Aviso Prévio: Tire Suas Dúvidas Aqui!

Aviso Prévio: Tire Suas Dúvidas Aqui!
Hendrik Machado

O aviso prévio acontece sempre que o colaborador é desligado da empresa sem justa causa - seja por decisão da companhia ou por pedido de demissão a partir do funcionário. 

Ele é caracterizado por um período após a rescisão de contrato, no qual o funcionário permanece realizando suas atividades na empresa. A quantidade de dias é variável e o cumprimento do aviso prévio depende de um acordo entre empregador e empregado.

O aviso prévio é extremamente importante para o seu negócio. Ele permite que as atividades em andamento sejam concluídas, minimiza o impacto da mudança no time e concede um tempo para que a vaga seja preenchida sem maiores problemas. 

Por isso, vamos saber como funciona o aviso prévio, conhecer os tipos previstos por lei e ver uma tabela completa com períodos de aviso prévio?

Continue lendo.

O Que é Aviso Prévio?

O aviso prévio é um comunicado de rescisão de contrato. A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) determina algumas regras básicas para esse comunicado, que devem ser seguidas independente de quem parte a decisão de desligamento - seja da empresa ou do empregado.

O prazo de entrega do aviso prévio varia de acordo com o período de pagamento do colaborador e com o tempo de prestação de serviço. 

Portanto, veja algumas situações:

  • Pagamento semanal ou por tempo inferior: quando o colaborador recebe por diária ou semana, por exemplo, o aviso prévio deve acontecer 8 dias antes da rescisão de contrato;

  • Pagamento quinzenal ou mensal: nesses casos, o comunicado deve acontecer 30 dias antes da rescisão de contrato.

Importante!

Vale lembrar que colaboradores que trabalham há mais de 12 meses na empresa devem seguir, também, a regra dos 30 dias. A lei estabelece, ainda, que a falta de aviso prévio por parte do empregador acarreta em indenização monetária para o trabalhador. 

Nesses casos, a empresa deve ao funcionário o salário correspondente ao prazo de aviso. Esse período deve aparecer, também, na Carteira de Trabalho do funcionário em seu tempo de serviço.

quando o colaborador não quer cumprir o aviso prévio, este perde o direito ao salário relacionado ao prazo definido por lei.

Vale lembrar que o valor das horas extraordinárias trabalhadas deve integrar o aviso prévio e que todos esses cálculos monetários devem aparecer no cálculo de rescisão do contrato de trabalho.

Aviso Prévio - Tabela: Quantos Dias o Colaborador Precisa Cumprir?

Como falamos anteriormente, a quantidade de dias de aviso prévio está diretamente relacionada ao tempo de estadia do colaborador na empresa. Por regra, o aviso tem a duração fixa de 30 dias.

Para cada ano de serviço prestado, devem ser adicionados 3 dias a mais. Esse período pode se estender até, no máximo, 90 dias de aviso prévio.

Veja a tabela completa abaixo:


aviso prévio tabela


Quais São os Tipos de Aviso Prévio?

Existem três maneiras de esse comunicado ser utilizado: aviso prévio trabalhado, aviso prévio indenizado ou aviso prévio cumprido em casa. Vamos conhecer as suas características?

Aviso Prévio Trabalhado

Quando o colaborador decide cumprir o aviso prévio, deve permanecer na empresa após a comunicação da rescisão contratual durante o período determinado. Nesses casos, o funcionário tem direito ao salário referente aos dias trabalhados sem nenhuma alteração.

Em casos de aviso prévio trabalhado, o colaborador que recebe semanalmente deve realizar a carga horária de 6 horas diárias. Já os funcionários que têm salário quinzenal ou mensal têm o direito a 7 dias de folga corridos dentro do período do aviso.

A legislação trabalhista garante esse direito para que o trabalhador possa buscar por outras oportunidades e se recolocar no mercado. 

Aviso Prévio Indenizado

A indenização referente ao aviso prévio acontece quando a empresa desliga o colaborador em caráter imediato. Ou seja: no mesmo dia em que recebe o aviso de rescisão de contrato, o trabalhador deve deixar suas atividades.

Como a decisão parte da empresa, esta também é responsável pelos encargos relacionados à indenização e deve remunerar o colaborador pelo referente aos dias do aviso prévio não cumprido. Caso o trabalhador escolha não cumprir o aviso prévio, é ele quem deve pagar os encargos relacionados à empresa. 

A Reforma Trabalhista alterou as regras em casos onde a empresa opta pelo aviso prévio indenizado. Agora, o valor indenizado deve ser pago pela metade. Já o saldo do FGTS será de 20%, com o limite de 80% do valor do depósito.

Os valores referentes à demissão do funcionário devem ser pagos no máximo 10 dias depois da rescisão de contrato. Porém, a indenização do aviso prévio deve ser paga no 1° dia útil ao fim do período.

Fique Atento!

O não cumprimento das regras citadas acima ou a indenização incorreta do aviso prévio pode acarretar em multas ou processos trabalhistas onerosos para a sua empresa. Por isso, é extremamente importante estar atento a todos os detalhes.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Carnaval é Feriado? Veja os Feriados Obrigatórios e Pontos Facultativos em 2021!

Estamos nos aproximando do mês de fevereiro e, durante esse período, começa a surgir aquela dúvida, que ainda é motivo de discussões entre colaboradores e empresas: Afinal, Carnaval é feriado? Saiba mais!

Ler mais

Descanso Semanal Remunerado: O Que é, Regras na CLT, Como Calcular e Mais

O descanso semanal remunerado é um direito de todos os trabalhadores que operam em regime CLT. Por isso, é muito importante conhecer as regras, saber como calcular o descanso remunerado e entender todos os detalhes de como ele funciona!

Ler mais

Modelo de Folha de Ponto: Conheça Tipos, Diferenças e Como Funciona

Você conhece todos os modelos de folha de ponto? Essa ferramenta pode ser manual, eletrônica ou digital, e cada modelo de folha de ponto oferece uma vantagem diferente. Acesse para conhecer os tipos de folha de ponto, suas diferenças e saber como funciona!

Ler mais

Veja também

Kit Férias

Montamos um checklist e uma planilha completa para te ajudar a organizar as férias dos seus colaboradores de forma prática e eficiente.

Ler mais

8 Motivos para Investir em Controle de Ponto Online

De acordo com o Ministério do Trabalho, somente as empresas com mais de 20 colaboradores têm obrigatoriedade de utilizar o controle de ponto.

Ler mais

Onboarding Virtual

O onboarding de novos colaboradores é fundamental para finalizar o processo de uma contratação bem sucedida. Mas como fazê-lo a distância? Veja algumas dicas neste infográfico completo!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui

Opa! Me da uma ultima chance?

< Infográfico >

Carteira de Trabalho Digital

Saiba qual é o passo a passo caso o colaborador já tenha uma carteira de trabalho física ou não.
Não tenho interesse :(