Voltar ao Blog
armazenamento em nuvem pontomais

Como funciona o armazenamento em nuvem no setor de RH?

Gabriel Colombo

O setor de RH tem evoluído bastante nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da Deloitte, 56% das empresas já reformulam seus processos de gestão de pessoas para aproveitar ferramentas digitais. Por isso, é importante entender como funciona o armazenamento em nuvem e como aplicá-lo ao RH.

Com a possibilidade de armazenar arquivos em nuvem, a prática de gestão de pessoas ganha maior eficiência operacional, além de segurança e conforto no acesso às informações desejadas. Dessa maneira, todo tipo de empreendimento pode ser beneficiado.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como funciona o armazenamento em nuvem no setor de RH? Continue a leitura do artigo. :)

eBook Indicadores Desempenho para RH

O que é armazenamento em nuvem?

O conceiro do cloud computing, a computação em nuvem, a grosso modo, significa deixar os arquivos e informações desejadas salvas em um servidor externo à empresa, que pode ser acessado por meio de dispositivos em qualquer lugar e horário.

Antes, todas as informações eram salvas em um computador dentro da empresa e só poderiam ser acessadas desse dispositivo. No entanto hoje, as informações ficam armazenadas na nuvem, eliminando uma série de barreiras físicas e facilitando a vida do gestor de RH.

Com o armazenamento em nuvem, não é preciso instalar programas para gestão no computador ou deixar pastas sigilosas disponíveis.

Pastas, programas e arquivos do RH podem ser acessados de maneira remota, por meio da internet, basta ter o login e a senha da conta específica que deseja ter acesso.

Como funciona o armazenamento em nuvem para o RH?

Há alguns anos, a maioria das informações do setor de RH precisava ser acessada em um computador interno à empresa. Porém, com a demanda cada vez maior por flexibilidade e trabalho remoto, essa prática se tornou obsoleta.Hoje em dia, muitas das ferramentas do RH e das informações necessárias ao expediente podem ser arquivadas em nuvem, permitindo o acesso de qualquer lugar.

Para ficar mais claro, pense na evolução do controle de ponto. Primeiro veio o caderno de controle, no qual os profissionais assinavam fisicamente. Depois, o caderno se transformou em um software, que precisava ser instalado no computador da empresa. E agora, tudo é feito online!

Tanto o registro do ponto quanto o controle da assiduidade da equipe e o gerenciamento de outros dados podem ser feitos pela nuvem, pois o gestor de RH e os funcionários têm acesso online via desktop, notebook ou smartphone.

Quais as vantagens para a empresa e o RH?

Os benefícios são diversos, a começar pela facilidade no acesso. Antes, funcionários em viagens tinham dificuldades em acessar informações ou realizar parte do trabalho, afinal, havia uma forte demanda física.

Nos dias atuais, o acesso à nuvem permite que quase tudo seja feito de maneira remota.Outra grande vantagem está na segurança, afinal, as informações não estão no computador da empresa e disponíveis a qualquer pessoa.

E estão salvas de possíveis acidentes (por exemplo, incêndio aos arquivos da organização ou perda de dados de um computador).

Há muitos outros benefícios, como o aumento da eficiência operacional, otimização do espaço físico e de armazenamento da empresa, e a melhoria das rotinas de RH.

Moral da história: o armazenamento em nuvem não é apenas uma rotina, é uma necessidade latente dentro das empresas. Ao optar pelo armazenamento em nuvem para o RH, como o controle de ponto online, é possível obter resultados grandiosos.

Agora que entende como funciona o armazenamento em nuvem, aproveite para continuar aprendendo.

Leia nosso artigo “6 motivos para adotar o software de controle de ponto na nuvem”. Vamos lá!

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂


Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Entenda como funciona o teste gratuito Pontomais

O teste gratuito Pontomais é oferecido para as empresas que desejam conhecer melhor nossas funcionalidades antes de se comprometerem financeiramente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!