A expansão do home office está abrindo uma nova gama de possibilidades de como as empresas podem trabalhar e se estruturar. Nos dias de hoje, onde tudo é dinâmico e acelerado, essa modalidade ganha cada vez mais espaço.
Mas, o que é o trabalho remoto? Esse tipo de jornada de trabalho, conhecido também como home office ou teletrabalho, nada mais é do que a realização das atividades, metas e rotinas laborais à distância.
Em tempos de pandemia como a do COVID-19, por exemplo, diversas empresas estão adotando essa prática para manter suas atividades em dia. Um dos benefícios do home office é justamente manter os colaboradores seguros, mas não é só isso.
O trabalho remoto pode diminuir os custos da companhia, reduzir os níveis de estresse entre funcionários, gerar vantagens fiscais para o empregador, entre outros.
Ou seja: trabalhar em casa traz vantagens e desvantagens para o empregador e para o empregado, assim como qualquer outra modalidade de jornada. Um dos grandes desafios para empreendedores e dos profissionais de RH é conhecer essas vantagens e desvantagens.
Em tempos de coronavírus, é importante saber como organizar as equipes para trabalhar em casa. Manter o controle da gestão de jornada dos colaboradores e uma folha de pagamento sem erros é fundamental para auxiliar nesse processo.
Por isso, preparamos um post completo para te ajudar. Bora?
Como mencionamos anteriormente, tanto a empresa quanto o funcionário podem ter diversas vantagens relacionadas ao trabalho remoto.
Veja só:
Vale lembrar que os funcionários que trabalham em home office também devem ter seus direitos garantidos. Se manter informado é o que faz a diferença para manter as vantagens do home office para o empregador.
Como nem tudo é um mar de rosas, existem alguns desafios no trabalho remoto que valem ser destacados. Veja exemplos:
Com a necessidade de uma adaptação rápida em situações como a do COVID-19, por exemplo, os empregadores devem adotar práticas e ferramentas que facilitem a nova rotina.
Verificar se os seus colaboradores tem acesso a uma boa conexão de internet deve ser o primeiro item da lista, pois as atividades e a comunicação vão funcionar melhor no âmbito online.
Outro ponto chave nessa organização é com relação aos equipamentos. Para alinhar isso com as equipes, basta verificar quais itens do escritório podem ser emprestados aos colaboradores - e quem tem uma estrutura segura e confortável para trabalhar em casa.
Além dos pontos levantados acima, vale ressaltar que uma parceria entre a gestão de RH e a liderança das equipes é fundamental. Os gestores podem, por exemplo, desenvolver a melhor metodologia para gerenciar cada equipe e para manter o fluxo de trabalho funcionando.
Com relação a ferramentas que podem auxiliar nas suas atividades, selecionamos algumas que estamos usando aqui na Pontomais:
Essa ferramenta é essencial para organizar as atividades da sua equipe. No Trello, é possível gerenciar tarefas, definir prioridades, montar checklists e e acompanhar o andamento de toda a rotina de trabalho.
Essa ferramenta, que geralmente é paga, foi liberada para uso premium pela Google até o dia 1º de Julho. A ferramenta do Hangouts Meet auxilia na comunicação e na realização de videoconferências, o que pode ser uma mão na roda para melhorar a comunicação da sua empresa.
A nossa ferramenta de gestão de jornada facilita bastante as atividades de home office. O sistema da Pontomais garante que os gestores e a equipe de RH possam fazer o controle de ponto de maneira prática em home office.
Através do aplicativo e da versão para desktop, é possível acompanhar quais colaboradores estão fazendo o registro de ponto corretamente, por exemplo. Além disso, os gestores também podem fazer o controle de atestados, faltas e ausências de modo prático e intuitivo.
O sistema de ponto online também facilita bastante o fechamento de ponto, pois gera relatórios mensais com informações sobre a jornada de trabalho de todos os colaboradores.
O Feedz é uma plataforma para gestão de pessoas que auxilia a sua empresa no acompanhamento dos times e de seus resultados - tanto em home office quanto fora dele.
O sistema funciona como uma rede social. O Feedz permite contatos e feedbacks entre os colaboradores, gestão de desempenho das metas traçadas para o período, pesquisas internas de clima e de evolução, organogramas, controle de Programas de Desenvolvimento (PDI), entre outras funcionalidades.
Também tem a função de celebrações, que serve como um estímulo para o engajamento dos funcionários a distância.
Viu como o home office não precisa ser uma grande dor de cabeça? Com paciência, com empatia e com o uso das ferramentas certas, implementar essa prática em tempos de coronavírus não é tão complicado quanto parece.
E então: pronto para encarar mais esse desafio na sua empresa?
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