Dentre os diversos indicadores de performance e engajamento de uma empresa, a assiduidade é um dos mais importantes. Esse critério diz respeito à frequência dos colaboradores na companhia e pode revelar dados interessantes sobre o comportamento dos funcionários e a qualidade do ambiente de trabalho.
Você já ouviu falar sobre assiduidade? Vem com a gente para saber mais sobre esse tópico tão importante para um RH mais estratégico.
A assiduidade é uma característica importante para a qualidade de vida do ser humano. Esse indicador diz respeito à consistência de um determinado comportamento e é fundamental para pessoas que buscam pelo desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, é a prática que leva à perfeição.
No trabalho, a assiduidade de um colaborador indica o quanto ele está comprometido com as atividades e entregas dentro da empresa.
Um funcionário assíduo é aquele que apresenta senso de dono, que cumpre com os compromissos firmados com a companhia e que é consistente ao desempenhar suas funções no dia a dia.
Nem sempre o funcionário que chega sempre no horário é o mais assíduo, assim como o colaborador que apresenta maior índice de assiduidade nem sempre será o mais pontual.
Isso porque o colaborador que aparece para os compromissos no horário marcado nem sempre é o que entrega o maior comprometimento com aquela atividade. Ou seja: é importante analisar as duas informações em separado. Elas andam juntas, mas nem sempre tem o mesmo significado.
Vale lembrar que tanto a assiduidade quanto a pontualidade são características primordiais em um bom colaborador. Por isso, é importante analisar e incentivar as duas para aprimorar o engajamento e a produtividade.
A análise da assiduidade é extremamente importante para uma boa gestão de pessoas. Uma pesquisa que revela os colaboradores mais e menos assíduos gera resultados que tem relação direta com o sucesso da empresa.
O colaborador que está com a assiduidade em alta é aquele que entrega mais comprometimento e desempenho em seus resultados. Logo, a assiduidade é uma métrica de desempenho que está diretamente relacionada com a produtividade.
Ao mensurar a qualidade do clima organizacional através de uma análise dos colaboradores mais assíduos, o RH pode mapear problemas e ajustes que devem ser feitos no ambiente de trabalho.
Desse modo, o setor participa ativamente do crescimento da empresa. Veja algumas dicas de perguntas para nortear os estudos sobre assiduidade e produtividade:
A partir desses questionamentos, é possível buscar respostas concretas através dos dados sobre a assiduidade dos colaboradores.
Ter um bom controle de ponto é o melhor caminho para calcular e acompanhar a assiduidade na empresa. O RH precisa saber os horários de entrada, de saída e os intervalos dos colaboradores e ter confiança nesses dados para poder prosseguir com a análise.
Outro item que não pode faltar no estudo sobre os colaboradores mais assíduos é o absenteísmo. Isso porque o absenteísmo representa a quantidade de faltas e atrasos que o colaborador apresentou naquele período, geralmente contabilizado em horas.
Para facilitar o cálculo, é possível analisar a taxa de absenteísmo, ou seja, a porcentagem de faltas e ausências ocorridas naquele período.
Para isso, o RH precisa dos seguintes dados:
A partir disso, basta pegar o total de horas não trabalhadas, dividir pelo total de horas que deveriam ter sido trabalhadas e multiplicar por 100.
Para exemplificar, observe a seguinte situação:
Agora imagine ter que fazer esses cálculos manualmente ou com planilhas todos os meses. Que complicado, não é mesmo?
O sistema da Pontomais oferece uma solução: a praticidade dos relatórios de absenteísmo automatizados. Com o nosso sistema, basta selecionar os colaboradores e o período para ter acesso à taxa de absenteísmo em tempo real.
Vale lembrar que a taxa de absenteísmo ideal deve ser estipulada por cada empresa. Para definir esse número, tenha em vista a quantidade de colaboradores, as políticas da organização e os valores definidos para o negócio.
Você já viu que, para compreender melhor a assiduidade dos seus colaboradores, é preciso calcular e monitorar a taxa de absenteísmo. Mais do que isso, é necessário conhecer o comportamento dos funcionários e mapear algumas situações e possíveis problemas.
Agora, vamos à solução: para estimular a assiduidade, é possível criar o chamado adicional de assiduidade. Nesse caso, a empresa cria uma bonificação para estimular a frequência e o comprometimento dos funcionários da empresa.
Esse valor a mais no salário pode ser menos dispendioso do que ter horas não trabalhadas ao final do mês - além de contribuir positivamente para a melhoria do clima organizacional.
Assim como todas as gratificações que podem ser garantidas e oferecidas aos colaboradores, o adicional de assiduidade entra no detalhe do que é definido pelo Art. 457 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT):
“Art. 457 – Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953) (Vide Lei nº 13.419, de 2017)”.
Ou seja: sempre que esse adicional for usufruído pelo funcionário, deve ser contabilizado, também, na base de cálculos relacionados a benefícios como 13° salário e férias, por exemplo.
Vale lembrar que o adicional de assiduidade deve estar previsto no acordo ou convenção coletiva adotado pela empresa. Depois de alinhar todas as estratégias, basta aplicar esse item para garantir o comprometimento e a produtividade dos seus colaboradores.
A comunicação interna é uma estratégia fundamental para as empresas. Conheça os benefícios e saiba como melhorar a relação com os seus colaboradores.
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