Quando os funcionários não agem de acordo com o padrão de comportamento esperado pela empresa, aplicar advertência verbal ou escrita é a melhor forma de corrigi-los. Porém, muitas dúvidas surgem na hora de executá-las, já que esse é um assunto bastante delicado.
Por esse motivo, é muito importante conhecer os momentos ideais de realizá-las e quais são as consequências dessas advertências para não cometer erros legais. Quer saber tudo sobre o assunto? Continue a leitura para conferir!
A advertência deve ser dada ao trabalhador quando ele desrespeitar o contrato de trabalho, as normas da empresa ou o acordo coletivo de trabalho. Ela é uma forma de notificar o colaborador, deixando-o ciente das consequências de rescindir o erro. Em caso de persistência, a notificação se agrava e pode evoluir para uma punição.
O funcionário pode se recusar a assinar o documento da advertência por não achá-la justa ou por motivos similares. No entanto, a lei ampara a empresa nesses casos. É possível chamar duas testemunhas que tenham presenciado o ocorrido para assinarem e dar veracidade ao documento, confirmando que a falta realmente ocorreu.
Se após as duas advertências a mesma falta ocorrer novamente, o empregado pode ser suspenso por até três dias. Isso deve ser registrado por meio de um documento similar ao da advertência por escrito, porém, com o detalhe da suspensão — avisando que o trabalhador não receberá pelos dias em que estiver suspenso.Caso o fato persista após a suspensão, é possível aplicar a demissão por justa causa.
As advertências possuem regras quanto a sua aplicação. Por questões jurídicas, é necessário seguir alguns princípios legais para notificar o empregado. Conheça quais são eles!
As advertências devem seguir uma ordem específica, em hierarquia. É vedado pular as seguintes etapas:
As punições devem ser imediatas. Ou seja, é preciso aplicá-las no ato, em seguida do incidente ter acontecido. As únicas exceções são nos casos de haver necessidade de apurar os fatos antes.
No entanto, se esse for o caso, deve ser justificado por escrito no documento. Além disso, a advertência deve ser assinada pelo empregado e mais duas testemunhas, além do empregador.
As penalidades devem ser únicas. Isso significa que, para cada falta, apenas um tipo de advertência pode ser utilizada. Portanto, não é possível, para um único erro, aplicar uma advertência verbal e uma por escrito.
Durante a correção do funcionário, é preciso considerar a proporcionalidade, sendo que o empregador precisa utilizar o bom senso. Para isso, deve avaliar o histórico do empregado, se já cometeu faltas outras vezes, seus motivos e condições pessoais.
Seguindo a lei corretamente, a advertência verbal e escrita pode funcionar como um excelente corretor de conduta, educando o trabalhador. Caso isso não seja possível e as faltas rescindirem, o empregador pode se amparar nelas para tomar uma ação mais efetiva, tendo provas dos motivos que levaram a essa decisão. Por isso, elas são uma forma de tornar transparentes as relações de trabalho.
Achou nosso artigo útil? Siga-nos nas nossas redes sociais para acompanhar sempre conteúdos atuais e informativos! Estamos no Facebook e LinkedIn!
A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.
Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.
Até mais. 🙂
Saiba como facilitar um dos processos mais importantes para qualquer empresa: a folha de pagamento.
Ler maisSaiba como fazer o controle de jornada de vários colaboradores do segmento de construção civil remotamente de forma segura e eficiente.
Ler maisSaiba como o Plano de Cargos e Salários pode ajudar a aumentar o engajamento da equipe e melhorar o resultado da sua empresa.
Ler maisO RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.
Ler maisComo e porquê implementar objetivos de desenvolvimento sustentável na estratégia da sua empresa durante a pandemia de COVID-19
Ler maisA Winov Cloud, ao lado da Pontomais, uniu forças para te explicar o que é a famosa nuvem e como ela poderá ajudar na segurança dos dados da sua empresa
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.