Às vezes é preciso solicitar um serviço para um freelancer e na hora que chega o orçamento... Uau! Estava bem acima daquilo que você tinha pensado. Antes de sair por aí esbravejando a valorização do mercado e o aumento do custo de vida, entenda como freelancers calculam o preço do serviço.
O preço justo de um trabalho leva em conta alguns fatores, como o nível de experiência do contratado e o tempo gasto para realizar o serviço. As regras devem ser bem claras entre o cliente e o freelancer para que ambos entendam como e o que está sendo negociado.
Para evitar valores fora da realidade e saber quais as regras mais importantes na hora de estipular o valor de um trabalho ou serviço feito por um freelancer, acompanhe o texto e tire todas as suas dúvidas!
O profissional freelancer, assim como o funcionário de carteira assinada, possui gastos estruturais como:
Além disso, ele possui equipamentos atualizados, tempo para pesquisar e se especializar para continuar atuando no ramo.
O cálculo da produção de um trabalho depende, portanto, da média dos valores de mercado cobrados em sua área, que leva em conta a base por categoria e o custo de vida da região em que ele está.
A base para o cálculo de quanto vale um serviço é o seu valor por hora trabalhada. Esse tópico pode ser muito amplo, a exemplo de grande variação dentro das próprias categorias. Um profissional do design pode ganhar de 23 a 113 reais por hora de trabalho. Já o pessoal de marketing fatura cerca de 25 a 97 reais a hora.
Para um cálculo justo, o profissional deve pegar os rendimentos mensais necessários para viver e dividir pelo número total de horas trabalhadas — sempre levando em conta uma rotina diária de 8h/5 dias úteis na semana.
Com esse exemplo, se o custo do freela é de 3 mil reais ao mês, sua hora custa cerca de 19 reais.
Qualquer profissional contratado deve lidar com a possibilidade de imprevistos e demandas extras. Principalmente nas áreas de design e de redação, é bastante comum alterações pedidas de última hora. Como lidar com isso sem que vire uma panela de pressão?
O valor da hora extra deve corresponder a hora cheia mais 50% do valor. Por exemplo, se a hora do freelancer vale 19 reais, a hora extra vale 28 reais. Esse valor deve ser passado ao cliente, quando ele solicita algo que está fora do contrato inicial.
Para deixar esse cálculo ainda mais dinâmico, clientes e profissionais podem utilizar uma calculadora voltada a facilitar a contabilização das horas trabalhadas. Assim, ambos os lados podem ter uma base comum também para negociação!
O bom jogo é onde todos saem felizes, e com certeza isso reflete na produção e na qualidade do trabalho.
Agora que você já sabe como os freelancers calculam o preço, conte para a gente as vantagens de se contar com este tipo de profissional! Deixe o seu comentário e vamos manter o diálogo!
Saiba como facilitar um dos processos mais importantes para qualquer empresa: a folha de pagamento.
Ler maisSaiba como fazer o controle de jornada de vários colaboradores do segmento de construção civil remotamente de forma segura e eficiente.
Ler maisSaiba como o Plano de Cargos e Salários pode ajudar a aumentar o engajamento da equipe e melhorar o resultado da sua empresa.
Ler maisO RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.
Ler maisComo e porquê implementar objetivos de desenvolvimento sustentável na estratégia da sua empresa durante a pandemia de COVID-19
Ler maisA Winov Cloud, ao lado da Pontomais, uniu forças para te explicar o que é a famosa nuvem e como ela poderá ajudar na segurança dos dados da sua empresa
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.