Voltar ao Blog
Acidente no percurso para o trabalho: entenda mais sobre!

Acidente no percurso para o trabalho: Entenda mais sobre!

Hendrik Machado

A modernização da Consolidação das Leis Trabalhistas foi um marco para a sociedade, beneficiando tanto empregadores quanto empregados. É natural que ainda existam muitos pontos que precisam evoluir, entretanto, diversas mudanças já podem ser observadas. Uma destas mudanças envolve o acidente no percurso para o trabalho.

Neste artigo você vai entender o que muda com a Lei 13.467/2017 no que diz respeito ao trajeto para o trabalho e quais aspectos devem ser observados pelo trabalhador e pela empresa quando se trata de questões trabalhistas.

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda.

O que é acidente de trajeto?

Antes de compreender o que diz a legislação, é necessário abordar o conceito de acidente de trajeto. Acidente de trajeto é aquele ocorrido no percurso entre a casa do trabalhador até o local do trabalho. Desse modo, este conceito é trazido tanto pela doutrina quanto pela jurisprudência trabalhista.

Para se configurar acidente de trajeto não existe qualquer requisito quanto à modalidade de transporte, por isso este fator independe. Dessa maneira, pode o trabalhador estar se deslocando a pé, de carro, ônibus, van da empresa etc; que o acidente de trajeto se configura de igual forma.

dicionário do rh e departamento pessoal

Percurso para o trabalho: o que dizia a CLT?

Antes da entrada em vigor da Lei 13.467/2017 a CLT determinava em seu artigo 21, IV, "d" que equiparavam-se a acidente de trabalho todos os acidentes sofridos pelo trabalhador, assim, isso incluía o acidentes ocorridos fora do local e horário de trabalho.

Inclusive no percurso da residência para o local de trabalho, ou desse para aquela; independente do meio de locomoção.

Ou seja, a CLT entendia qualquer acidente sofrido no percurso entre o trabalho e a casa ou de casa para o trabalho era considerado acidente de trabalho.

Alterações na legislação: o que mudou?

Entretanto, a Lei 13.467/2017 alterou o parágrafo segundo do artigo 58 da CLT, excluindo do tempo à disposição do trabalhador, o período de percurso entre trabalho e residência.

Esta alteração integrou a nova lei com a seguinte descrição:

"art. 58, § 2º O tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo empregador, não será computado na jornada de trabalho, por não ser tempo à disposição do empregador."

Dessa maneira, a reforma deixou claro que durante o tempo de transcurso da casa até o trabalho e vice versa, o trabalhador não está mais à disposição do empregador.

Assim, esta mudança traz bons argumentos para defender a ideia de que o acidente de trajeto não configura mais acidente de trabalho, isso vale inclusive com relação ao CAT.

Muito embora a discussão seja polêmica, é importante para o gestor ter conhecimento acerca das mudanças trazidas pela reforma trabalhista, já que muitas regras mudaram e devem ser respeitadas. Desse modo, também vale para o empregado conhecer os seus direitos e requerer o cumprimento da legislação.

Como você pode ver deslocamento entre o trabalho e a residência não é mais considerado tempo à disposição do empregador, assim, o acidente no percurso para o trabalho não pode mais ser considerado acidente de trabalho.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂

Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Entenda como funciona o teste gratuito Pontomais

O teste gratuito Pontomais é oferecido para as empresas que desejam conhecer melhor nossas funcionalidades antes de se comprometerem financeiramente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!