Índice
Índice
Prática e Fácil: Assinatura Digital de Espelho-Ponto da Pontomais

Quem faz controle de ponto conhece bem a rotina: ao final do mês, o Departamento Pessoal tem que passar em todos os setores para colher a visto dos colaboradores no espelho-ponto. Mas você sabia que é possível automatizar esse processo com a assinatura digital?

Essa é mais uma das facilidades do sistema da Pontomais para os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Com a assinatura digital de espelho-ponto, o RH e o DP conseguem automatizar mais uma atividade do dia a dia, economizar tempo e agilizar processos. Com isso, abrindo espaço na rotina para o que realmente importa: a gestão de pessoas.

Vamos conhecer um pouco mais sobre Assinatura Digital? Vem com a gente.

As Facilidades da Assinatura Digital de Espelho-Ponto

Quem trabalha no setor de Recursos Humanos ou no Departamento Pessoal conhece bem a rotina do espelho-ponto. Além de gerar e verificar a documentação, é preciso validar com a assinatura de todos os colaboradores.

Essa função, em geral, dá muito trabalho para o RH. É preciso deslocar funcionários para percorrer toda a empresa, passar por todos os setores e verificar manualmente se todas as assinaturas foram colhidas corretamente.

Por isso, a Pontomais disponibilizou um novo recurso: a assinatura digital de espelho-ponto.

Com esse recurso, o colaborador só precisa cadastrar a assinatura no sistema uma vez. Esse registro pode ser feito tanto pelo app quanto pelo desktop. Ao final do mês, o RH envia a validação do espelho-ponto para todos os colaboradores de modo automático.

A partir daí, a assinatura digital do espelho-ponto pode ser feita pelo colaborador em apenas um clique, tanto no aplicativo do smartphone quanto no sistema via web.

Quais as Vantagens da Assinatura Digital para o RH?

A principal melhoria que o recurso traz para o RH é a diminuição do tempo gasto em atividades burocráticas.

Mas como o setor pode utilizar essa “folga” na rotina? Veja algumas dicas:

Análise de Indicadores

Outro benefício que a plataforma da Pontomais oferece é o acesso prático aos indicadores de gestão de jornada.

Esses indicadores são fundamentais para entender o comportamento dos colaboradores com relação à assiduidade, atrasos, absenteísmo, entre outros itens fundamentais para equipes de alta performance.

Desenvolvimento dos Colaboradores

Outro item extremamente importante na gestão de pessoas é saber aprimorar as competências dos colaboradores.

Essa prática, além de criar equipes com entregas cada vez melhores e alta performance, auxilia na diminuição do turnover em uma empresa – uma vez que colaboradores em constante desenvolvimento conseguem estar ativamente alinhados com as necessidades da companhia.

Endomarketing e Ações Internas

As práticas de endomarketing são fundamentais para manter as equipes motivadas, para retenção de talentos e para manter a comunicação interna fluindo de maneira constante.

Por isso, é fundamental que o RH aproveite o tempo gerado pela facilidade da assinatura digital do espelho-ponto para implementar projetos e ações internas em prol dos colaboradores.

Recrutamento e Seleção Estratégicos

Outra atividade fundamental para o RH é o recrutamento e seleção estratégicos. Utilizar o tempo que sobra da eliminação de atividades burocráticas no dia a dia para focar em encontrar e selecionar os melhores colaboradores é fundamental para manter a empresa saudável e os times com alto rendimento.

E Quais os Benefícios da Assinatura Digital de Espelho Ponto para o Colaborador?

Os funcionários da empresa também ganham com a nova rotina gerada pela assinatura eletrônica. Veja alguns dos benefícios:

Assinatura Única

O colaborador só precisa realizar o cadastro da assinatura digital no sistema uma vez. A partir disso, ele consegue validar os espelhos-ponto em poucos cliques!

Essa praticidade também otimiza a rotina do colaborador, que ganha mais tempo para cuidar de suas atividades e funções.

Acesso pelo Smartphone

Tanto o cadastro da assinatura eletrônica quanto o aceite virtual de espelho-ponto podem ser feitos pelo aplicativo da Pontomais.

Com o app instalado e configurado, o colaborador pode acessar todos os espelhos-ponto e realizar o aceite virtual de maneira prática na palma da mão.

Facilidade no Home Office

Os funcionários que trabalham em regime de trabalho remoto, home office ou jornadas flexíveis fora do escritório também ganham com essa facilidade no dia a dia.

Isso por que a assinatura digital pode ser feita a distância, sem a necessidade de comparecimento à empresa.

Histórico de Espelhos Assinados

Outra facilidade garantida aos colaboradores é que, com a assinatura digital de espelho-ponto, o colaborador ganha muito mais autonomia para acompanhar o seu histórico de espelhos assinados.

Essa independência é fundamental para gerar mais responsabilidade no colaborador a respeito de seu controle de ponto.

O Que a CLT Diz Sobre a Assinatura do Cartão Ponto?

A legislação de controle de ponto é clara: de acordo com o Art. 74 da CLT, todas as empresas com mais de 10 colaboradores são obrigadas a realizar o controle de ponto dos funcionários.

Existem diversas maneiras de realizar o controle de ponto, mas todas elas devem seguir as mesmas regras, como, por exemplo:

  • Marcar o horário de entrada e saída dos colaboradores;
  • Delimitar intervalos conforme a carga horária trabalhada no dia;
  • Documentar a jornada completa dos funcionários.

A CLT não menciona nada sobre obrigatoriedade da assinatura do cartão-ponto. Porém, assim como toda documentação, a validação do espelho-ponto mediante visto do colaborador é fundamental para proteger a empresa e o funcionário perante a justiça.

Por isso, aproveite essa funcionalidade do sistema Pontomais para eliminar mais um processo burocrático do RH com a assinatura digital!

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

    Praticidade e otimização de processos

    Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
    Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
    Solicite uma proposta