Voltar ao Blog
ponto eletrônico pontomais 2019

O que fazer para equipe se adaptar ao ponto eletrônico?

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais

Com o advento da tecnologia, vieram as inúmeras possibilidades de se otimizar processos. Então, tornando a rotina operacional cada vez mais prática e dinâmica. Dessa forma, os empreendedores tiveram que adaptar procedimentos, tarefas e recursos humanos quanto ao uso correto de novas ferramentas.A adaptação ao ponto eletrônico, por exemplo, exige que as organizações adotem meios para que as novas regras sejam corretamente aplicadas e para que todos os funcionários conheçam a importância do equipamento.No entanto, apesar de trazer inúmeros benefícios à rotina da empresa, muitos funcionários — e até mesmo gestores, em alguns casos! — acabando tendo certa resistência quanto à implementação dessa nova tecnologia. Nesse caso, o que fazer para a equipe se adaptar ao ponto eletrônico?Para auxiliá-lo nessa missão, preparamos um post com algumas dicas de promoção do ponto eletrônico para a sua empresa! Acompanhe:

Mostre aos colaboradores as vantagens do ponto eletrônico

O ponto eletrônico tem se tornado uma forte tendência em todos os tipos de organização. Independentemente do porte e da atividade realizada. Isso porque todo o processo é feito de forma automatizada por meio de softwares, permitindo uma maior transparência na relação trabalhista, tanto por parte da empresa, quanto por parte do colaborador.Além do mais, sabe-se que a melhor forma de analisar a produtividade e o desempenho organizacional é por meio da gestão eficiente das horas trabalhadas. Sendo assim, a implementação do ponto eletrônico surge como uma solução para o controle preciso do horário de trabalho dos funcionários. Entre as suas principais vantagens, podem ser citadas:

  • maior segurança e proteção para a empresa e para colaborador quanto ao controle correto das horas efetivamente trabalhadas, evitando, assim, processos judiciais;
  • maior confiança na relação entre empregador e colaborador;
  • eficácia e eficiência na análise das informações extraídas do ponto eletrônico pela equipe de RH;
  • otimização do cálculo das férias, horários de descanso e intervalos para almoço;
  • emissão de comprovante por parte do funcionário no momento de marcação do ponto, permitindo que ele acompanhe suas horas trabalhadas, horas extras, banco de horas, entre outras;
  • garantia de poder conferir se o horário foi pago conforme as horas trabalhadas.

Dessa maneira, se todos estiverem cientes dos benefícios gerados pelo novo processo, a resistência a ele certamente será menor – podendo, inclusive, se transformar em uma motivação para o funcionário, já imaginou?

Teste gratis pontomais 2019

Invista em programas de treinamento

A adoção do sistema de registro eletrônico deve ser padronizada, seguindo as especificações recomendadas na Portaria nº 1.510/09. Isso significa que todas as marcações efetuadas devem ser computadas e registradas fielmente, sem qualquer alteração ou manipulação dos dados.Dessa forma, para que o trabalhador realmente entenda a importância do ponto eletrônico. Para então, que saiba como utilizar as informações de toda sua jornada de trabalho, é fundamental investir em programas e treinamentos de capacitação.Esses treinamentos devem ter como finalidade apresentar o novo processo aos colaboradores, ajudando-os na familiarização com o sistema e na solução de possíveis dúvidas. Além disso, devem ensinar o responsável pela manutenção e gerência do ponto a realizar o cadastro dos trabalhadores, fazer a exportação e importação das marcações e emitir relatórios, por exemplo.Você certamente quer sempre o melhor para a sua empresa, certo? Sendo assim, quanto mais rápida for a adaptação ao ponto eletrônico, mais rápidos serão os processos de controle da sua empresa. Para que isso aconteça, vale a pena colocar em prática as dicas do post!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. Isso, com mais de 5000 empresas e 100.000 usuários em toda América Latina. Com uma plataforma simples, econômica e segura, fornece uma solução moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assim, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Teste gratis pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...