Voltar ao Blog
assiduidade

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

Silvana Fernandes
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Dentre os diversos indicadores de performance e engajamento de uma empresa, a assiduidade é um dos mais importantes. Esse critério diz respeito à frequência dos colaboradores na companhia e pode revelar dados interessantes sobre o comportamento dos funcionários e a qualidade do ambiente de trabalho.

Você já ouviu falar sobre assiduidade? Vem com a gente para saber mais sobre esse tópico tão importante para um RH mais estratégico.

O Que é Assiduidade no Trabalho?

A assiduidade é uma característica importante para a qualidade de vida do ser humano. Esse indicador diz respeito à consistência de um determinado comportamento e é fundamental para pessoas que buscam pelo desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, é a prática que leva à perfeição. 

No trabalho, a assiduidade de um colaborador indica o quanto ele está comprometido com as atividades e entregas dentro da empresa. 

Um funcionário assíduo é aquele que apresenta senso de dono, que cumpre com os compromissos firmados com a companhia e que é consistente ao desempenhar suas funções no dia a dia. 


o que é assiduidade


Qual a Diferença entre Assiduidade e Pontualidade?


Nem sempre o funcionário que chega sempre no horário é o mais assíduo, assim como o colaborador que apresenta maior índice de assiduidade nem sempre será o mais pontual

Isso porque o colaborador que aparece para os compromissos no horário marcado nem sempre é o que entrega o maior comprometimento com aquela atividade. Ou seja: é importante analisar as duas informações em separado. Elas andam juntas, mas nem sempre tem o mesmo significado.

Vale lembrar que tanto a assiduidade quanto a pontualidade são características primordiais em um bom colaborador. Por isso, é importante analisar e incentivar as duas para aprimorar o engajamento e a produtividade. 

Qual a Importância da Assiduidade para a Empresa?

A análise da assiduidade é extremamente importante para uma boa gestão de pessoas. Uma pesquisa que revela os colaboradores mais e menos assíduos gera resultados que tem relação direta com o sucesso da empresa

O colaborador que está com a assiduidade em alta é aquele que entrega mais comprometimento e desempenho em seus resultados. Logo, a assiduidade é uma métrica de desempenho que está diretamente relacionada com a produtividade.

Ao mensurar a qualidade do clima organizacional através de uma análise dos colaboradores mais assíduos, o RH pode mapear problemas e ajustes que devem ser feitos no ambiente de trabalho. 

Desse modo, o setor participa ativamente do crescimento da empresa. Veja algumas dicas de perguntas para nortear os estudos sobre assiduidade e produtividade:

A partir desses questionamentos, é possível buscar respostas concretas através dos dados sobre a assiduidade dos colaboradores.

Como Calcular a Assiduidade dos Funcionários?

Ter um bom controle de ponto é o melhor caminho para calcular e acompanhar a assiduidade na empresa. O RH precisa saber os horários de entrada, de saída e os intervalos dos colaboradores e ter confiança nesses dados para poder prosseguir com a análise.

Outro item que não pode faltar no estudo sobre os colaboradores mais assíduos é o absenteísmo. Isso porque o absenteísmo representa a quantidade de faltas e atrasos que o colaborador apresentou naquele período, geralmente contabilizado em horas.

Para facilitar o cálculo, é possível analisar a taxa de absenteísmo, ou seja, a porcentagem de faltas e ausências ocorridas naquele período.

Para isso, o RH precisa dos seguintes dados: 

A partir disso, basta pegar o total de horas não trabalhadas, dividir pelo total de horas que deveriam ter sido trabalhadas e multiplicar por 100

Para exemplificar, observe a seguinte situação: 


calculo de assiduidade

Agora imagine ter que fazer esses cálculos manualmente ou com planilhas todos os meses. Que complicado, não é mesmo?

O sistema da Pontomais oferece uma solução: a praticidade dos relatórios de absenteísmo automatizados. Com o nosso sistema, basta selecionar os colaboradores e o período para ter acesso à taxa de absenteísmo em tempo real.


controle de ponto pontomais

Vale lembrar que a taxa de absenteísmo ideal deve ser estipulada por cada empresa. Para definir esse número, tenha em vista a quantidade de colaboradores, as políticas da organização e os valores definidos para o negócio.

Como Diminuir o Absenteísmo e Estimular a Assiduidade dos Colaboradores?

Você já viu que, para compreender melhor a assiduidade dos seus colaboradores, é preciso calcular e monitorar a taxa de absenteísmo. Mais do que isso, é necessário conhecer o comportamento dos funcionários e mapear algumas situações e possíveis problemas.

Agora, vamos à solução: para estimular a assiduidade, é possível criar o chamado adicional de assiduidade. Nesse caso, a empresa cria uma bonificação para estimular a frequência e o comprometimento dos funcionários da empresa.

Esse valor a mais no salário pode ser menos dispendioso do que ter horas não trabalhadas ao final do mês - além de contribuir positivamente para a melhoria do clima organizacional.

O Que a CLT diz Sobre o Adicional de Assiduidade?

Assim como todas as gratificações que podem ser garantidas e oferecidas aos colaboradores, o adicional de assiduidade entra no detalhe do que é definido pelo Art. 457 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT):

“Art. 457 – Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953) (Vide Lei nº 13.419, de 2017)”.

Ou seja: sempre que esse adicional for usufruído pelo funcionário, deve ser contabilizado, também, na base de cálculos relacionados a benefícios como 13° salário e férias, por exemplo.

Importante!

Vale lembrar que o adicional de assiduidade deve estar previsto no acordo ou convenção coletiva adotado pela empresa. Depois de alinhar todas as estratégias, basta aplicar esse item para garantir o comprometimento e a produtividade dos seus colaboradores.




RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Cálculo de Rescisão: Veja o Passo a Passo Completo!

Fazer o cálculo de rescisão dos colaboradores não precisa ser um bicho de sete cabeças! Veja o passo a passo completo com todas as informações que o RH precisa para o cálculo de rescisão trabalhista: tipos de rescisão trabalhista, descontos, férias, valores e mais.

Ler mais

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

A assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.

Ler mais

Como o People Analytics Está Revolucionando a Gestão de Pessoas

O People Analytics tem o verdadeiro poder de revolucionar a gestão de pessoas. Veja como a análise de dados pode ajudar o setor de RH a ser mais estratégico, a evitar o alto índice de turnover e muito mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui