Autogestão empresarial: por que aplicar em sua empresa?

Autogestão empresarial: por que aplicar em sua empresa?

Todo gestor trabalha constantemente para encontrar estratégias que façam com que sua empresa esteja sempre em crescimento. Por isso, no ambiente de trabalho, é importante saber identificar quando surgem boas oportunidades. E se você estiver atento, pode perceber que bons profissionais acabam desenvolvendo uma grande autonomia em suas funções.Essa característica é muito comum em qualquer área. Assim, podendo ser utilizada para otimizar o funcionamento interno do seu negócio se direcionada da maneira certa. Neste post vamos mostrar por que você deve implementar uma autogestão empresarial em seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Como funciona a autogestão empresarial? A estrutura hierárquica de uma empresa pode ser necessária para garantir o bom funcionamento de diversos processos. Entretanto, em muitos momentos, ela pode se tornar burocrática e deixar de aproveitar habilidades específicas de certos funcionários que poderiam otimizar seu trabalho ou do time todo.É por isso que, muitas vezes, a gestão de equipes precisa ser repensada. E a autogestão surge como uma alternativa extremamente eficiente para solucionar esses problemas. 

Mudança na tomada de decisões

 A autogestão empresarial quebra um antigo paradigma, no qual as decisões, em geral, eram responsabilidades acumuladas sobre poucos indivíduos. A falta de confiança no potencial de um colaborador para decidir a melhor forma de realizar suas funções diminuiu muito com o avanço da capacitação profissional de cada um.Todo gestor sabe que um funcionário eficiente conhece muito bem o trabalho que realiza e é capaz de lidar sozinho com certas decisões se elas forem delegadas a ele. Na autogestão, esse é o modo natural de funcionamento dos processos. É possível notar, já há um bom tempo, os resultados positivos dessa prática em diversas empresas, como mostraremos a seguir. 

Teste gratis pontomais 2019

Quais são os benefícios desse sistema?

 

Autonomia para os colaboradores

 Oferecer a possibilidade de gerenciar mais de perto o próprio trabalho, é garantir que cada profissional otimize o próprio tempo. Pois, além de criar um ambiente mais tranquilo e com menos pressão, você valoriza o trabalho do profissional, trazendo crescimento ao indivíduo e à empresa.Um colaborador mais independente é mais eficaz e tem uma relação mais clara com os resultados esperados, cumprindo melhor os prazos e ganhando tempo no alcance das metas

Otimização do trabalho do gestor

 A distribuição de tarefas é algo que toma muito do precioso tempo de um gestor. É muito comum que atividades importantes acabem sendo deixadas de lado quando você precisa passar o dia todo delegando funções específicas para cada funcionário do time.Com a transferência de tomada de decisões para seus subordinados, você não só elimina processos burocráticos, como ganha tempo para focar em questões que exigem sua concentração naquele momento. 

Como aplicar?

 O mais seguro é desenvolver um processo escalável de transferência de responsabilidades. Passe a cada funcionário, aos poucos, autoridade para tomada de pequenas decisões relacionadas ao próprio trabalho. Faça isso levando em consideração as diferentes etapas do trabalho de cada um. Em seguida, coloque em prática essas recomendações: 

Estabeleça uma política de transparência

 Por questões culturais, sempre houve uma desconfiança muito grande dos gestores e empreendedores em passar informações. Como, por exemplo, comunicar aos funcionários os indicadores da empresa e, também, divulgar resultados negativos. É claro que não são todas as equipes que devem saber todo tipo de informação, mas quanto mais dados o profissional possuir sobre o seu e os demais departamentos, mais apto ele estará para tomar decisões sobre a sua função e como terá que agir em determinadas situações.Mesmo que a situação não seja boa, os colaboradores não podem ser surpreendidos por novidades que não esperavam. Não existe uma receita rápida para tornar uma empresa transparente. Mas para agilizar esse processo é preciso encurtar a distância entre os níveis de hierarquia de um modo que todos consigam falar a mesma língua. Assim, o fluxo de trabalho melhora e as decisões de curto prazo serão tomadas instantaneamente, sem que seja necessário aguardar a autorização dos superiores. 

Defina metas e indicadores claros para todos

 Colaboradores tornam-se mais independentes quando a corporação possui uma estrutura madura. Também, quando demonstra de forma clara o que se espera das pessoas. Nesse quesito, a meritocracia é uma forma de trabalho que auxilia muito a criar profissionais responsáveis pelas próprias atividades, pois os seus resultados são equivalentes ao seu desempenho e ao que se espera dele.A essência da relação profissional se dá, obviamente, pela troca entre o funcionário e a empresa: o primeiro executa seu trabalho e a segunda o recompensa por aquilo que recebe em troca.Um plano meritocrático bem estruturado consegue apontar para as equipes dois aspectos fundamentais: se o desempenho do colaborador é condizente com os objetivos da empresa e quem são aqueles que realmente fazem a diferença, trazendo o retorno esperado. A partir disso, os que se destacam podem ser premiados com mais autonomia, por exemplo, já que demonstram um empenho maior para cumprir suas funções.Evite criar metas difíceis de serem atingidas para não causar uma desmotivação geral — o que pode comprometer grande parte dos processos. Defina indicadores sempre pensando em reconhecimento para estimular a autogestão da sua equipe. 

Crie vínculo com seus subordinados

 Sem uma boa comunicação, o relacionamento entre subordinados e líderes pode ser prejudicado. Uma boa convivência é extremamente útil para que você veja novas perspectivas e saiba quais são os desafios e expectativas dentro e fora do ambiente organizacional, o que provoca um sentido de “fazer parte da equipe” para o colaborador.Seja um mentor e indique as melhores soluções para as atividades operacionais. Ao agir dessa forma, você se aproximará ainda mais da sua equipe. Assim, eles se sentirão mais seguros para tomarem suas próprias decisões em prol da empresa.Em poucos meses, ou mesmo semanas, cada um deles já vai gerenciar boa parte do próprio trabalho. Você poderá passar um projeto todo e definir o prazo de entrega junto a eles. Assim, eliminando etapas que tomariam muito do seu tempo para definir miniprocessos internos a esses. 

Tolere os erros iniciais

 Entenda que o “erro” do colaborador é, na verdade, uma forma de aprendizado, portanto, evite penalizá-lo severamente para que ele não fique desmotivado. Coloque-se no lugar do profissional. Pois, assim, você enxergará o motivo que fez com que ele agisse fora do planejado e o direcionará ao caminho certo. Mostre que existem obstáculos e que é perfeitamente possível superá-los. Essa é uma maneira bastante eficaz de encorajar as equipes.Lembre-se de que ninguém conhece melhor o trabalho do profissional do que ele mesmo. Com esse investimento em confiança, você abre espaço para que sua empresa passe a produzir mais e melhor, utilizando todo o potencial de cada colaborador.Faça uma análise e verifique que tipos de decisões podem ser transferidas para cada funcionário. A autogestão empresarial pode ser um grande passo para que sua marca conquiste um lugar de destaque no mercado, graças à praticidade e à qualidade que esse tipo de atitude proporciona aos processos.E então, o que achou do conteúdo de hoje? Aproveite esta oportunidade e siga nossas redes sociais para ver mais dicas sobre gestão empresarial. Estamos no Facebook e LinkedIn!

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5000 empresas e 100.000 usuários em toda América Latina. Com uma plataforma simples, econômica e segura, fornece uma solução moderna e inovadora. Assim, diminuindo os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Teste gratis pontomais 2019
Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Informe a quantidade de funcionários.
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Qual a importância da pesquisa de satisfação interna para as empresas?

A pesquisa de satisfação interna ajuda a compreender o que precisa ser melhorado através da opinião dos colaboradores, e seus resultados podem ser a vantagem competitiva que a sua empresa precisa. Quer saber como? Leia o artigo!

Ler mais

Como adaptar o Onboarding para o cenário digital?

O onboarding é um dos processos mais importantes na admissão dos colaboradores. Saiba como adaptá-lo ao cenário digital.

Ler mais

Por que colaboradores com experiências positivas se tornam mais engajados?

Quando se trata de negócios, é comum falar sobre a importância da experiência dos consumidores. Mas como está a experiência dos colaboradores da sua empresa? Entenda como esse processo influencia os resultados da organização.

Ler mais

Veja também

Qual a importância da pesquisa de satisfação interna para as empresas?

A pesquisa de satisfação interna ajuda a compreender o que precisa ser melhorado através da opinião dos colaboradores, e seus resultados podem ser a vantagem competitiva que a sua empresa precisa. Quer saber como? Leia o artigo!

Ler mais

Como adaptar o Onboarding para o cenário digital?

O onboarding é um dos processos mais importantes na admissão dos colaboradores. Saiba como adaptá-lo ao cenário digital.

Ler mais

Por que colaboradores com experiências positivas se tornam mais engajados?

Quando se trata de negócios, é comum falar sobre a importância da experiência dos consumidores. Mas como está a experiência dos colaboradores da sua empresa? Entenda como esse processo influencia os resultados da organização.

Ler mais

Veja também

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Saiba como tornar o seu RH mais estratégico através de metodologias de pesquisa.

Ler mais
Desoneração da Folha de Pagamento

Desoneração da Folha de Pagamento

Saiba tudo sobre esse método de contribuição previdenciária que pode representar uma grande economia no orçamento da organização.

Ler mais
Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Conheça as diferenças e semelhanças entre essas modalidades de jornada e saiba as regras da legislação trabalhista para cada uma delas!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.

Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui