Voltar ao Blog
contrato verde amarelo

Contrato verde amarelo

Izabella Alonso Soares - Advogada Especialista em Gestão Ética
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

A MP 905/2019, mais conhecida como Contrato Verde Amarelo promove flexibilização na contratação. Ela começou a valer para as contratações feitas a partir do dia 1º de 2020.

A nova modalidade de contratação visa a inserção de jovens ao mercado de trabalho. Admitindo a contratação de jovens entre 18 e 29 anos, que buscam o 1º emprego ainda que tenham experiências anteriores como menor aprendiz, contrato de experiência, trabalho intermitente e trabalho avulso.

Embora seja uma modalidade que flexibiliza o contrato de trabalho possui as seguintes limitações:

1)      Só pode ser utilizada está modalidade para a criação de novos postos de trabalho, com limitação de 20% dos postos de trabalho sob este novo modelo de contratação.

2)      Assim antes de contratar a empresa precisa saber quantos empregados poderá ter em seu quadro nesta modalidade. E para isso precisa fazer o cálculo da média do total de empregados registrados na folha de pagamento entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2019 e 20% desta média poderá ser contratos de trabalho verde e amarelo. Exceto para empresas que tem até 10 empregados que o limite é até 2.

3)      Para aferição dessa média de empregados deve ser considerado todos os estabelecimentos da empresa (matriz + filiais).

4)      Não entram na situação do contrato verde e amarelo trabalhadores de categorias ou atividades cujos pisos ou salários profissionais forem maiores do que um salário-mínimo.

Formalidades exigidas

Prazo de duração do contrato de até 2 anos (Após tal período, será convertido automaticamente em contrato por prazo indeterminado);

Salário de até 1 salário mínimo e meio ( R$1.567,50.). A limitação de salário considera apenas o salário base do empregado, sem considerar outros acréscimos legais;

Aumento salarial após 12 meses de contratação, podendo ultrapassar o limite de salário (1 salário mínimo e meio);

O empregado que foi contratado por outras formas de contrato de trabalho (menor aprendiz, contrato de experiência, trabalho intermitente e trabalho avulso) e foi dispensado, não poderá ser recontratado pelo mesmo empregador na modalidade Contrato de Trabalho Verde e Amarelo pelo prazo de 180 dias, contados da data de dispensa;

Direito ao seguro desemprego

Recebimento mensal do salário, décimo terceiro salário proporcional, férias proporcionais com acréscimo de um terço e FGTS e indenização sobre o saldo do FGTS. Devendo todas as verbas estarem descriminadas no holerite;

A duração da jornada diária de trabalho pode ser acrescida de até 2 horas extras, mas nunca excedente de 2 horas. E devem estar previstas em acordo individual, ou instrumento coletivo;

A remuneração da hora extra será, no mínimo, 50% superior à da hora normal. É permitida a adoção de regime de compensação de jornada por meio de acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês. E o banco de horas poder ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de 6 meses;

Ficam assegurados os direitos previstos na CLT e nas convenções e acordos coletivos naquilo que não for contrário ao disposto na MP 905/19.

Vantagens ao empregador

Alíquota mensal do FGTS passa a ser de 2%;

A multa reduzida para 20%, e não mais 40%;

Isenção de contribuição previdenciária, de salário-educação e contribuições sociais destinadas ao Sistema “S”. Nos casos que ocorrer aumento salarial após 12 meses de contrato fica a isenção limitada ao teto (1,5 do SM);

Adicional de Periculosidade Reduzido de 30% para 5% sobre o salário-base do trabalhador, desde que tenha o empregador optado pela contratação de seguro privado de acidentes;

Aplica a cláusula assecuratória do direito recíproco do art. 481 da CLT, ou seja dispensa a indenização por rescisão antecipada do contrato por prazo determinado sendo devido apenas o aviso prévio.

Vigência

A MP foi apresentada em novembro de 2019 e precisa ser confirmada pelo Congresso Nacional para se tornar lei.

O prazo de tramitação no parlamento vai até oi dia 10 de abril de 2020 para ser aprovada, caso contrário perderá a sua validade.

Assim tanto os empregadores quanto os trabalhadores precisam estar atentos ao firmarem um contrato na modalidade para não serem pegos de surpresa no meio do caminho caso o congresso acabe não a convertendo em Lei.

Neste caso os trabalhadores contratados na vigência da MP – cujas cargas tributárias, trabalhistas e previdenciárias são mais baratas – voltarão a ter seus encargos majorados pela legislação antiga.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Organograma de Uma Empresa: O Que é, Tipos e Modelos - Guia Completo!

O organograma de uma empresa é a maneira mais adequada de organizar a estrutura organizacional da sua companhia. Para isso, existem diversos modelos que podem auxiliar, como o organograma vertical, o organograma horizontal, o organograma matricial e mais.

Ler mais

Saiba qual é a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Existe uma diferença enorme entre as atividades do RH e do Departamento Pessoal, um cuida dos interesses e desenvolvimento dos colaboradores, enquanto o outro é responsável pelas atividades burocráticas e legais referentes as pessoas dentro da organização.

Ler mais

Leis Trabalhistas: Fique Atento às Novidades em 2020

Conheça algumas leis trabalhistas que devem ser olhadas com atenção. Legislação sobre Carteira de Trabalho Digital, leis trabalhistas para férias, demissão, carga horária e mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui