Voltar ao Blog
Contratar profissionais de TI: Por que é um desafio para o rh?

Contratar profissionais de TI: Por que é um desafio para o RH?

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Conforme o desenvolvimento tecnológico avança, a demanda por profissionais de TI tende a aumentar, dificultando a retenção de talentos. Com isso, a falta de candidatos adequados é uma das principais barreiras de recrutadores de hoje em dia. Além disso, outro desafio para os empregadores é melhorar a força de trabalho existente e investir na próxima geração de talentos tecnológicos. Para ajudar a capacitar profissionais em uma série de habilidades. Por isso, neste artigo, vamos abordar os desafios enfrentados durante o processo de recrutamento e seleção para contratar profissionais de TI, bem como fornecer dicas para reter talentos na empresa. Vamos lá?!

Os principais desafios ao contratar profissionais de TI

A cada ano, a evolução contínua da tecnologia gera um conjunto de desafios de recrutamento para as organizações. Apesar do desemprego em alta, a demanda por profissionais altamente qualificados tem superado a oferta. Em nenhum setor da economia isso é tão óbvio quanto no mundo da tecnologia. Abaixo, você conhece alguns desses principais desafios.

Qualificação do profissional

Geralmente, bons candidatos costumam ser contratados rapidamente por outras empresas. Além disso, os candidatos com habilidades difíceis de se encontrar no mercado de trabalho consideram várias ofertas de emprego ao mesmo tempo. Por isso, você precisa fazer um esforço extra para persuadi-los a escolher sua empresa em detrimento de seus concorrentes.

Capacidade analítica e estratégica

Encontrar um perfil técnico com um conjunto de habilidades certas é um desafio no recrutamento de talentos. É muito fácil contratar funcionários com capacidades básicas, mas é muito difícil encontrar pessoas com um nível impecável de habilidades analíticas e estratégicas.

Mudanças de requisitos

Dada à rápida taxa de inovação tecnológica, é difícil prever que tipo de ruptura as organizações enfrentarão no futuro. Portanto, os empregadores estão recrutando talentos que atendem a uma necessidade específica de hoje, mas sem ter a certeza de que eles serão úteis amanhã.

Demora no processo de contratação

Longos processos de contratação limitam sua capacidade de garantir os melhores candidatos. Se o seu processo de recrutamento é muito lento, especialmente ao contratar profissionais de TI, provavelmente, você perderá os melhores talentos para organizações que têm processos mais rápidos.

Pontomais 2019

As estratégias para reter talentos na empresa

Como se trata de um nicho de alta demanda, cada vez mais, os empregadores terão que intensificar seus esforços para reter seu pessoal. Isso pode acontecer por meio de uma combinação de estratégias. Veja, a seguir, algumas delas.

Ofereça oportunidade de crescimento

Uma das melhores maneiras de manter os funcionários é oferecendo oportunidades de crescimento. Negligenciar um bom profissional para uma promoção pode fazer com que ele se sinta subvalorizado e com o desejo de procurar outras posições de trabalho. Por isso, sempre que possível, procure internamente profissionais para cargos mais elevados antes de procurar no mercado.

Oferte um salário compatível com o mercado

Por mais que o dinheiro nem sempre seja o foco principal dos candidatos, oferecer um salário compatível com o mercado ainda é importante e representa uma vantagem competitiva sobre outros negócios.

Invista na especialização do profissional

Os profissionais estão conscientes da necessidade de trabalhar com tecnologias novas e emergentes. Para manter suas habilidades relevantes e em demanda no futuro. A especialização constante faz parte da carreira do profissional de tecnologia. Por isso, os empregadores que oferecem treinamento e desenvolvimento constantes terão uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, bem como reterão seus melhores profissionais. Assim, atrair e reter os melhores profissionais de TI continuará a ser um desafio, considerando a atual relação entre oferta e demanda. No entanto, ao desenvolver e ajustar suas práticas de recrutamento de pessoal de maneira adequada, é possível garantir fortes candidatos em um cenário tecnológico em constante evolução. Gostou deste artigo com dicas de como contratar e reter profissionais de TI? Então, confira nosso outro post sobre como recrutar os melhores talentos! A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 7.000 empresas e 150.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Pontomais 2019

Leia também: https://pontomais.com.br/blog/recrutamento-e-selecao-7-passos-para-elaborar-um-processo-efetivo/

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Quais são as principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas?

Férias, décimo terceiro salário e outras despesas. Sua empresa já está preparada para as rotinas financeiras de final de ano? Saiba mais sobre elas no Blog da Pontomais.

Ler mais

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...