Voltar ao Blog
Contribuicao sindical: Entenda as mudancas!

Contribuição Sindical: Entenda as mudanças!

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - NINGUÉM MELHOR DO QUE A PRÓPRIA LEI PARA ESCLARECER!

A reforma trabalhistas trouxe diversas alterações na CLT, uma delas, ainda em constante debates, é a contribuição sindical.O Presidente da República , no último 01 de Março, alterou alguns artigos da CLT, e a Pontomais trouxe os principais pontos para esclarecer para os colaboradores de sua empresa: (trechos da MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873) As contribuições facultativas ou as mensalidades devidas ao sindicato, serão recolhidas, cobradas e pagas sob a denominação de contribuição sindical. Desde expressamente autorizado pelo empregado que participar de determinada categoria econômica ou profissional ou de profissão liberal. Elas serão em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão. É nula a regra ou a cláusula normativa que fixar a compulsoriedade ou a obrigatoriedade de recolhimento. Tanto para empregados como para empregadores.

Pontomais 2019

Assim, podem ser exigidas somente dos filiados ao sindicato: a contribuição confederativa, a mensalidade sindical e as demais contribuições sindicais. Incluídas aquelas instituídas pelo estatuto do sindicato ou por negociação coletiva. A contribuição dos empregados que autorizarem, prévia e expressamente, o recolhimento da contribuição sindical será feita exclusivamente por meio de boleto bancário ou equivalente eletrônico, que será encaminhado obrigatoriamente à residência do empregado ou, na hipótese de impossibilidade de recebimento, à sede da empresa. Sendo vedado o envio de boleto ou equivalente à residência do empregado ou à sede da empresa, na hipótese de inexistência de autorização prévia e expressa do empregado.O valor da contribuição considera um dia de trabalho, proporcional a 1 dia de trabalho. Ainda está com dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários que a gente responde!

Pontomais 2019

Leia também:https://pontomais.com.br/blog/convencao-coletiva/

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Cálculo de Rescisão: Veja o Passo a Passo Completo!

Fazer o cálculo de rescisão dos colaboradores não precisa ser um bicho de sete cabeças! Veja o passo a passo completo com todas as informações que o RH precisa para o cálculo de rescisão trabalhista: tipos de rescisão trabalhista, descontos, férias, valores e mais.

Ler mais

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

A assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.

Ler mais

Como o People Analytics Está Revolucionando a Gestão de Pessoas

O People Analytics tem o verdadeiro poder de revolucionar a gestão de pessoas. Veja como a análise de dados pode ajudar o setor de RH a ser mais estratégico, a evitar o alto índice de turnover e muito mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui