Voltar ao Blog
Delegar tarefas

Dicas de negócios: como delegar tarefas melhora o desempenho da empresa?

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

O ato de delegar tarefas proporciona benefícios ao gestor, gera bons resultados à empresa e ajuda no crescimento dos próprios colaboradores. Por isso, essa é uma das dicas de negócios mais abordadas pelos especialistas.Quer saber mais sobre por que delegar, de que forma e entender quais são os resultados? Então continue acompanhando a leitura e se surpreenda!

Saiba o que é delegar

Delegar tarefas no âmbito organizacional nada mais é do que dividir algumas das responsabilidades que antes eram atribuídas a uma só pessoa — geralmente o gestor da equipe — e distribuir entre os demais membros da empresa, com planejamento.Ao delegar, o gestor deve tomar o cuidado de definir bem os limites de autoridade, estabelecer metas e prazos tangíveis, oferecer toda a infraestrutura necessária para que as tarefas possam ser concluídas e, mais importante, observar os resultados, a fim de garantir que tudo saia como planejado.

Beneficie-se delegando tarefas

Os gestores mais tradicionais ainda apresentam alguma relutância no que se refere a delegar tarefas. Contudo, é possível verificar que os benefícios foram numerosos aos que implementaram essa prática em sua rotina organizacional.Se antes o gestor se via obrigado a realizar mil e uma atividades em um curto período de tempo, ao delegar ele é capaz de notar um ganho significativo de tempo para dedicar-se às estratégias e planejamentos, no lugar das atividades operacionais. Isso significa, em poucas palavras, menos estresse e mais controle sobre a empresa.Colocar outros membros da equipe frente a novas atividades evita que processos sejam interrompidos desnecessariamente, além de permitir que as operações fluam melhor e de forma mais rápida.O modo como a equipe se desenvolve, ao sair de sua zona de conforto, também é algo notório. Ganhar novas responsabilidades ajuda a todos no aprimoramento de habilidades. Isso fará com que os colaboradores se sintam mais motivados e engajados com relação aos objetivos da empresa.

Entenda os impedimentos de começar a delegar

Os motivos que impedem os gestores mais tradicionais de delegar são muitos, sendo o perfeccionismo o primeiro deles. Além disso, a falta de confiança na equipe e falhas na comunicação interna também são empecilhos para o gestor.No entanto, é importante analisar e perceber que acreditar somente uma pessoa ser capaz de realizar as atividades do modo mais rápido e eficiente é algo que limita e impede o crescimento da empresa como um todo.Mesmo em relação às tarefas mais complexas e essenciais para o sucesso da empresa, é importante que se dividam as responsabilidades, a fim de que se permita um uso mais saudável do tempo.

Comece aos poucos a praticar essas dicas de negócios

É válido dizer que, quando se delegam tarefas, a responsabilidade dos resultados será sempre do gestor. Assim sendo, é importante ter confiança na equipe e passar as atividades de maneira clara para as mãos dos funcionários.Nesse sentido, é preciso salientar a importância de planejar o modo de delegar. Considere quais atividades passar, para quem enviar e como o controle poderá ser feito. Afinal de contas, uma das dicas de negócios sobre delegar tarefas é não as esquecer com a equipe e, sim, certificar-se de que serão feitas no mesmo nível de eficiência do gestor.Viu como é possível melhorar o desempenho da empresa delegando tarefas? Se você achou as dicas de negócios deste artigo interessantes, assine a nossa newsletter. Assim, você receberá em primeira mão mais artigos com esse!

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Organograma de Uma Empresa: O Que é, Tipos e Modelos - Guia Completo!

O organograma de uma empresa é a maneira mais adequada de organizar a estrutura organizacional da sua companhia. Para isso, existem diversos modelos que podem auxiliar, como o organograma vertical, o organograma horizontal, o organograma matricial e mais.

Ler mais

Saiba qual é a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Existe uma diferença enorme entre as atividades do RH e do Departamento Pessoal, um cuida dos interesses e desenvolvimento dos colaboradores, enquanto o outro é responsável pelas atividades burocráticas e legais referentes as pessoas dentro da organização.

Ler mais

Leis Trabalhistas: Fique Atento às Novidades em 2020

Conheça algumas leis trabalhistas que devem ser olhadas com atenção. Legislação sobre Carteira de Trabalho Digital, leis trabalhistas para férias, demissão, carga horária e mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui