Voltar ao Blog
gestao de ponto Pontomais 2019

Como promover a motivação nas organizações e engajar colaboradores?

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

A motivação nas organizações é um desafio contínuo no ambiente de trabalho. Empresas que tornam a satisfação dos funcionários parte de uma estratégia geral de negócios tem mais chances de crescer e prosperar.

Não importa o clima que a organização ofereça para estimular seus funcionários, você deve criar um ambiente que provoque a motivação da equipe!Por isso, neste artigo, você aprenderá a promover um tipo de motivação que não força a barra e realmente estimula os seus colaboradores.Vamos lá!As características da motivação interna e externaA motivação pode ocorrer de duas formas: interna e externa. Ambas impulsionam o colaborador a alcançar os mesmos objetivos. A única diferença entre elas é como essa motivação é estimulada.Na interna, o indivíduo possui uma vontade de mudar seu comportamento para conquistar algo. Dessa forma, essa motivação ajuda o funcionário a ter autocontrole e a traçar metas efetivas.Por outro lado, a motivação externa surge a partir do ambiente que o colaborador está inserido. A cultura organizacional pode motivar o empregado a enfrentar desafios, sair da zona de conforto e alcançar objetivos.

Os benefícios da motivação entre os funcionários

Manter a motivação da equipe significa estimular o engajamento dos funcionários, o que é algo que as organizações estão prestando muito mais atenção atualmente.Além de serem mais engajados, os funcionários motivados lidam com a incerteza com mais facilidade, resolvem problemas mais rapidamente e têm níveis mais altos de inovação, criatividade e foco no cliente. Assim, eles levam a organização adiante.Por outro lado, quando desmotivados, eles são menos produtivos, têm maior probabilidade de roubar a empresa, influenciar negativamente os colegas, perder dias de trabalho e afastar clientes.

As estratégias para promover a motivação nas organizações

Quando estratégias são utilizadas para aumentar a motivação de colaboradores é possível criar equipes felizes, satisfeitas e engajadas. Existem diferentes ações que podem ajudar a alcançar esse objetivo, mas algumas delas são as mais comuns. Conheça-as!

Estimule o autodesenvolvimento

Os funcionários querem continuar a desenvolver seus conhecimentos. Por isso, proporcionar a oportunidade para que eles desenvolvam novas habilidades ajuda a torná-los mais motivados.Sempre que possível, convide os colaboradores para eventos, atividades e reuniões incomuns às suas atribuições habituais. Fornecer a oportunidade para o funcionário experimentar outras funções e responsabilidades, permite que eles achem o trabalho desafiador e recompensador.

Acesse pontomais 2019

 

Crie desafios

Estabelecer desafios, desde que sejam alcançáveis, fornece um impulso real de motivação ao funcionário cada vez que um deles é conquistado. A evolução não só é boa, como também demonstra que o trabalho da pessoa é importante.Você pode ampliar esse efeito ao celebrar essas conquistas, aplaudindo os resultados do trabalho árduo de seus colaboradores. É claro, você não precisa aplaudir de pé todos aqueles que cumprem suas metas, mas é fundamental que todos saibam como (e quanto) cada uma de suas contribuições leva a organização adiante.

Garanta segurança

Passe um senso de segurança aos seus colaboradores. Em tempos de altas taxas de desemprego, o trabalhador teme que na próxima semana não tenha um lugar para trabalhar. Isso desmotiva a pessoa, impedindo que ela atinja o seu maior potencial.Quando os funcionários se sentem seguros em seus empregos, é provável que eles estejam motivados para alcançar objetivos de médio e longo prazo.

Promova a colaboração

A colaboração cria um senso de propósito e ajuda a motivação da equipe. Ela une as pessoas, fazendo com que trabalhem mais satisfeitas e felizes. Além disso, é divertido para as pessoas trabalharem juntas, sentirem que fazem parte de algo maior e ainda receberem crédito por sua parte no sucesso.Também cria transparência entre diferentes partes da organização, o que coloca o trabalho em contexto. Esse entendimento ajuda os funcionários a trabalharem mais, porque agora eles se importam com todo o processo e veem sua parte importante na organização.Assim, é possível melhorar a motivação nas organizações utilizando qualquer uma dessas sugestões, e ainda, a partir do desenvolvimento de suas próprias estratégias. E aí, está pronto para levar a motivação e o engajamento da sua empresa a um próximo nível? Então veja nosso outro artigo de como ter equipes de alta performance!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Teste gratis pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Portaria 1510: Saiba Tudo Sobre a Lei do Ponto Eletrônico

A Portaria 1510, ou lei do ponto eletrônico, diz respeito à regulamentação das formas mais modernas de realizar a gestão de jornada dos colaboradores. Saiba tudo sobre o que é a portaria 1510, quem precisa ou não registrar o ponto e mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui