Voltar ao Blog
cargos-salarios-pontomais-2018

Como montar um plano de cargos e salários? Confira aqui!

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Não importa o tamanho da sua empresa: certas práticas são de grande importância para atrair bons profissionais e motivar os seus colaboradores, o que contribui para o desenvolvimento e a produtividade do negócio! O planejamento de carreira é uma dessas práticas. Mas você sabe como montar um plano de cargos e salários?Neste artigo, vamos falar sobre a importância do planejamento e também sobre os passos que a sua empresa deve dar para criar o seu. Continue a leitura!

Importância do plano de cargos e salários

O planejamento de carreira elaborado pela empresa descreve cada um dos cargos que possui e as questões salariais e benefícios atrelados a eles. Além disso, estabelece os critérios para o desenvolvimento profissional e para as promoções, demonstrando isonomia nessas escolhas.Tudo isso é bastante atrativo para qualquer trabalhador, pois todos buscam uma empresa em que possam crescer profissionalmente, contar com bons salários e benefícios e ter a certeza de os assuntos que envolvem os colaboradores são tratados com transparência. Assim, o seu negócio ganha um diferencial estratégico na hora de contratar e de reter talentos.

Teste gratis pontomais 2019

Implementação do plano

O primeiro passo para criar um plano de cargos e salários é levantar os modelos de contratação atuais da empresa: funções existentes, salários praticados, benefícios disponíveis e política de reconhecimento profissional e promoção, entre outros. Com isso, pode planejar e organizar uma transição entre o modelo antigo e o que pretende implantar.Em seguida, é preciso definir, com exatidão, quais são as atribuições de cada função durante uma rotina comum de trabalho. Assim como definir a hierarquia de cada cargo. Esse processo é importante para tratar das questões de crescimento e promoções futuras, além de determinar a diferenciação de remuneração.

Pesquisa salarial

Não basta, apenas, estruturar o plano de cargos e carreiras. Também é importante se certificar de que os salários pagos aos colaboradores estão dentro da média praticada pelo mercado. Adotar uma remuneração compatível com as outras empresas contribui na retenção de talentos e recompensa de maneira justa os trabalhadores pelo seu desempenho.Após realizar a pesquisa salarial, é hora de definir a remuneração para cada função. Não há obrigatoriedade de pagar os mesmos valores de outras empresas ou oferecer rendimentos maiores. Pode-se recorrer a outras estratégias, como oferecer benefícios que compensem a disparidade salarial com outros negócios.Além disso, é interessante criar uma política de crescimento salarial progressivo — o que permite estimular seus trabalhadores e recompensá-los, mesmo que não haja promoção. Esse crescimento progressivo pode se basear em tempo de trabalho, cumprimento de metas ou outros indicadores.

Política do plano de cargos e salários

Com o levantamento de informações e a pesquisa de salários prontos, está na hora de elaborar a sua política do plano de cargos e salários. Essas definições devem ser mantidas em arquivo (tanto físico quanto digital) e definir claramente o que é necessário para que um trabalhador possa subir de cargo.Assim como o crescimento progressivo de salário, há possibilidade de definir a transição de função a partir de tempo de serviço, cumprimento de objetivos e metas, crescimento da empresa e outras variáveis.

Divulgação

Com tudo pronto, é hora de divulgar para os seus colaboradores a existência do plano de cargos e salários, assim como dar acesso ao documento e tirar quaisquer dúvidas que eles possam ter em relação à sua nova política.Já aos profissionais que serão contratados, é importante apresentar esse material logo no processo de Recrutamento e Seleção para que eles entendam o funcionamento da empresa e possam sanar suas dúvidas antes de aceitar ou não o novo cargo.Para se tornar eficiente e competitiva no mercado, uma empresa precisa contar com talentos promissores e profissionais de competência reconhecida. Como vimos, é importante saber como montar um plano de cargos e salários para que consiga reter esses trabalhadores em seu negócio.Gostou deste artigo sobre como montar um plano de cargos e salários na sua empresa? Então, não deixe de ler, também, sobre como o Desgin Thinking pode ser usado no RH!

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Organograma de Uma Empresa: O Que é, Tipos e Modelos - Guia Completo!

O organograma de uma empresa é a maneira mais adequada de organizar a estrutura organizacional da sua companhia. Para isso, existem diversos modelos que podem auxiliar, como o organograma vertical, o organograma horizontal, o organograma matricial e mais.

Ler mais

Saiba qual é a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Existe uma diferença enorme entre as atividades do RH e do Departamento Pessoal, um cuida dos interesses e desenvolvimento dos colaboradores, enquanto o outro é responsável pelas atividades burocráticas e legais referentes as pessoas dentro da organização.

Ler mais

Leis Trabalhistas: Fique Atento às Novidades em 2020

Conheça algumas leis trabalhistas que devem ser olhadas com atenção. Legislação sobre Carteira de Trabalho Digital, leis trabalhistas para férias, demissão, carga horária e mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui