Para uma gestão de pessoas eficiente e otimizada, uma das ferramentas que mais facilitam essa tarefa é um sistema de ponto eficaz. Para que sua eficácia seja comprovada, uma das principais características deve ser um controle de ponto antifraude.Ao abordarmos o assunto, uma das dúvidas dos gestores de RH é se a ferramenta é realmente apropriada e transparente. Pois, além do departamento pessoal, os colaboradores precisam se sentir seguros ao utilizá-la.Neste artigo, vamos esclarecer sobre o que é o controle de ponto antifraude, como funciona e qual a importância para a empresa. Não perca a leitura!
É um sistema criado para evitar interferências tanto da equipe de RH quanto do funcionário, no que diz respeito à marcação de ponto. Esse sistema foi instituído para aumentar a transparência na relação entre o departamento pessoal e o colaborador. Uma medida que visa evitar conflitos entre as partes e aumenta a credibilidade do setor.
Por meio de um ambiente seguro na web, o sistema tem todos os portais e conexões criptografados. Ao efetuar o login de acesso, o usuário poderá acompanhar todas as marcações e ocorrências, no caso de faltas e/ou atrasos.Com seu banco de dados blindado, a partir dos registros dos funcionários, não será possível qualquer tipo de alteração nas datas e horários, somente adicionar justificativas.Como a ferramenta está ligada diretamente ao servidor, também não será viável burlar datas e horários em sistemas operacionais ou em smartphones e tablets.O sistema de ponto antifraude também conta com o método de assinatura digital. A partir do momento que o colaborador assina digitalmente suas marcações, nenhuma alteração poderá ser efetuada.Caso haja alguma tentativa de alteração, o programa exclui a assinatura digital existente, deixando o documento em aberto. Essa tática é importante para reforçar o compromisso do profissional com os dados apresentados.A portaria 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego rege que os sistemas de ponto eletrônico devem emitir o comprovante para cada marcação do funcionário. Dessa forma, ele poderá administrar seus registros, o que aumenta a transparência do processo.
Atentar para os registros dos funcionários é importante para ajudar a medir sua produtividade durante o expediente. Além disso, a empresa estará em conformidade com o 2° parágrafo do artigo 74 da CLT, que torna obrigatória a marcação de ponto para todos os estabelecimentos que contenham, em seu quadro funcional, a partir de 10 empregados.De acordo com a legislação, o registro de ponto deve conter as seguintes marcações:
O respeito a essas determinações é importante para que o departamento pessoal visualize as horas excedentes para pagamento ou manutenção de banco de horas.O RH precisa desenvolver uma cultura de marcação de ponto para que não aconteçam problemas trabalhistas. Pois, em caso de processo, a empresa é quem deverá provar as horas solicitadas pelo trabalhador.Portanto, caso não existam os registros, a instituição será penalizada com o pagamento de todas as horas pleiteadas pelo ex-funcionário. Se a empresa não cumprir o que determina a Lei com relação à implementação do ponto, será penalizada com multas e sanções.Investir em um controle de ponto antifraude aumenta a credibilidade da empresa junto aos funcionários e à fiscalização. Além disso, agiliza os processos de integração com a folha de pagamento, o que otimiza as tarefas do setor e aumenta a produtividade do time envolvido.Se você trabalha com um sistema de ponto antifraude, conte-nos sua experiência. Caso tenha interesse no programa, mas tenha alguma dúvida, compartilhe nos comentários!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 7.500 empresas e 150.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegura que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.
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