Voltar ao Blog
treinamentos corporativos

Como medir a produtividade dos funcionários? Temos 4 sugestões

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais

Que tipo de gestor você é? Aquele que fica junto aos colaboradores monitorando resultados ou o que passa a meta do dia, fecha a porta do escritório e só volta no final do expediente cobrando resultados? Pode ter certeza de que a diferença entre as duas posturas pode gerar um grande impacto no desempenho das equipes e, portanto, é preciso se posicionar com clareza nesse assunto.É fundamental que o gestor atue como um verdadeiro líder, trabalhando em conjunto com as suas equipes. Essa postura, somada a algumas técnicas de gestão, poderão ajudá-lo a aprimorar ainda mais a performance de cada um dos colaboradores.No post de hoje, resolvemos trazer algumas dicas importantes sobre como medir a produtividade dos funcionários. Conheça 4 segredos!

1. Estabeleça as smart goals

Em primeiro lugar, é preciso que você defina metas claras para a sua equipe, que possam ser compreendidas por todos: dos gerentes aos colaboradores. Para que isso seja possível, você pode adotar o modelo das smart goals, ou, se traduzirmos para o português, metas inteligentes.A ideia é simples. Uma meta precisa ser estabelecida seguindo alguns preceitos para que, dessa forma, além de representar a realidade da empresa, também seja compreensível para todos os profissionais. Elas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Se todos esses elementos estão presentes, isso significa que você está no caminho certo.

2. Realize feedbacks constantes

Outro segredo importante sobre como manter a produtividade dos funcionários é a realização de feedbacks constantes. Acontece que, ao contrário do que muitos pensam, esse não é um momento para “puxar a orelha” do colaborador. Na verdade, é uma oportunidade de promover o aprendizado ou incentivar o trabalho bem-feito.Temos dois feedbacks muito relevantes, a saber: o feedback positivo, que tem como objetivo incentivar o profissional que está seguindo no caminho certo; e o feedback de desenvolvimento, destinado ao aprimoramento das habilidades dos profissionais da empresa. Com profissionais que saibam aonde queremos chegar, certamente conquistaremos mais produtividade.

3. Acompanhe os indicadores de desempenho

Para realizarmos os feedbacks junto aos colaboradores, é importante termos uma referência para passarmos informações valiosas para a equipe. Não adianta apenas pautarmos os profissionais com “achismos”. É justamente por isso que, para realmente controlar a produtividade, devemos sempre ter em vista os indicadores de desempenho do negócio.Cada área da empresa vai possuir um indicador específico. As finanças, por exemplo, vão trabalhar com a lucratividade, a taxa de endividamento, entre outros. Já as vendas, por outro lado, usarão indicadores como a taxa de conversão e o ticket médio.O mais importante é sempre ter em mente que, para cada meta estipulada pela empresa, um indicador deve ser elencado para mensurá-la.

Pontomais 2019

4. Conte com o suporte da tecnologia

Por fim, a tecnologia também apresenta um importante papel no controle da produtividade do negócio. São inúmeras as ferramentas que podem ser utilizadas nesse sentido, sendo que uma das principais é o controle de ponto. Assim, podemos ter o monitoramento completo da carga horária de cada um dos profissionais.Das dicas sobre como medir a produtividade dos funcionários, essa é uma das mais importantes. Afinal, com a tecnologia, o trabalho do gestor fica muito mais fácil. A sua própria produtividade é melhorada, já que os sistemas tomam conta da parte burocrática, possibilitando mais atenção para o que realmente importa.Gostou do nosso post de hoje sobre como medir a produtividade? Então que tal conferir nosso post sobre como utilizar seu smartphone para acompanhar as tarefas do RH? Boa leitura!

Pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...