Voltar ao Blog
arquivo afd no ponto eletronico

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

Bruno Favari
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Se você trabalha com fechamento de ponto, já deve ter ouvido algumas siglas como AFD e AFDT, não é mesmo? Esses documentos são fundamentais para manter a sua empresa protegida perante a auditoria fiscal. Por isso, este artigo tem o intuito de explicar um pouco mais sobre o arquivo AFD no ponto eletrônico.

Vamos lá?

O Que é e Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

AFD (Arquivo Fonte de Dados) é um documento que reúne todas as informações sobre o registro de ponto dos seus colaboradores. Ele fica armazenado dentro de sistemas de ponto como o REP e o ponto digital e não podem ser apagados ou alterados, seja direta ou indiretamente.

Dentro do arquivo AFD no ponto eletrônico, é possível encontrar algumas informações importantes, como:

Este documento é de utilização exclusiva do auditor fiscal do trabalho para avaliar as rotinas de jornada de trabalho nas empresas

Vale lembrar que não é possível alterar as informações deste documento, uma vez que ele conta com os dados brutos relacionados à jornada do colaborador. Ou seja: o arquivo AFD no ponto eletrônico veio para garantir a transparência entre a empresa e o Ministério do Trabalho.

E o AFDT, o Que é e Como Funciona?

Já o AFDT (Arquivo Fonte de Dados Tratados) diz respeito ao documento que conta com todas as informações tratadas sobre a jornada dos seus colaboradores. Esse arquivo utiliza todas as regras aplicadas à jornada e discrimina os horários de entrada, saída e intervalos dos colaboradores. 

Neste documento, é possível identificar e corrigir pequenos erros de marcação de ponto, como quando o colaborador esqueceu de registrar algum ponto do dia, por exemplo. Outras situações onde é possível utilizar o AFDT é quando há a necessidade de abonar faltas justificadas, como os atestados médicos.

O AFDT é um documento exclusivo para auditoria fiscal a partir do Ministério de Trabalho. Assim como o arquivo AFD, no ponto eletrônico é possível extraí-lo após o fechamento do espelho-ponto mensal.

Quais os Erros Mais Comuns no Controle de Ponto e Como Evitá-los?

A melhor maneira de manter o controle de ponto da sua empresa saudável é evitar alguns dos principais erros cometidos na gestão de jornada

Vamos conhecer alguns dos principais desafios no controle de ponto e ver dicas de como sistemas de controle de ponto online, como a Pontomais, ajudam a resolvê-los?

Perda de Informações

Já imaginou perder todas as informações sobre a jornada dos seus colaboradores? Em alguns tipos de controle de ponto, é possível que aconteçam alguns erros como planilhas desconfiguradas, perda de documentação impressa, entre outros - que podem gerar grandes problemas para o Departamento Pessoal.

No controle de ponto online, todas as informações são salvas na nuvem, o que gera um sistema com segurança cloud antifraude e elimina as chances de perda de informações.

Erros de Cálculo

Erros nos cálculos de horas extras, horas trabalhadas e benefícios podem gerar muita dor de cabeça e, até mesmo, processos trabalhistas. No controle de ponto online, essa contabilidade é feita automaticamente, o que elimina qualquer possibilidade de erros e facilita a construção da folha de pagamento.

Gasto Excessivo

Outro grande problema no controle de ponto é o gasto excessivo de verba. Quando o Departamento Pessoal não acompanha a jornada dos colaboradores de forma correta, os erros relacionados ao cálculo ativos podem acarretar em gastos excessivos na folha de pagamento.

Utilize a Tecnologia a Seu Favor

Com o controle de ponto online, é possível gerenciar e acompanhar a jornada dos colaboradores em tempo real. Desse modo, a companhia pode estabelecer regras que ajudem a eliminar os gastos desnecessários, gerando uma folha de pagamento mais justa e enxuta.

A Pontomais oferece tanto o AFDT quanto o arquivo AFD no ponto eletrônico, ambos com fácil acesso ao realizar o fechamento do mês. Que tal começar um teste hoje?


gestão de jornada pontomais teste grátis


RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui