Conheça 6 dicas de como delegar tarefas para sua equipe

Conheça 6 dicas de como delegar tarefas para sua equipe

Existem muitas vantagens em delegar tarefas, pois a descentralização das atividades provoca sua equipe a colaborar mais. Assim, todos passam a ter mais responsabilidades e exercer mais influência no sucesso empresarial.Delegar também é uma maneira de mostrar que os gestores confiam na equipe, transferindo para ela atividades estratégicas e operacionais. Por fim, é uma forma de ficar mais livre para gerenciar as pessoas e garantir o cumprimento dos processos, tarefas cruciais para a gestão do negócio.Sabemos bastante sobre a importância de delegar tarefas e como isso pode ser feito com excelência. Por esse motivo, elaboramos um artigo para você. Continue a leitura e aprenda mais!

1. Faça uma lista das atuais tarefas

Uma coisa é certa: todo líder tem uma série de tarefas para entregar ao longo do expediente. Fazê-las sozinho pode até demonstrar compromisso e responsabilidade, mas essa atitude acaba comprometendo aquilo que mais importa, que é liderar as pessoas de forma eficaz.Então, faça uma lista de todas as tarefas que podem ser delegadas à equipe de trabalho, de acordo com a importância e a prioridade. Assim, é possível transferir as atividades certas para os colaboradores mais indicados a cumpri-las.

2. Não comprometa o processo

Se você delegar para a equipe apenas as tarefas que você não quer fazer, sem motivos plausíveis, pode colocar tudo a perder. Os colaboradores percebem isso, e você começará a relação com eles com o “pé esquerdo”, comprometendo inclusive a confiança que eles depositam em você.Da lista das atuais tarefas, selecione algumas com perfis variados: estratégica ou não; de curto, médio ou longo prazo; mais breves ou mais demoradas. Delegue cada uma delas de acordo com o perfil do colaborador. Dessa maneira, irá verdadeiramente transferir e não “jogar” o que não quer à equipe.

3. Avalie o perfil de cada colaborador

Uma importante pergunta para o sucesso da tarefa é: a quem delegar tarefas e o quê? Trata-se de um procedimento que merece atenção extra, já que um funcionário deve ficar responsável por tarefas que combinem com seu perfil comportamental e técnico.Além disso, delegar a tarefa certa para o colaborador certo permite a ele desenvolver habilidades e competências importantes para sua carreira e para a atuação dentro da empresa.Imagine deixar uma tarefa que demanda criatividade para alguém metódico ou vice-versa. É muito difícil dar certo, e isso não vai proporcionar crescimento ou motivação a ninguém. Nesse caso, o ideal é fazer a prévia análise do perfil comportamental, seja pela observação, com a ajuda do RH, ou pelo uso de tecnologia específica.

4. Adote uma comunicação clara

Mais uma vez, delegar não é apenas “jogar” novas tarefas para os colaboradores e esperar por bons resultados. Vai muito além! É essencial comunicar com clareza e capacitar o profissional para que entregue resultados específicos, alinhados aos objetivos do negócio.Comunicar-se com clareza significa ser objetivo e claro no que diz, aberto para tirar dúvidas e disposto a ajudar. Muitos líderes falham nesse ponto, pois, após delegar a tarefa, fecham-se e não dão nenhum tipo de suporte aos seus subordinados.

5. Recompense pelos resultados

Por fim, é preciso reconhecer e recompensar os talentos pelos resultados. Lembre-se de que as tarefas delegadas são de sua responsabilidade e foram transmitidas à equipe para deixá-lo mais livre para cumprir funções estratégicas. Por isso, no mínimo, você deve comemorar com os talentos pelas conquistas alcançadas. Assim, manterá a motivação em alta!Agora você está por dentro do assunto e pode delegar tarefas com mais tranquilidade. Tenha em mente que os resultados são ótimos, vão desde o aumento da colaboração até a descentralização da responsabilidade, e isso tornará o negócio mais competitivo, ágil e eficaz no que faz, destacando-o de outros concorrentes do mercado.

6. Desenvolva os colaboradores

Implementar uma cultura de desenvolvimento individual nos colaboradores é fundamental para gerar confiança, tanto entre gestores e funcionários quanto dentro da própria equipe. Tendo isso em vista, o mindset da empresa deve ser voltado ao aprendizado e ao crescimento constante dos colaboradores.

E então, gostou das nossas dicas e está pronto para delegar tarefas? Aproveite para continuar aprendendo formas de motivar sua equipe com nosso artigo sobre como montar um plano de cargos e salários. Bom estudo!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Informe a quantidade de funcionários.
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Conheça as diferenças e semelhanças entre essas modalidades de jornada e saiba as regras da legislação trabalhista para cada uma delas!

Ler mais
Gestão de Pessoas e Segurança Jurídica

Gestão de Pessoas e Segurança Jurídica

Confira as dicas de inovação jurídica da Pontomais e da Alonso Pistun para a sua empresa em 2021.

Ler mais
Como o RH pode entregar valor à empresa

Como o RH pode entregar valor à empresa

O RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.

Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui