Voltar ao Blog
Controle de ponto online pontomais 2019

O que determina o sucesso do controle de ponto online?

Gabriel Colombo

Os negócios estão progressivamente mais digitais. É cada vez mais comum as empresas adotarem nos seus processos sistemas e softwares que levem a uma gestão financeira e gerencial mais eficiente e longe de suscetíveis negligências.

Nesse cenário de atividades recorrentes, controlar a jornada de trabalho dos funcionários é essencial.

Tal controle é um importante pilar para a gestão eficiente e, principalmente, para garantir a segurança tanto do empregador — que fica amparado quanto à legislação trabalhista — quanto do empregado — que garante o recebimento dos seus direitos, por exemplo, as horas extras.

Mas o que determina o sucesso do controle de ponto online? Vejamos algumas ações que você não deve deixar de adotar. Vamos lá?!

Estabeleça metas

Ao implementar o controle de ponto online, é possível estabelecer metas para o cumprimento da jornada de trabalho.

Isso significa que o gestor passa a gerir com maior eficiência a entrada e a saída dos seus colaboradores, bem como a realização de horas extras ou banco de horas.

O controle de ponto online possibilita:

  • transparência quanto à marcação, uma vez que não utiliza horários predeterminados ou aqueles estabelecidos no contrato de trabalho;
  • maior agilidade na contabilização das horas trabalhadas ao longo do mês;
  • redução significativa de erros e falhas relacionados à marcação e contabilização das horas trabalhadas;
  • maior controle, tanto para o empregador quanto para o empregado, em relação aos registros de entrada e saída na empresa.

Esteja atento à legislação

Controles manuais ou por meio de livros de registros não comportam as atuais necessidades de pequenos, médios ou grandes negócios.

Com a edição da Portaria n.º 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego, as empresas tiveram que procurar soluções que atendessem à legislação em vigor.

O controle de ponto online é uma excelente alternativa para adequar as regras exigidas à jornada de trabalho na empresa. Assim, é possível manter o registro em conformidade com as regulamentações e, ainda, contar com atualizações e ajustes automáticos.

Vale destacar que as organizações que descumprirem as regras estabelecidas pela portaria estão sujeitas a multas e autuações.

ebook controle de ponto

Divida as responsabilidades

É claro que a responsabilidade de manter a contabilização das horas efetivamente trabalhadas é do setor de recursos humanos. No entanto, nada impede que o controle das atividades seja feito de forma conjunta entre gestores, administradores e trabalhadores.

Vale destacar que a premissa básica para uma gestão eficiente é conhecer as regras legais de jornada e aquelas relacionadas às marcações de ponto.

Os empregados precisam conhecer e entender que é importante manter o cumprimento das normas da empresa para a marcação de ponto. Se descumprida, pode lhes render punições disciplinares.

Utilize a tecnologia a seu favor

Celular, tablet, smartphone, computador com câmera, inúmeros aplicativos móveis podem ser utilizados para realizar as marcações diárias, otimizando o tempo e revertendo para maior produtividade.

Se, antes, o colaborador registrava o ponto e não tinha qualquer controle das horas efetivamente trabalhadas e aquelas que realizava a mais, com o controle de ponto online é possível receber notificações de entradas, saídas e desvios da jornada direto no seu smartphone.

Vale destacar que é possível gerar relatórios e realizar integrações automáticas com o relógio de ponto eletrônico.

Quer saber mais? Faça o download gratuito do nosso e-book Legislação de controle de ponto.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂


Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Entenda como funciona o teste gratuito Pontomais

O teste gratuito Pontomais é oferecido para as empresas que desejam conhecer melhor nossas funcionalidades antes de se comprometerem financeiramente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!