Voltar ao Blog
atrasos no trabalho

Como Lidar com Atrasos no Trabalho? Tolerância, CLT e Dicas Práticas

Ricardo Nacarato
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Os atrasos no trabalho podem ter diversos significados, desde problemas pessoais até a insatisfação do colaborador com a empresa. Por isso, é importante estar atento aos indicadores, entender os motivos dos atrasos e traçar estratégias para manter a sua equipe produtiva

Para auxiliar nesse desafio, criamos um conteúdo completo com todas as informações sobre tolerância de atraso, o que diz a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e dicas para acabar com os atrasos no trabalho.

Vem com a gente.

Qual a Tolerância de Atrasos no Trabalho de Acordo com a CLT?

De acordo com o Art. 58 da CLT, todos os colaboradores devem trabalhar no máximo 8 horas por dia - salvo exceções, como nas jornadas 12x36, por exemplo. 

Com relação aos atrasos, a legislação é bem específica: a tolerância máxima de variações no registro de ponto é de 5 minutos, não podendo ultrapassar os 10 minutos por dia.  

Exemplificando:


Como Funciona o Banco de Horas em Casos de Atrasos no Trabalho?

Atualmente, diversas empresas utilizam o modelo de jornada flexível com banco de horas. Nesse sistema, as horas trabalhadas a mais são computadas como positivas, enquanto os atrasos e horas trabalhadas a menos, como negativas.

Por conta disso, em casos de atrasos acima dos 10 minutos diários estabelecidos por lei, esse período deve ser contabilizado como horas negativas

Uma das vantagens da utilização do banco de horas em casos de atrasos no trabalho é que as horas negativas podem ser equilibradas com horas positivas em outros momentos do dia ou da semana. 

Por isso, é de suma importância que os colaboradores tenham acesso ao banco de horas, para que possam participar da gestão da sua própria jornada e ficar atento ao prazo de validade das horas positivas e negativas.

Chegar Atrasado no Trabalho Pode Ser Considerado Justa Causa?

Sim. 

A demissão por justa causa que contempla os atrasos excessivos é conhecida como desídia e está prevista no Art. 482 da CLT.

De acordo com a legislação, a desídia é interpretada como um comportamento de negligência ou ausência de cuidados no desempenho das funções às quais o colaborador foi designado.

Vale lembrar que cada caso deve ser examinado separadamente, pois o índice de atrasos ou absenteísmo pode ter diversos significados. Por isso, uma ótima maneira de entender os atrasos no trabalho é analisar os indicadores de desempenho.

Como Descontar os Atrasos no Trabalho na Folha de Pagamento?

Caso os atrasos não sejam justificados de maneira legal, devem ser descontados na folha de pagamento mensal. 

Para isso, basta fazer um cálculo simples:

Como Acabar Com os Atrasos no Trabalho?

Quando o funcionário chega atrasado todos os dias ou com uma frequência muito alta, é um alerta de que algo pode não estar correndo bem. 

Por isso, separamos algumas dicas de como evitar o excesso de atrasos no trabalho:

1. Use a Gestão Humanizada a seu Favor

Realizar uma gestão de pessoas com foco na humanização é fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável

Para eliminar os atrasos no trabalho por motivos de desmotivação ou possíveis descontentamentos, invista em um ambiente positivo e bom para se trabalhar.

2. Seja Adepto à Cultura do Feedback

Comunicação é tudo, não é mesmo? Por isso, implementar o feedback no dia a dia das equipes é fundamental. 

A prática do diálogo constante ajuda a evitar diversos problemas e a lidar com os desafios do dia a dia. Além disso, torna a gestão mais transparente e horizontal, itens fundamentais para uma boa relação entre empresa e funcionários.

3. Identifique Problemas Pessoais

Outros pontos que podem influenciar na rotina dos colaboradores e gerar atrasos no trabalho são os problemas pessoais. 

Que tal incluir um bate-papo sobre a vida nas reuniões e nos feedbacks? Assim, é possível conhecer melhor os seus colaboradores, saber quais são as suas dores e como a empresa pode auxiliar na resolução dos problemas.

4. Entenda Possíveis Pontos de Insatisfação

Além dos desafios pessoais, existe a possibilidade de o funcionário que chega atrasado todos os dias estar se sentindo desmotivado. 

Por isso, é importante estar atento a possíveis pontos de insatisfação na rotina. Mudanças constantes de pessoal, redução de salário, condições de trabalho precárias e falta de comunicação são algumas das questões que devem ser observadas constantemente.

5. Tenha um Bom Sistema de Controle de Ponto

Outro item que auxilia na diminuição de atrasos no trabalho é se adaptar à realidade dos colaboradores

Os sistemas de controle de ponto online mais modernos, como o da Pontomais, podem ser utilizados no smartphone e emitem notificações sempre que uma marcação de ponto estiver próxima. 

Desse modo, é possível utilizar a tecnologia a favor do seu negócio e evitar o alto índice de atrasos no trabalho.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui