular ou tablet, de onde o funcionário estiver, utilizando, para isso, a internet. Portanto, os dados são transportados para o armazenamento em nuvem.

Alguns pontos online ainda contam com o auxílio de geolocalizadores: é possível registrar o horário das batidas por meio de GPS e, caso o colaborador faça o registro fora da empresa, você recebe uma notificação em seu celular.

Tudo de forma prática e segura, 100% online. Portanto, ao adotar o sistema de ponto online, você torna a sua empresa mais moderna, além de fazer um maior controle sobre as horas trabalhadas de cada funcionário.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...