Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui
Voltar ao Blog
lider

Confira 5 características indispensáveis de um bom líder

Compartilhe nas redes sociais: 

As habilidades de liderança são muito valorizadas no mercado, fazendo com que a concorrência pelos melhores profissionais seja acirrada. Um bom líder reúne características que direcionam a empresa e os colaboradores para o crescimento. Portanto, mantendo a equipe motivada e engajada a conquistar bons resultados.Se você quer se tornar um profissional diferenciado e requisitado, não deixe de conferir as 5 características de um bom líder que listamos no post de hoje. Então, confira!

1. Buscar o autoconhecimento

O autoconhecimento consiste no entendimento das suas características, dos pontos fortes e dos negativos. Conhecer-se é fundamental para conseguir elaborar um planejamento, contratar funcionários que possam somar, tomar decisões e direcionar suas ações rumo à melhoria dos pontos negativos.Porém, essa não é uma tarefa fácil. Ter o autoconhecimento requer humildade para poder analisar as situações e interpretar corretamente os fatos. Essa habilidade de autoanálise torna o líder mais capaz de controlar as emoções, priorizar as tarefas corretamente e também dar feedbacks construtivos e coerentes para seus liderados.

Teste gratis pontomais 2019

2. Ter poder de decisão

A vida é feita de constantes decisões, podendo variar de situações esperadas para aquelas não programadas. A maneira como um profissional lida com as decisões tem como consequência direta o sucesso ou o fracasso de uma ação.Um bom líder, auxiliado pelo autoconhecimento, consegue manter o controle e busca ser justo diante da tomada de decisão. Mas, sem deixar de lado o crescimento da organização. Essa é uma característica muito valorizada no mercado devido ao impacto que uma escolha tem nos resultados de uma empresa.Além disso, possuir o poder de tomar decisões corretamente serve como inspiração para a equipe. Assim, os colaboradores confiam no trabalho do líder e se espelham em suas qualidades.

3. Se relacionar bem

De nada adianta um gestor possuir habilidades de um líder se não souber orientar sua equipe. O bom relacionamento é a base para o sucesso de um grupo. Os colaboradores respeitam os gerentes que possuem uma boa comunicação.Nesse contexto, conquistam a lealdade do time os líderes que se interessam pelo bem-estar da equipe, valorizam o interpessoal e não utilizam os funcionários somente como uma escada para o próprio crescimento.A capacidade de criar relações positivas e profissionais com seus liderados diferencia um líder de um gestor. Uma equipe unida e com um relacionamento saudável é capaz de conquistar melhores resultados, permitindo a continuidade de um projeto sem que a empresa sofra com a rotatividade.

4. Ser capaz de delegar responsabilidades

Delegar responsabilidades demonstra que o líder confia no trabalho do seu grupo e que todos são importantes para o crescimento da organização. Além de motivar os colaboradores e aumentar o engajamento, essa atitude permite que o gerente consiga fazer uma melhor gestão de seu tempo, direcionando suas energias para os resultados, no lugar de se preocupar em supervisionar o trabalho de cada um.A maneira correta de delegar responsabilidades é conhecer as habilidades individuais de sua equipe e direcionar as tarefas conforme as competências exigidas. Isso um bom líder sabe fazer muito bem.

5. Agir positivamente

Situações inesperadas e fracassos são comuns tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Saber agir diante dessas adversidades é uma característica muito importante para um líder. Pois suas atitudes exercem influência direta sobre seus liderados.Um gestor que consegue ver uma oportunidade e tirar o aprendizado necessário, mesmo quando existem frustrações, passa para os funcionários que é sempre possível crescer e que não há tempo para ficar lamentando. Afinal, a organização precisa de uma reação positiva de todos.Identificou-se com alguma dessas características de um bom líder? Pois saiba que a liderança também é um processo de busca contínua pelo conhecimento. Para se manter informado e ter acesso a conteúdos como esse, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas postagens!

Teste gratis pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

2º MeetUp RH Pontomais - GPTW

O 2º MeetUp de RH Pontomais será uma imersão no mundo das melhores empresas para se trabalhar. O tema principal desse encontro será o GPTW.

Ler mais

Gestão de benefícios: entenda a importância e como fazer de maneira eficaz

A Gestão de Benefícios vai desde a escolha do tipo de incentivo até o efetivo recebimento pelos colaboradores. Saiba como fazer de forma eficaz.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!