Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui
Voltar ao Blog
controle de ferias

Como manter o controle de férias dos colaboradores em dia?

Silvana Fernandes
Compartilhe nas redes sociais: 

Entre as várias tarefas destinadas ao departamento de recursos humanos, o controle de férias dos colaboradores é uma das mais importantes.

Manter o cronograma e as datas em dia evita multas relacionadas a processos trabalhistas, insatisfação por parte das equipes e a sobrecarga do orçamento destinado ao pagamento dos direitos desses trabalhadores.

Além disso, uma empresa organizada e que age com transparência motiva talentos e melhora os resultados. Pensando nisso, este artigo apresenta algumas dicas para que você consiga gerenciar essa programação de forma prática e segura. Acompanhe e saiba mais!

Defina a política de férias

Para que haja um controle de férias dos colaboradores realmente eficiente, primeiramente, é necessário estabelecer uma política e segui-la atentamente.

Por isso, é fundamental ter ciência sobre o que diz a atual lei trabalhista: as férias podem ser divididas em até três períodos, com duração mínima de cinco dias corridos e, pelo menos, um deles deve contemplar mais que 14 dias corridos, sempre negociados entre contratante e contratados.

A partir daí, a empresa consegue definir a forma pela qual o direito será concedido, se será mais ou menos flexível e aberto a negociações com os colaboradores. Vale lembrar que essas políticas devem ser divulgadas desde o momento da contratação.

Estabeleça prazos

Empresas organizadas têm prazos previamente estabelecidos e não seria diferente com os processos relacionados às férias.

Para que nada saia do controle e o RH seja surpreendido por um vencimento e precise liberar os colaboradores as pressas, o ideal é que haja um limite de datas para que esses indivíduos apresentem as suas solicitações de saída.

Assim, os setores terão tempo o suficiente para se preparar para cobrir essas ausências temporárias.

Faça um planejamento interno para as ausências

Citamos no tópico anterior a necessidade de se planejar para cobrir as funções que ficarão em aberto durante o período de férias dos colaboradores.

Essa etapa é de suma importância para não sobrecarregar setores e equipes ou desequilibrar os processos de produção. Nessa fase, existem duas atitudes a serem consideradas:

  1. a empresa deve evitar dar férias para vários colaboradores de um mesmo setor ao mesmo tempo;
  2. as equipes devem estar prontas para lidar com esse desfalque temporário.

Certifique-se de que todos estejam avisados e preparados para cobrir os períodos dos colegas e, se for o caso, estabeleça responsáveis temporários por um determinado setor ou atividade e coloque essas duas pessoas em contato.

Esteja ciente de que nem tudo pode sair como o esperado. Sendo assim, a sua presença é mais que importante durante o período para verificar os processos de perto e esclarecer possíveis dúvidas.

Invista em um software de RH

Nada melhor do que a tecnologia para auxiliar no controle de férias dos colaboradores. Ferramentas destinadas à otimização das rotinas do departamento de recursos humanos são muito úteis para a organização de prazos e cálculos da folha de pagamento.

Hoje em dia, o mercado conta com opções de qualidade que exigem um baixo valor em investimentos. Vale a pena pesquisar sobre!

O controle de férias dos colaboradores é um processo que exige total atenção por parte da empresa. Siga as nossas dicas, proteja o seu negócio e mantenha as equipes motivadas!

Continue se informando a respeito da otimização de processos e dos impactos que podem apresentar na redução de custos. Leia nosso artigo sobre o tema.

Lembrando que a Convenia é parceira desse artigo e vocês podem conferir as novidades deles clicando aqui!

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂


Controle de Ponto - Teste Grátis

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como fazer a gestão de dados e o controle de ponto dos colaboradores?

A gestão de dados auxilia ativamente na atuação estratégica do RH de uma empresa. Veja algumas dicas para alavancar seus resultados organizacionais!

Ler mais

Contrato verde amarelo

O Contrato Verde Amarelo promove flexibilização na contratação. Essa nova modalidade de contratação visa a inserção de jovens ao mercado de trabalho.

Ler mais

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!