Voltar ao Blog
home office

Conheça as vantagens e desvantagens do home office

Gabriel Colombo
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

A expansão do home office está abrindo uma nova gama de possibilidades de como as empresas podem trabalhar e se estruturar. Nos dias de hoje, onde tudo é dinâmico e acelerado, essa modalidade ganha cada vez mais espaço.

Mas, o que é o trabalho remoto? Esse tipo de jornada de trabalho, conhecido também como home office ou teletrabalho, nada mais é do que a realização das atividades, metas e rotinas laborais à distância. 

Em tempos de pandemia como a do COVID-19, por exemplo, diversas empresas estão adotando essa prática para manter suas atividades em dia. Um dos benefícios do home office é justamente manter os colaboradores seguros, mas não é só isso.

O trabalho remoto pode diminuir os custos da companhia, reduzir os níveis de estresse entre funcionários, gerar vantagens fiscais para o empregador, entre outros.

Ou seja: trabalhar em casa traz vantagens e desvantagens para o empregador e para o empregado, assim como qualquer outra modalidade de jornada. Um dos grandes desafios para empreendedores e dos profissionais de RH é conhecer essas vantagens e desvantagens.

Em tempos de coronavírus, é importante saber como organizar as equipes para trabalhar em casa. Manter o controle da gestão de jornada dos colaboradores e uma folha de pagamento sem erros é fundamental para auxiliar nesse processo.

Por isso, preparamos um post completo para te ajudar. Bora?

As Vantagens do Home Office

Como mencionamos anteriormente, tanto a empresa quanto o funcionário podem ter diversas vantagens relacionadas ao trabalho remoto.

Veja só:

Vale lembrar que os funcionários que trabalham em home office também devem ter seus direitos garantidos. Se manter informado é o que faz a diferença para manter as vantagens do home office para o empregador.

As Desvantagens do Home Office

Como nem tudo é um mar de rosas, existem alguns desafios no trabalho remoto que valem ser destacados. Veja exemplos:

Como Funciona o Trabalho Home Office na Prática?

Com a necessidade de uma adaptação rápida em situações como a do COVID-19, por exemplo, os empregadores devem adotar práticas e ferramentas que facilitem a nova rotina.

Verificar se os seus colaboradores tem acesso a uma boa conexão de internet deve ser o primeiro item da lista, pois as atividades e a comunicação vão funcionar melhor no âmbito online.

Outro ponto chave nessa organização é com relação aos equipamentos. Para alinhar isso com as equipes, basta verificar quais itens do escritório podem ser emprestados aos colaboradores - e quem tem uma estrutura segura e confortável para trabalhar em casa.

Além dos pontos levantados acima, vale ressaltar que uma parceria entre a gestão de RH e a liderança das equipes é fundamental. Os gestores podem, por exemplo, desenvolver a melhor metodologia para gerenciar cada equipe e para manter o fluxo de trabalho funcionando.

Com relação a ferramentas que podem auxiliar nas suas atividades, selecionamos algumas que estamos usando aqui na Pontomais:

Trello

Essa ferramenta é essencial para organizar as atividades da sua equipe. No Trello, é possível gerenciar tarefas, definir prioridades, montar checklists e e acompanhar o andamento de toda a rotina de trabalho.

Google Hangouts Meet

Essa ferramenta, que geralmente é paga, foi liberada para uso premium pela Google até o dia 1º de Julho. A ferramenta do Hangouts Meet auxilia na comunicação e na realização de videoconferências, o que pode ser uma mão na roda para melhorar a comunicação da sua empresa.

Pontomais

A nossa ferramenta de gestão de jornada facilita bastante as atividades de home office. O sistema da Pontomais garante que os gestores e a equipe de RH possam fazer o controle de ponto de maneira prática em home office.

Através do aplicativo e da versão para desktop, é possível acompanhar quais colaboradores estão fazendo o registro de ponto corretamente, por exemplo. Além disso, os gestores também podem fazer o controle de atestados, faltas e ausências de modo prático e intuitivo.

O sistema de ponto online também facilita bastante o fechamento de ponto, pois gera relatórios mensais com informações sobre a jornada de trabalho de todos os colaboradores.

Feedz

O Feedz é uma plataforma para gestão de pessoas que auxilia a sua empresa no acompanhamento dos times e de seus resultados - tanto em home office quanto fora dele.

O sistema funciona como uma rede social. O Feedz permite contatos e feedbacks entre os colaboradores, gestão de desempenho das metas traçadas para o período, pesquisas internas de clima e de evolução, organogramas, controle de Programas de Desenvolvimento (PDI), entre outras funcionalidades.

Também tem a função de celebrações, que serve como um estímulo para o engajamento dos funcionários a distância.

Agora é só Implementar!

Viu como o home office não precisa ser uma grande dor de cabeça? Com paciência, com empatia e com o uso das ferramentas certas, implementar essa prática em tempos de coronavírus não é tão complicado quanto parece.

E então: pronto para encarar mais esse desafio na sua empresa?

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Portaria 1510: Saiba Tudo Sobre a Lei do Ponto Eletrônico

A Portaria 1510, ou lei do ponto eletrônico, diz respeito à regulamentação das formas mais modernas de realizar a gestão de jornada dos colaboradores. Saiba tudo sobre o que é a portaria 1510, quem precisa ou não registrar o ponto e mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui