Voltar ao Blog
controle de ponto manual pontomais 2019

Por que o controle de ponto manual morreu?

Compartilhe nas redes sociais: 

Por força da legislação trabalhista brasileira, as empresas que possuem mais de 10 funcionários devem promover o controle dos horários de trabalho. As alternativas existentes para esse monitoramento vão desde controle de ponto manual, passando pela mecânica até a eletrônica, com inúmeros modelos de equipamentos disponíveis.A empresa decide qual método adotar e, quando pertinente, qual o equipamento utilizar dentre aqueles homologados pelo Ministério do Trabalho. O chamado ponto manual é aquele em que o controle é feito pelo registro em um livro de ponto ou por um cartão de papel introduzido em um relógio, assim conhecido como ponto mecânico.Ambos necessitam que a contagem das horas seja feita posterior e manualmente para cada registro no livro ou no cartão. Portanto, acompanhe este post e conheça 5 razões pelas quais o controle de ponto manual morreu. 1. Mais trabalho para o cálculo mensal As operações de registro e controle são feitas de modo manual nesse sistema, com o manuseio de todos os cartões dos trabalhadores, livro de ponto ou folhas de frequência. Sua leitura, contagem e lançamento são feitos por funcionários do setor administrativo da empresa (RH).Dessa forma, a atividade requer mais trabalho e mais tempo para a efetivação dos cálculos mensais de horas trabalhadas, intervalos, ausências e demais aspectos controlados. Por isso, há uma concentração de tarefas e mão de obra administrativas nos dias que antecedem o preparo da folha de pagamentos. 

2. Maior possibilidade de fraude

 O sistema de ponto manual viabiliza a existência de fraudes. Os cartões ficam disponíveis e o registro é feito em cada um. Dessa forma, é mais fácil uma pessoa marcar o ponto para outra que não esteja presente.Além disso, em razão do trabalho manual exigido, ocorre uma maior possibilidade de erros (não intencionais) nas contagens registradas nos cartões. Por sua vez, a verificação dos dados para sua correção provoca ainda mais trabalho na apuração pelo sistema manual. 

3. Risco de preenchimento incorreto

 O uso de livro de ponto é o maior responsável pelos erros de registro dos horários trabalhados. Seja por equívoco, seja de modo intencional da parte do funcionário, isso caracteriza uma fragilidade que requer maior proximidade e acompanhamento para uma gestão adequada. O ponto eletrônico eliminou essa suscetibilidade do controle de ponto manual. 

Teste pontomais 2019

4. Fragilidade em questões trabalhistas

 O controle de ponto manual tem se mostrado duvidoso quanto à sua utilização em questões trabalhistas. Em especial, nos casos de folhas de frequência com dados de entrada e saída totalmente exatos. A Justiça Trabalhista tem se mostrado avessa. Na verdade, a jurisprudência predominante aponta para a obrigação de a empresa utilizar outra forma de demonstrar as ocorrências questionadas. 

5. Sem informações para o trabalhador

 O registro de ponto manual não oferece para o trabalhador um comprovante do assentamento que faz no sistema. Desse modo, o funcionário não tem como demonstrar que efetivamente deu entrada ou saída em determinado horário.Por esse motivo, o ponto eletrônico é também mais vantajoso do que o controle de ponto manual para o trabalhador, uma vez que passa a ter como registrar diariamente e demonstrar sua movimentação.Gostou deste post? Saiba muito mais sobre o assunto baixando agora o nosso e-book sobre Legislação de Controle de Ponto. A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI.Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :) 

Teste pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

2º MeetUp RH Pontomais - GPTW

O 2º MeetUp de RH Pontomais será uma imersão no mundo das melhores empresas para se trabalhar. O tema principal desse encontro será o GPTW.

Ler mais

Gestão de benefícios: entenda a importância e como fazer de maneira eficaz

A Gestão de Benefícios vai desde a escolha do tipo de incentivo até o efetivo recebimento pelos colaboradores. Saiba como fazer de forma eficaz.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!