Voltar ao Blog
Acidente no percurso para o trabalho: entenda mais sobre!

Acidente no percurso para o trabalho: Entenda mais sobre!

Hendrik Machado
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

A modernização da Consolidação das Leis Trabalhistas foi um marco para a sociedade, beneficiando tanto empregadores quanto empregados. É natural que ainda existam muitos pontos que precisam evoluir, entretanto, diversas mudanças já podem ser observadas. Uma destas mudanças envolve o acidente no percurso para o trabalho.

Neste artigo você vai entender o que muda com a Lei 13.467/2017 no que diz respeito ao trajeto para o trabalho e quais aspectos devem ser observados pelo trabalhador e pela empresa quando se trata de questões trabalhistas.

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda.

O que é acidente de trajeto?

Antes de compreender o que diz a legislação, é necessário abordar o conceito de acidente de trajeto. Acidente de trajeto é aquele ocorrido no percurso entre a casa do trabalhador até o local do trabalho. Desse modo, este conceito é trazido tanto pela doutrina quanto pela jurisprudência trabalhista.

Para se configurar acidente de trajeto não existe qualquer requisito quanto à modalidade de transporte, por isso este fator independe. Dessa maneira, pode o trabalhador estar se deslocando a pé, de carro, ônibus, van da empresa etc; que o acidente de trajeto se configura de igual forma.

dicionário do rh e departamento pessoal

Percurso para o trabalho: o que dizia a CLT?

Antes da entrada em vigor da Lei 13.467/2017 a CLT determinava em seu artigo 21, IV, "d" que equiparavam-se a acidente de trabalho todos os acidentes sofridos pelo trabalhador, assim, isso incluía o acidentes ocorridos fora do local e horário de trabalho.

Inclusive no percurso da residência para o local de trabalho, ou desse para aquela; independente do meio de locomoção.

Ou seja, a CLT entendia qualquer acidente sofrido no percurso entre o trabalho e a casa ou de casa para o trabalho era considerado acidente de trabalho.

Alterações na legislação: o que mudou?

Entretanto, a Lei 13.467/2017 alterou o parágrafo segundo do artigo 58 da CLT, excluindo do tempo à disposição do trabalhador, o período de percurso entre trabalho e residência.

Esta alteração integrou a nova lei com a seguinte descrição:

"art. 58, § 2º O tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo empregador, não será computado na jornada de trabalho, por não ser tempo à disposição do empregador."

Dessa maneira, a reforma deixou claro que durante o tempo de transcurso da casa até o trabalho e vice versa, o trabalhador não está mais à disposição do empregador.

Assim, esta mudança traz bons argumentos para defender a ideia de que o acidente de trajeto não configura mais acidente de trabalho, isso vale inclusive com relação ao CAT.

Muito embora a discussão seja polêmica, é importante para o gestor ter conhecimento acerca das mudanças trazidas pela reforma trabalhista, já que muitas regras mudaram e devem ser respeitadas. Desse modo, também vale para o empregado conhecer os seus direitos e requerer o cumprimento da legislação.

Como você pode ver deslocamento entre o trabalho e a residência não é mais considerado tempo à disposição do empregador, assim, o acidente no percurso para o trabalho não pode mais ser considerado acidente de trabalho.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Organograma de Uma Empresa: O Que é, Tipos e Modelos - Guia Completo!

O organograma de uma empresa é a maneira mais adequada de organizar a estrutura organizacional da sua companhia. Para isso, existem diversos modelos que podem auxiliar, como o organograma vertical, o organograma horizontal, o organograma matricial e mais.

Ler mais

Saiba qual é a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Existe uma diferença enorme entre as atividades do RH e do Departamento Pessoal, um cuida dos interesses e desenvolvimento dos colaboradores, enquanto o outro é responsável pelas atividades burocráticas e legais referentes as pessoas dentro da organização.

Ler mais

Leis Trabalhistas: Fique Atento às Novidades em 2020

Conheça algumas leis trabalhistas que devem ser olhadas com atenção. Legislação sobre Carteira de Trabalho Digital, leis trabalhistas para férias, demissão, carga horária e mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui