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Como reduzir o absenteísmo nas empresas?

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Dentre os desafios que um gestor de pessoas enfrenta na empresa, o absenteísmo é, sem dúvidas, um dos maiores. Isso porque, além de causar um péssimo efeito na rotina da organização, a ausência de funcionários também é um claro sintoma da falta de motivação da equipe.No artigo de hoje vamos lhe dar algumas dicas de como minimizar esse problema com algumas medidas simples. Ficou curioso? Então continue a leitura!

Melhore o clima organizacional

Engana-se o gestor que pensa que o colaborador tem a obrigação de se manter automotivado 100% do tempo. As condições no ambiente de trabalho podem influenciar fortemente no bem-estar dele, o que reflete diretamente em como ele encara sua rotina.Proporcionar um ambiente sempre limpo e organizado, com toda a infraestrutura necessária para a execução das tarefas diárias e um clima organizacional agradável. Isso é fundamental para manter a tranquilidade e produtividade.

Cuide da satisfação dos funcionários

Se preocupar com a satisfação do cliente é algo muito importante para o sucesso de uma empresa. Mas tem outra coisa tão importante quanto (e, por vezes, negligenciada): a satisfação dos funcionários. Um funcionário que não se sente satisfeito com a sua rotina tende a buscar formas de escapar dela e uma dessas formas é o absenteísmo.Se seus funcionários têm faltado muito ao trabalho sem nenhuma justificativa médica plausível, em vez de puni-los, procure realizar uma pesquisa de satisfação e sanar os problemas que eles apresentarem em relação à rotina de trabalho. O simples fato de saberem que são ouvidos já ajuda a aumentar o engajamento e a motivação da equipe.

Controle adequadamente o horário de trabalho

Todo profissional precisa equilibrar sua vida profissional e pessoal, garantindo que também tenha tempo para resolver questões particulares. O problema é que muitos, na ânsia de mostrar produtividade, acabam se dedicando exageradamente ao emprego e fazendo muitas horas extras.Por essa razão, tenha um controle mais eficaz dos horários de trabalho. Defina regras inteligentes sobre horas extras e mostre que não é preciso se sacrificar para subir na carreira. Para tanto, deve-se contar com um bom software de marcação e tratamento de ponto.

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Mantenha uma comunicação clara e eficiente

Algo que causa desconforto em qualquer ambiente organizacional são os conflitos causados por falhas na comunicação. Informações parciais ou distorcidas podem fazer com que prazos sejam perdidos, resultados sejam afetados e geram uma pressão desnecessária sobre os colaboradores.Preocupe-se em manter uma comunicação clara e eficiente dentro de sua equipe, seja por meio de reuniões informativas, murais de notícias ou ferramentas de comunicação online. Dessa forma, os membros da equipe estreitam os laços e dialogam mais.

Tenha um plano de carreira bem estruturado

Elaborar e mostrar aos colaboradores um plano de carreira bem estruturado ao contratá-los é uma forma eficiente de fazer com que eles vejam bons motivos para acordar cedo todos os dias. Isso gera engajamento e identificação de interesses pessoais e profissionais.Para criar um bom plano, é preciso levar dois principais fatores em consideração: o tempo de ‘’casa’’ dos funcionários e os resultados entregues nesse mesmo período. Para otimizar a percepção de crescimento, é possível dividir cada função em júnior, pleno e sênior.

Combata o absenteísmo com feedbacks constantes

Um bom feedback ajuda a entender o que já está bom e o que deve melhorar na rotina de trabalho. A maneira como esse feedback é dado ajuda a engajar a equipe, pois é uma forma dos gestores contribuírem para que eles cresçam profissionalmente.Não há uma regra exata para dar feedback, mas é importante se atentar a alguns pontos. O principal é o equilíbrio. Não fale apenas dos pontos negativos do profissional; mostre que também enxerga o que ele faz de bom pela empresa e elogie-o por isso.

Acompanhe o nível de absenteísmo e defina metas de melhoria

Existem muitos indicadores de desempenho que podem ser acompanhados, sendo um dos principais o índice de absenteísmo. Seu calculo é muito simples, basta pegar o total de horas não trabalhadas, dividir pelo total de horas trabalhadas e depois multiplicar por cem. A fórmula fica assim:Absenteísmo (em %) = horas não trabalhadas / horas efetivamente trabalhadas x 100Esse cálculo pode ser feito com apenas um profissional ou com toda a equipe. Ao final, é possível saber se o nível de assiduidade está de acordo com o esperado ou se precisa melhorar. Independentemente do resultado, é importante definir metas de melhoria.

Incentive práticas saudáveis na empresa

A busca por hábitos mais saudáveis é crucial, especialmente quando o assunto é assiduidade dos funcionários. Boas práticas refletem no bem-estar e saúde do indivíduo, bem como na sua disposição para acordar todos os dias e entregar resultados fora da curva.Pequenas pausas ao longo do expediente para alongamento podem fazer uma grande diferença. Também é possível iniciar parcerias com academias ou clubes esportivos, dando um motivo a mais para que os profissionais mantenham-se exercitados e saudáveis.

Arquitete um forte senso de meritocracia

Um dos fatores que mais motiva os colaboradores é a meritocracia, ou melhor, mostrar que eles são recompensados — em termos de carreira, salário e premiações — de acordo com seus resultados. Isso também reduz o número de faltas e atrasos.Além das recompensas financeiras, tradicionalmente utilizadas, há outras que podem ser uma ótima fonte de inspiração e engajamento. É possível oferecer uma vaga exclusiva na garagem, um almoço com o CEO ou um dia de folga remunerada, por exemplo. Sentir que as coisas evoluem faz com que os colaboradores sejam mais leais. E, mais que qualquer outra coisa, é isso que combate o absenteísmo.Agora você está bem instruído sobre o assunto. Aproveite para aplicar as dicas que mais combinam com a cultura da sua empresa e equipe de trabalho. É sempre importante contar com um bom sistema de gestão do ponto e jornada de trabalho. Assim, é possível extrair indicadores, mensurar as melhorias e traçar metas desafiadoras para o futuro.Gostou das nossas dicas de como reduzir esse problema? Está pronto para otimizar a assiduidade e motivação em sua empresa? Então entre em contato conosco e descubra a solução que separamos especialmente para você.A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

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