Voltar ao Blog
calendario-dp Pontomais

Calendário do DP: como elaborar de forma eficiente?

Silvana Fernandes
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Já começou a programar o calendário do DP para 2019? Não? Corra que ainda há tempo!

O funcionamento de uma empresa depende de uma série de taxas obrigatórias a serem pagas para o governo. Assim, quando a organização perde o prazo, pode se complicar devido à aplicação de multas.

Para ajudar a começar o próximo ano organizado, separamos os principais documentos que devem ser quitados e a periodicidade desses pagamentos disponibilizando também uma relação dos feriados e pontos facultativos do próximo ano.

E então, preparado para deixar 2018 para trás com tudo organizado e começar 2019 com o pé direito? Acompanhe!

CAGED

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) consiste em uma declaração de admissões, demissões e transferências executadas pela empresa, e deve ser enviado mensalmente ao Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Desse modo, a empresa deve fazer o envio até o dia 07 do corrente mês ou deve arcar com os custos de uma multa referente aos dias em atraso e ao número de funcionários que deixaram de ser cadastrados. Recomendamos registrar no calendário do DP o envio até o 5º dia útil de cada mês.

GPS

A Guia da Previdência Social (GPS) é o famoso desconto do INSS no holerite do trabalhador, que garante ao contribuinte os benefícios previstos por lei, como a aposentadoria e o auxílio-maternidade.

A contribuição deve ser paga até o dia 20 do mês seguinte. Por exemplo, a de janeiro deve ser paga até o dia 20 de fevereiro, sob pena de multa por atraso.

Recomendamos que o GPS faça parte do calendário mensal do departamento nos primeiros dias do mês, junto à folha de pagamento ou ao fechamento dela.

DARF

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) é uma das taxas que mais exigem atenção, pois não há uma data fixa para ser quitada, já que esse documento refere-se ao pagamento dos impostos embutidos nas operações de uma empresa e seu prazo é definido pela Receita Federal conforme cada tributo.

eSocial

O eSocial tem um calendário estabelecido por mês, de acordo com o faturamento da empresa. Veja como você deve se organizar de acordo com o site.

Etapa 1: empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões:

Etapa 2: demais empresas privadas, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas:

Você pode conferir mais detalhes clicando aqui, lembrando que o eSocial passou a ser obrigatório em 2018, mas alguns softwares de RH fazem todo o processo automaticamente, sem que você precise se preocupar.

DIRF

A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) é uma obrigação à qual a empresa deve estar atenta, principalmente quanto ao prazo de entrega, pois o calendário muda todos os anos, conforme divulgado pela Receita Federal.

Como os demais documentos, a organização também pode ser multada, em caso de perda do prazo.

Feriados e pontos facultativos

Confira, agora, a lista de feriados obrigatórios. Caso o colaborador trabalhe em um desses dias, deverá compensá-lo em outra data, receber hora extra ou o que for orientado por acordo coletivo:

Já os pontos facultativos são datas em que a empresa decide se haverá expediente ou não, como acontece no Carnaval e com a Quarta-feira de Cinzas. Trabalhar nessas datas não obriga o patrão a pagar horas extras ou utilizar o banco de horas.

Entretanto, é sempre bom verificar a legislação municipal, pois algumas cidades podem decretar feriados em diferentes ocasiões.

Desse modo, para organizar melhor o calendário do DP, você pode contar com uma ferramenta que automatize esses processos burocráticos, tornando a rotina mais segura, pois, dificilmente, a empresa perderá algum prazo.

Se você gostou das nossas dicas e gostaria de receber mais, siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn!

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Lidar com Atrasos no Trabalho? Tolerância, CLT e Dicas Práticas

Os atrasos no trabalho podem ser grandes indicadores de performance e bem-estar do seu time. Por isso, conhecer os limites de tolerância, saber o que a CLT diz sobre o assunto e ter maneiras de lidar com esse desafio no dia a dia são itens essenciais para um bom gestor.

Ler mais

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui