Voltar ao Blog

Conciliando sua vida pessoal e profissional com nossas 5 dicas

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Quem tem seu próprio negócio sabe muito bem como é estar constantemente preocupado, e ter que se desdobrar de diversas maneiras para dar conta de tudo. No início é até normal executar várias tarefas ao mesmo tempo e dedicar mais tempo e atenção à administração do novo negócio.No entanto, se essa situação perdurar por muito tempo e não for bem administrada. O risco é de o empreendedor acabar perdendo qualidade de vida.Por isso, ter equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal é fundamental para ter tempo com a família, lazer e para cuidar de si mesmo, algo que é essencial para a saúde e o bem-estar de todos nós. Por isso, confira o nosso post com 5 dicas para conseguir conciliar sua vida pessoal e profissional e ter muito mais qualidade de vida!

1. Organize-se

Organização é a regra de ouro para quem é dono do próprio negócio e não só quer conciliar sua vida pessoal e profissional, mas também deseja ter um dia a dia mais produtivo. Por isso, organize a sua rotina: defina quantas horas você dedicará à empresa, trace um planejamento diário com tudo o que você fará a cada dia e seja fiel a ele, respeitando que, depois de encerrados os afazeres, é o momento de aproveitar o seu merecido descanso e a família. A maioria dos problemas dos empreendedores, principalmente na sua fase inicial, está relacionado à má administração do seu dia.

2. Estabeleça um limite entre os dois universos

Assim como o empreendedor não deve misturar as finanças da empresa com suas finanças pessoais, o certo é que também não se leve o trabalho para casa, nem os problemas de casa para o trabalho. Claro que, se uma vez ou outra você precisar resolver algo de última hora ou de muita urgência, não há problema, mas evite transformar isso em um hábito e separe os dois universos.

Baixe pontomais 2019

3. Aproveite a tecnologia

A tecnologia tem muito a oferecer aos empreendedores e profissionais das mais diversas áreas, principalmente no que se refere à produtividade e gestão do tempo. São muitas ferramentas inteligentes que você pode utilizar para tornar seu trabalho muito mais prático, eficiente e organizado.Não tenha medo, aproveite a tecnologia! A automatização dos processos e centralização das informações tem se tornado cada vez mais comum, mesmo em empresas de pequeno porte e nas microempresas, permitindo que os empreendedores poupem seu tempo, seus esforços e utilizem-nos para realizar outras atividades, tornando seu dia a dia muito mais produtivo!

4. Delegue tarefas

É muito importante que o empreendedor esteja por dentro de tudo o que acontece em seu negócio. No entanto, é preciso compreender que não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Se você insistir em sempre se desdobrar em mil para cuidar de tudo, você só conseguirá acabar sobrecarregado. Portanto, aumenta seu tempo de trabalho, diminui sua produtividade e, consequentemente, o tempo que tem para sua vida pessoal e sua qualidade de vida.Por isso, contrate pessoal eficiente e de confiança para conseguir delegar algumas responsabilidadescom tranquilidade. Comece delegando uma tarefa ou outra e, conforme você for sentindo mais confiança no seu pessoal, passe a delegar mais responsabilidades, de modo que você não fique sobrecarregado, conseguindo equilibrar melhor a vida pessoal e profissional.

5. Tire férias

Muitos profissionais acham que as férias podem atrapalhar suas carreiras e, quando empreendedores, acham que não podem parar nunca. Mas você pode, sim! A partir do momento em que você começar a delegar responsabilidades e confiar no seu pessoal. E programe-se para tirar férias e faça isso todo ano, pelo menos uma vez.As férias não são prejudiciais, muito pelo contrário! Quando você relaxa, a sua mente também relaxa. A tendência é que ela se recupere para poder trabalhar de forma muito mais eficiente depois. Por isso é fundamental o descanso ao final de cada dia, aos finais de semana e nas férias. Tire um tempo, pelo menos uma vez por ano, para descansar, viajar e fazer o que gosta, enfim, tire férias!E você, como tem tentado equilibrar sua vida pessoal e profissional? Deixe o seu comentário!

Teste gratis pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Gestão de RH na Construção Civil: Por Que se Preocupar com Ela?

Você sabia que a gestão de RH é de extrema importância no setor de construção civil? Veja o artigo completo e saiba mais em nosso blog!

Ler mais

RH Digital: Otimize sua Rotina com 6 Dicas de Ferramentas de RH

Você já ouviu falar sobre RH Digital? Veja dicas práticas e aprenda como aplicá-lo no dia a dia do seu RH! Acesse e veja dicas de ferramentas para RH!

Ler mais

Como Sua Empresa Pode Economizar em Tempos de Crise

Buscando ideias de como sua empresa pode economizar em tempos de crise? Veja algumas dicas no blog da Pontomais e aprenda como organizar e diminuir os seus custos!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui