Voltar ao Blog
ponto eletrônico Pontomais

Cartão de ponto ou ponto eletrônico? Entenda a diferença!

Hendrik Machado

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais
Atualizado em 29/04/2019

Você sabe qual é um dos assuntos mais recorrentes entre os processos trabalhistas? A resposta é: Problemas na gestão de horas em cartão de ponto.De janeiro a agosto de 2018, mais de 2 bilhões de reais já haviam sido pagos em processos trabalhistas. Por isso, as empresas precisam conhecer soluções mais eficientes como o cartão de ponto ou o ponto eletrônico.O controle de ponto é mais importante do que a gente imagina, pois ele evita:

  • Problemas como as horas extras não pagas;
  • Falhas no registro de horário ou a ausência dele;
  • Excesso de trabalho e outros.

Essas situações, individuais ou acumuladas, configuram conflitos judiciais trabalhistas — uma dor de cabeça que pode ser evitada.Vamos garantir que a jornada de trabalho está sendo cumprida dentro do esperado? Então, continue lendo e entenda a diferença entre usar cartão de ponto ou ponto eletrônico:

Como deve ser feito o controle de ponto?

A legislação brasileira determina que as empresas que têm mais de 10 funcionários são obrigadas a controlar a hora de entrada e saída de todos. Isso pode ser feito por meio de registro manual, mecânico ou eletrônico. Deve haver também a sinalização, por parte do funcionário, do horário de repouso (intervalo para o almoço).Apesar de esse registro não ser obrigatório para as empresas com menos de 10 funcionários, nunca é bom arriscar, certo? O registro do ponto deve ser feito com o objetivo de saber o que está acontecendo no seu negócio. Avaliar a disponibilidade dos trabalhadores e efetuar o pagamento do valor justo pelas horas trabalhadas.

Planilha de Controle de Ponto

O que é cartão de ponto?

O cartão de ponto tem uma longa história no registro da entrada e saída de funcionários das empresas. Ele nem sempre foi tão moderno. Já teve uma versão em folha de papel ou cartolina na qual eram impressas as horas de entrada e saída. O problema, no entanto, era a possibilidade de burlar o sistema.Essa solução para controlar o ponto evoluiu. Agora, no formato de um cartão que lembra os demais que já temos (crédito, débito, carteirinha estudantil ou vale-refeição). Ele é entregue no primeiro dia de trabalho de cada funcionário. Uma máquina fica disponível para que o cartão seja passado nela 4 vezes ao dia: chegada, ida para o almoço, retorno e saída.

O que é ponto eletrônico?

A evolução do cartão é o ponto eletrônico, um relógio que está interligado a softwares que realiza o controle das horas trabalhadas da equipe de trabalho. Ele também funciona com o cartão, mas pode funcionar com senhas e até dados biométricos — o que reduz significativamente as chances de fraudes.A adoção desse modelo, que é mais moderno e seguro, deve ser por meio de um equipamento homologado pelo Ministério do Trabalho. O aparelho homologado tem itens obrigatórios, como relógio digital com horas, minutos e segundos, emissor de comprovante impresso, porta USB para capturar dados salvos e sistema permanente de armazenamento.O ponto eletrônico apresenta vantagens como a rapidez no processamento dos dados que estão armazenados nele, oferecendo segurança e confiabilidade tanto para a empresa quanto os funcionários. Como consequência, obtém-se uma significativa redução nas falhas e possíveis erros relacionados à marcação e contabilização das horas trabalhadas — inclusive as extras.Quer saber mais sobre ponto eletrônico? Confira o artigo que fizemos sobre o risco de não seguir a legislação de ponto eletrônico clicando aqui.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂


Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...