Saber como gerenciar uma equipe assertivamente é fundamental para todo gestor; no entanto, muitos encontram dificuldade nessa missão de liderar pessoas. O que ocorre muitas vezes é um excesso de funções acumuladas, tanto burocráticas quanto estratégicas, que tomam grande parte do tempo e dificultam a gestão propriamente dita.Nesse cenário, é fundamental que o líder possa contar com uma equipe bem alinhada e eficiente, para que possa se dedicar de verdade ao seu trabalho de gestão de pessoas. Por isso, aprenda a gerenciar uma equipe assertivamente com as dicas que separamos para você!
A figura de liderança deve ser próxima dos colaboradores, demonstrando disponibilidade quando a equipe precisar de um feedback. Aquela imagem de chefes temidos e respeitados pelo lugar que ocupam, “escondidos” atrás da porta intimidadora de sua sala, não é mais adequada nas relações trabalhistas atuais.Isso porque esse modelo antigo tem se mostrado prejudicial para os negócios da empresa, pois cria um clima de tensão que prejudica a qualidade de vida dos colaboradores. Assim, ele influencia diretamente (e de forma negativa) na retenção de talentos e na produtividade da equipe em geral.
Mensagens ambíguas e falha na transmissão de informações importantes resultam em uma equipe sem sinergia e insegura, tornando cada tarefa um enorme desafio. Por isso, investir em comunicação interna é um requisito básico para o gerenciamento de equipes assertivo.Felizmente, existem muitas ferramentas de comunicação no mercado e a tecnologia é uma grande aliada de gestores e empresas. Hoje, é possível contar com sistemas internos que padronizam a informação e garantem que todos os envolvidos tenham acesso a elas.
Uma equipe desmotivada comete mais erros e dificulta o alcance de metas. Por outro lado, quanto mais motivado um colaborador estiver, maior será a busca por resultados positivos, a fim de manter esse nível de motivação. Para chegar a essa situação, aspectos estruturais adequados, recursos e ferramentas eficientes e um ambiente com harmonia são imprescindíveis.O líder também precisa ser a figura de referência, mantendo uma atitude positiva para inspirar a equipe e oferecendo as ferramentas necessárias para que cheguem até o objetivo definido. Assim, a equipe poderá vislumbrar de forma realista a possibilidade de alcançar a meta, o que contribuirá para o seu ânimo.
O relacionamento entre membros de uma mesma equipe e deles com sua liderança deve ser baseado na confiança. O espírito coletivo e a certeza de que todas as partes irão trabalhar em busca do mesmo fim são o que mantém o grupo funcionando.Quanto maior for o nível de confiança uns nos outros, maior é a autonomia do grupo na execução de tarefas e na tomada de decisões. Mas vale lembrar que isso não significa que a equipe ficará sem referências. A liberdade da equipe vem justamente do conhecimento e da confiança conquistados na relação com seu gestor.
Toda equipe é formada por um grupo de indivíduos e a sua força está justamente nas competências e habilidades de cada um deles. Portanto, para extrair o melhor desses profissionais é fundamental conhecer a particularidade de cada um e a forma como reagem aos desafios.Dessa forma, será possível definir com mais eficiência o papel deles no ambiente do trabalho, extrair todo o potencial de colaborador e construir uma relação mais sólida. Com isso, a empresa ganha em força e produtividade, ao mesmo tempo em que conta com um ambiente profissional harmônico.
Como destacamos no tópico anterior, cada colaborador conta com habilidades próprias e tem uma forma de lidar com problemas e situações adversas. Dessa forma, o gestor precisa conhecer essas características dos funcionários para que possa delegar as funções certas.Assim, cada trabalhador atuará nos setores e nas atividades que melhor se encaixam em seu perfil. Com isso, há maiores chances de sucesso e de colher resultados mais eficientes na rotina corporativa. Ao mesmo tempo, os erros diminuem e a empresa sai ganhando.
No mundo dos negócios é normal que as pessoas forneçam o feedback negativo. Ele é importante para que os colaboradores possam perceber os seus erros e aprender como melhorar. Porém, não podemos esquecer de ressaltar os trabalhos que são bem feitos.Sempre que houver uma ação de destaque é importante reconhecer o sucesso ao funcionário. Vale também para a resolução de um problema ou uma performance ineficiente. Essa atitude estimula a equipe a buscar a excelência e contribui para a formação de colaboradores mais engajados.
Funcionários satisfeitos são sinônimo de produtividade — e, consequentemente, de maior desempenho corporativo. Para isso, é necessário criar um ambiente de trabalho que seja confortável, que estimule o trabalho e que ofereça boa experiência aos seus colaboradores.Esse processo passa tanto por boa remuneração e pacote de benefícios até o fornecimento de ferramentas que auxiliem o trabalho e um escritório bem montado. Além disso, é bastante importante criar um ambiente harmônico em que todos se entendam.Agora que você já sabe como gerenciar uma equipe, que tal conhecer alguns indicadores de satisfação dos funcionários? É só ler o tópico abaixo!
Com essas dicas de como gerenciar uma equipe assertivamente, sua tarefa de gestão de pessoas vai ficar bem mais simples. Quer conferir mais conteúdos como esse? Então siga a gente nas nossas redes sociais! Estamos noFacebook e no LinkedIn.
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