Quem nunca passou por uma situação que poderia ser uma ótima oportunidade, mas desistiu dela por medo de falhar? Ou, então, ficou angustiado por dias, com medo de algo sair errado? Essas situações de medo são comuns, e as experimentamos quando saímos da nossa zona de conforto ou quando temos um grande desafio pela frente.O medo é algo normal e, muitas vezes, até nos protege, mas ele deve estar em equilíbrio para que não vire ansiedade e não prejudique nossas atividades. Se você se identifica com alguma dessas situações ou percebe que seu medo está maior do que o normal, esse post é para você. Confira as dicas que preparamos para superar o medo do fracasso!
Estabelecer uma meta muito ousada pode ser assustador. Por isso, no início, liste suas pequenas metas do dia em um caderno ou agenda. Quando você se prepara somente para uma importante entrevista de emprego, por exemplo, ela se torna maior do que é. Escreva coisas simples e fáceis de serem desenvolvidas, como pagar uma conta, terminar uma leitura ou até arrumar a casa.Quando você perceber que é capaz de cumprir suas tarefas diárias, tudo fica mais fácil e você percebe que tem que se preparar para a entrevista, sim, mas que ela é apenas mais uma atividade a ser realizada no seu dia.
Tem gente que acha que incentiva os outros por meio do medo, de pressão ou de ameaças. Se você é ansioso, sabe que uma pessoa assim pode ser mais danosa do que motivadora. Prefira estar ao lado de pessoas que deixem você mais calmo e que passem longe do pessimismo.Se uma oportunidade surgiu para você, é porque você é capaz de agarrá-la. Acredite nisso e esteja ao lado de quem também acredita.
Ter medo é normal e, quando você enxerga isso, as coisas fluem mais naturalmente. Pense que a ansiedade antes de uma oportunidade é algo comum e que só deve ser controlada. Evite eliminar o medo a todo custo para que você não fique com duas preocupações: o medo real e o medo de sentir medo.Suas motivações pessoais para encarar um desafio devem ser maiores do que o medo do fracasso.
Parece contraditório, mas pensar no fracasso pode trazer a serenidade que você tanto precisa. Quando você imagina a possibilidade de algo dar errado, traz a situação para a realidade e percebe que nem tudo estará perdido se isso acontecer.No entanto, é necessário um certo cuidado para não exagerar nesse vislumbramento do futuro, pois isso pode fazer com que você já encare seus desafios como um derrotado. Não vire o pessimista que você deve evitar.Seja positivo com relação às suas qualidades e procure sempre se aprimorar, seja na área profissional ou pessoal. Quando temos certeza de quem somos, o medo do fracasso não é capaz de nos abater.Se o seu medo não melhorar, talvez se trate de uma ansiedade patológica, que precisa de ajuda profissional. Se isso acontecer, não se desespere! Acredite em você e encare qualquer oportunidade de aperfeiçoamento como evolução pessoal.E agora, sente-se mais preparado para encarar desafios? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que a gente prepara para você!
O RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.
Ler maisComo e porquê implementar objetivos de desenvolvimento sustentável na estratégia da sua empresa durante a pandemia de COVID-19
Ler maisA Winov Cloud, ao lado da Pontomais, uniu forças para te explicar o que é a famosa nuvem e como ela poderá ajudar na segurança dos dados da sua empresa
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.