Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui
Voltar ao Blog
Como fazer a gestão de ponto eletrônico de acordo com a reforma trabalhista?

Como fazer a gestão de ponto eletrônico de acordo com a reforma trabalhista?

Compartilhe nas redes sociais: 

Gestão de ponto eletrônico e a Reforma Trabalhista?

Com o objetivo de modernizar a legislação brasileira, entrou em vigor, no final de 2017, a Lei 13.467 — também conhecida como Reforma Trabalhista. A nova regra promoveu mudanças em temas sensíveis para as relações entre empresário e colaborador, o que impactou diretamente na gestão de ponto eletrônico e padrão.Dessa forma, a nova legislação trouxe uma série de desafios para as empresas: adequar-se às determinações atuais, capacitar os profissionais de RH, garantir a eficiência de seus processos internos e assegurar o cumprimento da lei.Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre as mudanças na jornada de trabalho e os impactos na gestão de ponto. Então, não perca os próximos parágrafos!

Quais as principais mudanças em relação à jornada de trabalho?

Mais de cem pontos foram modificados pela Reforma Trabalhista. Entre os principais, está a jornada estendida, que, agora, pode funcionar no regime 12 x 36 (12 horas trabalhadas seguidas de 36 horas de descanso).Antes, isso acontecia apenas em casos específicos previstos em lei ou por meio de convenções trabalhistas. Agora, pode-se fixar por acordo entre empresa e colaborador. Porém, o limite máximo continua sendo de 44 horas semanais. Além disso, a nova legislação regulamentou o home office, que deixou de ser enquadrado como trabalho externo.Já o período de descanso intrajornada, no caso de 8 horas diárias, pode ser negociado entre empresa e empregado, mas não sendo inferior a 30 minutos. Já as férias, agora, podem ser fracionadas em até três períodos (anteriormente, eram somente dois), mas com um deles tendo, no mínimo, 14 dias corridos, e os outros não sendo inferiores a cindo dias sequenciais.

De que maneira a Reforma Trabalhista impactou o controle de ponto?

Uma das principais mudanças da nova legislação é a possibilidade de negociar com cada colaborador a jornada de trabalho e o pagamento de horas extras (que pode ser por meio da remuneração ou por banco de horas), assim como a regulamentação do home office. Tudo isso tornou mais complexo o trabalho da equipe de RH.Dessa forma, o controle de ponto mal feito pode implicar excesso de horas extras (e o não pagamento, ações trabalhistas). Além disso, as empresas precisam se adaptar ao registro de ponto nos trabalhos a distância, tanto para cumprir a legislação atual quanto para se resguardar em relação à produtividade dos colaboradores.

Quer uma demonstração de 15 minutos do sistema que economiza 50% do seu tempo em rotinas de Departamento Pessoal e Recursos Humanos? Clique no botão abaixo e um dos nossos consultores entra em contato com você:

meligue-pontomais-2018

Como fazer uma gestão de ponto eletrônico eficiente?

Existem diversas formas de fazer a gestão da jornada de trabalho dos seus colaboradores. Porém, o que se mostra mais eficiente é o controle de ponto eletrônico, pois conta com diversos mecanismos que reduzem as chances de erros, tais como reconhecimento facial, QRCode, integração com leitor biométrico.Assim, é possível adequar-se às diferentes jornadas de trabalho ao mesmo tempo em que se oferece maior segurança, tanto para a empresa quanto para o colaborador. O ponto digital ainda pode ser registrado por aplicativo, o que se encaixa perfeitamente para as companhias que utilizam o home office.Como vimos ao longo deste artigo, a Reforma Trabalhista trouxe uma série de mudanças em relação à jornada de trabalho e, consequentemente, em relação à gestão de ponto eletrônico das empresas. Por isso, é bastante importante ficar atento às novas regras, adotar as mudanças e adequar-se à nova legislação brasileira.Gostou deste artigo sobre como a Reforma Trabalhista impactou a gestão de ponto das empresas? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo ainda mais!Leia também: Reforma Trabalhista: Entenda as mudanças na marcação de pontoA Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 7.500 empresas e 150.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegura que as empresas estejam DENTRO DA LEI.Saiba como podemos te ajudar a economizar dinheiro e tempo aqui!Até mais. :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

2º MeetUp RH Pontomais - GPTW

O 2º MeetUp de RH Pontomais será uma imersão no mundo das melhores empresas para se trabalhar. O tema principal desse encontro será o GPTW.

Ler mais

Gestão de benefícios: entenda a importância e como fazer de maneira eficaz

A Gestão de Benefícios vai desde a escolha do tipo de incentivo até o efetivo recebimento pelos colaboradores. Saiba como fazer de forma eficaz.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!