Entenda: quais comprovantes são obrigatórios para os colaboradores?

Entenda: quais comprovantes são obrigatórios para os colaboradores?

Desde a abertura de um negócio até seu funcionamento, uma série de exigências devem ser cumpridas. Alvará, CNPJ, Inscrição estadual e municipal, Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e tantas outras obrigatoriedades de livros, registros e taxas que fazem parte do processo de legalização.No entanto, após todo o processo de registro e com tudo em dia, o empreendedor passa a ter outras preocupações, como a entrega dos comprovantes obrigatórios para o colaborador.Então, se você está com dúvidas sobre quais documentos devem ser disponibilizados aos funcionários, continue a leitura do post.

Comprovantes de registro de ponto

Desde a divulgação da Portaria do Ministério do Trabalho nº 1.510/2009, um dos comprovantes obrigatórios para o colaborador, que o empregador deve disponibilizar, é o do registro de ponto no momento da marcação, incluindo horários de entradas e saídas, intervalos, horas extras e demais fatos da rotina do trabalhador.O comprovante disponibilizado ao colaborador referente ao registro de ponto é um documento que pode ser tanto impresso quanto digital e que passa a conter todas as informações referentes a sua jornada de trabalho. Com isso, é possível que o funcionário passe a acompanhar, a cada marcação, as horas normais trabalhadas, as horas extras que devem ser pagas e seu banco de horas, por exemplo.O comprovante de Registro de Ponto é benéfico tanto para o empregado quanto para o empregador. O funcionário poderá conferir, por exemplo, se suas horas extras e adicionais noturnos estão sendo pagos de forma correta e, em casos de improcedências, requerer revisão dos cálculos ou entrar com uma reclamação trabalhista.Para o empreendedor, é um comprovante de efeitos legais, no caso de ações judiciais, uma vez que o empregado poderá reclamar direitos de até 5 anos anteriores.

Contracheque

O contracheque também faz parte dos comprovantes obrigatórios para o colaborador, sendo responsabilidade de toda empresa fornecê-lo aos seus funcionários antes do recebimento ou depósito dos salários.É preciso que cada trabalhador tenha conhecimento dos proventos e descontos de forma a saber o que está sendo depositado e o que foi descontado.Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o pagamento do salário deverá ser efetuado mediante recibo, assinado pelo empregado; e, no caso de funcionário analfabeto, por meio de impressão digital.O holerite pode não ter valor se não estiver assinado pelo empregado ou se não fornecer de forma detalhada cada valor que lhe foi pago. Ou seja, se há adicional noturno, se as horas extras foram calculadas corretamente, se houve adicional de periculosidade e insalubridade, entre outros.

Informe de rendimentos para declaração do Imposto de Renda

A empresa deve fornecer aos seus colaboradores o informe de rendimentos, mesmo que não tenha rendimento tributável. Todos os anos, a Receita Federal do Brasil (RFB) define um prazo para a entrega do informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), e o empregador precisa ficar atento para não perder a entrega do extrato do IR.Este ano, a fonte pagadora que deixou de fornecer aos seus beneficiários dentro do prazo, ou forneceu com inexatidão as informações, ficou sujeita ao pagamento de multa correspondente a R$ 41,43 por documento.Vale destacar que a pessoa jurídica que prestar informações falsas sobre rendimentos pagos, deduções ou imposto sobre a renda retido na fonte, receberá multa de 300% sobre o valor que for indevidamente prestado.Gostou de saber quais são os comprovantes obrigatórios para o colaborador da empresa? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros interessados!

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Informe a quantidade de funcionários.
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Saiba como tornar o seu RH mais estratégico através de metodologias de pesquisa.

Ler mais
Desoneração da Folha de Pagamento

Desoneração da Folha de Pagamento

Saiba tudo sobre esse método de contribuição previdenciária que pode representar uma grande economia no orçamento da organização.

Ler mais
Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Conheça as diferenças e semelhanças entre essas modalidades de jornada e saiba as regras da legislação trabalhista para cada uma delas!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.

Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui