Voltar ao Blog
Como controlar o ponto da equipe de vendas externa? Veja aqui!

Como controlar o ponto da equipe de vendas externa? Veja aqui!

Silvana Fernandes
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Controlar o ponto da equipe de vendas externa sempre foi um grande desafio para o setor de Departamento de Pessoal das empresas, mas, com a chegada da tecnologia nas organizações, esse processo ficou muito mais fácil com a marcação do ponto online.

Além de ser obrigatório para todos os empregadores com mais de dez trabalhadores, a marcação do ponto é a forma mais eficiente de monitorar a jornada dos colaboradores, fator essencial para a produtividade e o desenvolvimento de qualquer negócio.

Neste post, você saberá mais sobre como controlar o ponto da equipe de vendas externa e ainda manter a empresa alinhada com as obrigações trabalhistas. Dê uma olhada!

O que diz a legislação sobre o controle de ponto para a equipe externa?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem regras trabalhistas específicas para o trabalho externo, e não cumpri-las pode terminar na justiça do trabalho. Isso é comum porque o funcionário pode requerer horas extras, adicional noturno e outras adequações salariais que podem ser monitoradas com o ponto online.

Quando a gestão da empresa ignora que é a principal responsável por gerir o ponto do colaborador e fornecer a ele as informações necessárias para executar a sua função de forma tranquila, fica sujeita a sanções que podem onerar o caixa.

Além disso, a Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em 2017, regulamentou o teletrabalho, também chamado de home office ou trabalho remoto. Essa é uma tendência de emprego que tem crescido no Brasil.

Mesmo antes da Reforma, diversas empresas já precisavam fazer o gerenciamento das jornadas de vendedores externos e outros profissionais que trabalham fora da sede da organização.

Assim, o que não muda com a Reforma é que o controle de ponto continua sendo responsabilidade da empresa contratante e, nesse cenário, independentemente da atividade do colaborador, o ponto online é a solução mais eficiente para monitorar a jornada de trabalhadores.

Qual a importância de monitorar a equipe externa?

Fazer o monitoramento do ponto é essencial para saber se os colaboradores estão cumprindo a jornada de horas contratadas, sendo esse fator indispensável para a produtividade da organização, além de resguardar a empresa quanto a possíveis ações trabalhistas.

No entanto, muito além de evitar multas e outros custos, controlar o ponto da equipe externa traz para o empregador várias vantagens, como as destacadas a seguir.

Facilitação da rotina do Departamento de Pessoal

Com o registro no ponto online, fica mais fácil acompanhar as ausências, as faltas e as horas extras. A medida também favorece o gerenciamento do banco de horas e o fechamento da folha de ponto, com mais coerência e acertos em todos os processos.

Otimização do tempo

Com os processos concentrados e alinhados com as necessidades impostas em lei, os funcionários do setor de Departamento de Pessoal podem empregar menos tempo conferindo e organizando informações.

Atualização frequente

O ponto online é atualizado constantemente para se integrar e estar de acordo com todas as exigências previstas em lei.

Economia

Além de economizar com horas extras indevidas, o serviço de ponto eletrônico online pode ser contratado de acordo com a quantidade de funcionários que a empresa mantém. Assim, você paga um preço justo e que se encaixa no orçamento da empresa.

Planilha Controle de Ponto

Como funciona o controle de ponto online para equipe externa?

O ponto online é uma solução que funciona com o uso de smartphones, computadores e tablets. Pode ser acessado via site da empresa prestadora do serviço, ou o colaborador pode baixar o aplicativo, que é instalado no celular. Então, ele cadastra seus dados e, em apenas alguns cliques, pode registrar seus horários de entrada e saída do trabalho.

O gestor da área pode acompanhar tudo do escritório, e todas as informações são atualizadas frequentemente. Dessa forma, mesmo a distância, é possível acompanhar de perto a rotina de cada vendedor.

A gestão da equipe com o ponto online ainda tem o reforço do recurso de geolocalização. Com ele, você pode conferir onde cada vendedor está e certificar-se de que o trabalho está sendo realizado de acordo com o planejado.

A geolocalização permite ao gestor:

Com a tecnologia, a distância já não é um problema quando o assunto é controlar o ponto da equipe de vendas. Com o ponto online, é possível monitorar a jornada e direcionar melhor a equipe, além de traçar estratégias de mudanças que favoreçam os resultados da empresa, aumentando a eficiência da tomada de decisão da gestão.

Quais os recursos de um sistema de ponto online?

Com o ponto online da Pontomais, você tem acesso a:

Todos os processos são seguros, armazenados em nuvem e de fácil manuseio. Ainda é possível escolher os recursos mais interessantes para a sua empresa, optando entre os planos de serviço da Pontomais.

Como vimos ao longo deste post, é viável controlar o ponto da equipe de vendas externa de forma segura usando a tecnologia. Essa é uma solução eficiente e que consegue atender às necessidades de empresas de diferentes portes e segmentos.

O ponto online leva para a rotina da empresa benefícios tanto para o empregador quanto para os trabalhadores, além de ser fundamental para estar dentro das exigências da Secretaria do Trabalho.

Assim, controlar o ponto da equipe externa com o ponto online é a solução de que a sua empresa precisa para se manter dentro da legislação e também para mensurar a frequência e a produtividade de seus colaboradores. Tudo isso aumenta a eficiência da gestão, colaborando para uma empresa mais organizada e desenvolvida.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Sua Empresa Pode Economizar em Tempos de Crise

Buscando ideias de como sua empresa pode economizar em tempos de crise? Veja algumas dicas no blog da Pontomais e aprenda como organizar e diminuir os seus custos!

Ler mais

Fechamento de Ponto a Distância: Cartão de Ponto Online x Ponto Manual

O fechamento de ponto é uma das atividades mais importantes no RH. Para realizá-lo a distância, criamos um comparativo entre cartão ponto online e manual. Confira!

Ler mais

Gestão de RH a Distância: Do Controle de Ponto à Cultura Organizacional

Com a crise econômica, novas demandas surgiram para a gestão de RH, do controle de ponto à cultura. Veja dicas de como lidar com esses desafios no blog da Pontomais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui