Voltar ao Blog
Cartão de ponto: entenda porquê ele não vale mais a pena

Cartão de ponto: entenda porquê ele não vale mais a pena

Em um ambiente empresarial tão corrido, com inúmeras responsabilidades e compromissos. É essencial que as empresas utilizem bons métodos para registrar e controlar a jornada de trabalho de seus colaboradores.Durante muito tempo, o cartão de ponto era o principal meio para fazer esse trabalho. No entanto, eles estão com os dias contados. Hoje em dia, existem sistemas mais eficientes para rastrear e analisar o tempo que seus empregados trabalham para você.Com simples processos, é possível gerar relatórios detalhados. Eles fornecem informações claras sobre áreas de foco estratégico dos seus recursos humanos, como ausência, desempenho e gerenciamento dos seus talentos.Por isso, a partir deste artigo você questionará a eficácia do cartão de ponto e também conhecerá quais são as suas alternativas mais modernas. Vamos lá?

As características de um cartão de ponto

O cartão de ponto evoluiu dos antigos livros de registros, onde os próprios funcionários escreviam, de próprio punho, os horários de entrada e saída do ambiente de trabalho. Porém, tal método exigia que os empregadores acreditassem plenamente nas palavras dos seus funcionários.Com o tempo, o cartão de ponto também evoluiu, passando do processo manual para o mecânico. Neste sistema, o colaborador inseria um cartão de cartolina dentro do vão de um relógio de ponto, onde o horário exato era registrado de forma mecânica.Mais recentemente, esse modelo migrou para o cartão magnético. Logo após, para o processo eletrônico, no qual o crachá do funcionário (ou sua biometria) é registrado de forma totalmente digital.

Pontomais 2019

Como a tecnologia tem revolucionado o controle de ponto

Da assinatura manual até o relógio de ponto eletrônico (REP), a tecnologia evoluiu bastante. Assim, os sistemas modernos como o do Pontomais permitem que todos na sua organização registrem sua jornada de trabalho em qualquer dispositivo, como smartphones, tablets e computadores. Isso tudo, onde quer que estejam, sem precisar de um relógio de ponto.Os comprovantes desses tipos de sistema têm o mesmo valor legal que aqueles que são impressos por meio de REP. Desse modo, eles podem ser acessados de qualquer lugar com acesso à internet.Além disso, os relatórios avançados permitem acompanhar no que seus funcionários trabalham, por quanto tempo e quanto custa a mão de obra. Com isso, é possível auditar proativamente detalhes da folha de pagamento e identificar tendências de ausência de colaboradores.

Os problemas do cartão de ponto

As falhas humanas podem ocorrer em qualquer momento. Mas, como proprietário de uma empresa, os erros no controle de ponto de funcionários podem lhe custar muito dinheiro. Dessa maneira, algo tão simples como a falta de contabilização de uma hora extra pode ter graves consequências jurídicas para o seu negócio.Um sistema de controle de ponto eletrônico minimiza o risco de erro humano, você registra as entradas e saídas de funcionários, bem como, calcula automática e precisamente as horas extras, períodos de folga, ausências ou férias, tudo de forma simples, segura e prática.Você ainda pode agrupar todas essas informações de forma centralizada. Isso permite a geração de relatórios em tempo real, para a tomada de melhores decisões e acompanhamento do desempenho do seu negócio.Assim, você aumenta a produtividade do seu negócio, mantém sua equipe motivada e afasta o risco de processos trabalhistas. Unicamente, deixando de utilizar métodos ultrapassados de registro de jornada de trabalho, como o cartão de ponto.

E você, ficou interessado em aposentar o cartão de ponto?

Então visite nosso site e clique em "experimente grátis" para conhecer a solução de controle de ponto que temos a oferecer para o seu negócio!Vale a pena conhecer esse software inovador! Você pode experimentar a ferramenta de forma totalmente gratuita antes de contratar o plano mais adequado à sua empresa. Não perca mais tempo! Proteja a sua empresa e facilite a rotina de gestão de RH agora mesmo!

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI.Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rh Evolucionar a gestão da sua empresa.Leia também:https://pontomais.com.br/blog/cartao-de-ponto-ponto-eletronico/

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...