Voltar ao Blog
controle de ponto pontomais 2019

Controle de ponto: qual o momento certo para a empresa se preocupar?

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Toda empresa começa devagar, não é verdade? Um, dois... Quem sabe cinco funcionários? Essa é a quantidade de profissionais suficiente para um pequeno escritório de contabilidade ou, quem sabe, para que uma pequena loja de biscoitos comece a funcionar. Por isso, nesse primeiro momento, muitos se esquecem do controle de ponto.A questão é a seguinte: quando esse controle passa a ser motivo de preocupação para a empresa? Não, não estamos falando apenas do controle por motivos internos. Na verdade, estamos nos referindo às próprias leis do nosso país. Em algum ponto, esse controle torna-se obrigatório, sabia?Se quiser saber mais sobre o assunto, resolvemos mostrar quando você deve começar a se preocupar com o controle de ponto. Acompanhe com a gente!

Afinal, o que diz a legislação?

Para começar, o controle de ponto é uma obrigatoriedade, definida em lei. De acordo com a nossa CLT, esse controle precisa ser feito em empresas que possuam mais de 10 funcionários. Essa obrigação está prevista no Art. 74 § 2º da CLT. Vale a pena dar uma conferida.Agora, isso significa que as empresas com menos de 10 funcionários não devem realizar o controle de ponto? Não é bem por aí. O fato é que, de qualquer forma, é importante acompanhar a jornada dos colaboradores. Afinal, situações como horas extras são comuns em qualquer negócio, não é verdade?Se, por algum motivo, a fiscalização trabalhista interpretar ou suspeitar que a sua empresa está fazendo os profissionais trabalharem fora do horário de expediente, e não está computando as horas extras, ela pode ser punida da mesma forma. Em outras palavras, é sempre bom deixar tudo claro para o fiscal!

Teste gratis pontomais 2019

Quais os sinais de que a empresa precisa de controle de ponto?

Pode ter certeza: em algum momento, você vai perceber que o controle de ponto é algo que vai além das obrigações legais, principalmente quando o seu negócio começar a crescer! Fique esperto, pois é com ele que você pode organizar as finanças da empresa, a gestão de projetos, entre muitas outras coisas.Vamos conferir alguns sinais de quando esse controle precisa ser mais intenso?

Aumento nas horas extras

Se o seu negócio passa a precisar de horas extras, esse é um grande sinal de alerta! Você precisa de um controle de ponto não só para pagar os profissionais de maneira mais justa, mas também para obedecer tudo o que está escrito em nossa legislação trabalhista.

Criação de novas unidades

Sim, cada estabelecimento precisa de mais de 10 profissionais para que o controle seja obrigatório. Mas e quando possuímos 2, 3 ou até 4 filiais? De uma forma ou de outra, a obrigatoriedade torna-se irrelevante, pois o controle precisa ser feito para que você tenha ideia exata do que ocorre no seu negócio.

Dificuldade em acompanhar funcionários

Descontrole. Para resumir tudo, se essa é a palavra que vem à sua mente quando pensa no controle dos funcionários, então está mais do que na hora de adotar um sistema de controle de ponto no seu negócio. Só assim é possível acompanhar exatamente quem está fazendo mais, quem deve horas, entre outras coisas.Ficou mais claro quando o controle de ponto torna-se necessário? Então que tal acessar nosso site e conferir todas as nossas soluções que oferecemos nessa área?

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Cálculo de Rescisão: Veja o Passo a Passo Completo!

Fazer o cálculo de rescisão dos colaboradores não precisa ser um bicho de sete cabeças! Veja o passo a passo completo com todas as informações que o RH precisa para o cálculo de rescisão trabalhista: tipos de rescisão trabalhista, descontos, férias, valores e mais.

Ler mais

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

A assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.

Ler mais

Como o People Analytics Está Revolucionando a Gestão de Pessoas

O People Analytics tem o verdadeiro poder de revolucionar a gestão de pessoas. Veja como a análise de dados pode ajudar o setor de RH a ser mais estratégico, a evitar o alto índice de turnover e muito mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui