Voltar ao Blog
Absenteísmo: O Que é e Como Evitar

Absenteísmo: O Que é e Como Evitar

Silvana Fernandes
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

O absenteísmo é uma questão antiga nas empresas. Porém, por conta das novas exigências do mundo corporativo, o desafio de combatê-lo cresce a cada ano. 

Porém, para superar este verdadeiro desafio do RH, é preciso conhecê-lo a fundo. Quer saber o que é o absenteísmo e dicas de como evitá-lo? Vem com a gente!


Afinal, O Que é Absenteísmo?

O absenteísmo diz respeito às faltas totais ou parciais, atrasos, saídas antecipadas e outros tipos de ausência do colaborador na empresa. 

Essa falta de engajamento pode resultar em várias consequências para a empresa: queda nos resultados, sobrecarga de trabalho para os colaboradores assíduos, prejuízos financeiros, entre outros. 


Quais as Principais Causas do Absenteísmo?

É possível mapear algumas das principais causas do absenteísmo, como por exemplo:


Procura por Novas Oportunidades

Quando o funcionário não está satisfeito no trabalho, é comum que ele falte para participar de entrevistas em outras organizações. Procure acompanhar de perto os seus colaboradores para saber se isso pode estar acontecendo.

Incompatibilidade com a Cultura Organizacional

Caso o perfil do colaborador não esteja bem alinhado com os valores e a cultura organizacional da empresa, as chances de ele se sentir desmotivado e se ausentar do trabalho com frequência são enormes.

A melhor maneira de reduzir o absenteísmo relacionado à falta de alinhamento com a cultura organizacional é realizar processos seletivos eficientes e concisos.

Assédio Moral

Profissionais que sofrem bullying no trabalho têm muito mais chances de se ausentar. Por isso, é importante realizar feedbacks constantes com sua equipe e incentivá-los a compartilhar situações desconfortáveis, a fim de resolvê-las.

Volume Excessivo de Trabalho

O exagero na carga de trabalho afeta a produtividade e a satisfação dos colaboradores, que podem atingir altos níveis de estresse

Por isso, acompanhe constantemente a capacidade de entrega do seu time e busque por metodologias que auxiliem no aumento de desempenho, como o scrum, por exemplo.

Doença

A alegação de doença é a justificativa mais comum para o absenteísmo. No entanto, esta pode ser apenas uma desculpa para encobrir outras questões.

Em casos de doença, incentive seus colaboradores a ir ao médico e, sempre que possível, a apresentar atestados.

Como Calcular a Taxa de Absenteísmo?

Existem muitos indicadores de desempenho que podem ser acompanhados, sendo a taxa de absenteísmo uma das principais. 

O cálculo é muito simples: basta pegar o total de horas não trabalhadas, dividir pelo total de horas trabalhadas e depois multiplicar por cem. O resultado é a taxa de absenteísmo, ou seja, a porcentagem que ele representa na carga horária.

Vamos exemplificar:

 

Ao final dessa análise, é possível saber se o nível de assiduidade está de acordo com o esperado ou se precisa melhorar. 

Independentemente do resultado, é importante definir metas de melhoria.

E Como Diminuir a Taxa de Absenteísmo?

Além de causar um péssimo efeito na rotina da organização, a ausência de funcionários também é um claro sintoma da falta de motivação da equipe

Veja algumas maneiras de evitá-lo:


Melhore o Clima Organizacional

Muito se engana o gestor que pensa que o colaborador tem a obrigação de se manter automotivado 100% do tempo. As condições no ambiente de trabalho podem influenciar diretamente no bem-estar dos funcionários

Proporcionar um ambiente limpo e organizado, com toda a infraestrutura necessária para a execução das tarefas diárias é fundamental para diminuir o absenteísmo.

Mas é possível ir além: promova eventos de integração, como comemoração de metas, happy hours e aniversariantes do mês.

É fato que momentos de descontração promovem a integração entre os colaboradores, facilitam a empatia entre e, consequentemente, repercutem em um ambiente de trabalho mais agradável e aconchegante.


Cuide da Satisfação dos Funcionários

Se preocupar com o atendimento ao cliente é algo muito importante para o sucesso de uma empresa. Porém, a satisfação dos colaboradores é tão importante quanto. Um funcionário que não se sente satisfeito com a sua rotina tende a buscar formas de escapar dela - e uma dessas fugas é o absenteísmo. 

Se seus funcionários têm faltado muito ao trabalho sem nenhuma justificativa médica plausível, procure realizar uma pesquisa de satisfação. O simples fato de saberem que são ouvidos já ajuda a aumentar o engajamento e a motivação da equipe.


Acompanhe a Jornada do Time de Perto

Todo profissional precisa equilibrar sua vida profissional e pessoal, garantindo que também tenha tempo para resolver questões particulares. O problema é que muitos, na ânsia de mostrar produtividade, acabam se dedicando exageradamente ao emprego e fazendo muitas horas extras.

Por essa razão, tenha um controle mais eficaz dos horários de trabalho. Um software de controle de ponto pode ser a ajuda que faltava para diminuir o absenteísmo da sua empresa.

Controle de Ponto Online

Mantenha uma Comunicação Clara e Eficiente

Algo que causa desconforto em qualquer ambiente organizacional são os conflitos causados por falhas na comunicação. Informações parciais ou distorcidas podem fazer com que prazos sejam perdidos, resultados sejam afetados e geram uma pressão desnecessária sobre os colaboradores.

Por isso, mantenha sempre uma comunicação clara e eficiente dentro de sua equipe, seja por meio de reuniões informativas, murais de notícias ou ferramentas de comunicação online. 

Também é importante manter a comunicação da empresa como um todo, ampliando os canais de comunicação entre as áreas. Dessa forma, os times estreitam os laços e dialogam mais.

Tenha um Plano de Carreira Bem Estruturado

A nova geração de profissionais procura a chance de evoluir de forma constante. Por isso, é fundamental que a empresa oriente seus colaboradores para que eles entendam o caminho que devem trilhar para alcançar seus objetivos e para que saibam a melhor maneira de direcionar as energias.

Elaborar e mostrar um plano de carreira bem estruturado é uma forma eficiente de manter os colaboradores motivados. Isso gera um alinhamento efetivo entre os interesses pessoais e profissionais.


Combata o Absenteísmo com Feedbacks Constantes

Um bom feedback ajuda a entender o que está bom e o que deve melhorar na rotina de trabalho. A maneira como esse feedback é dado ajuda a engajar a equipe, pois é uma forma dos gestores contribuírem para que os colaboradores cresçam profissionalmente. 

Não há uma regra exata para esse bate-papo, mas é importante se atentar a alguns pontos. O principal é o equilíbrio. Não fale apenas dos pontos negativos do profissional; mostre que também enxerga o que ele faz de bom pela empresa e elogie-o por isso.

Incentive Práticas Saudáveis na Empresa

A busca por hábitos mais saudáveis é crucial, especialmente quando o assunto é assiduidade dos funcionários. Boas práticas refletem no bem-estar e saúde do indivíduo, bem como na sua disposição para acordar todos os dias e entregar resultados fora da curva.

Pequenas pausas ao longo do expediente para alongamento podem fazer uma grande diferença. Também é possível iniciar parcerias com academias ou clubes esportivos, dando um motivo a mais para que os profissionais mantenham-se exercitados e saudáveis.

Aposte em Recompensas e Benefícios

Um dos fatores que mais motiva os colaboradores é mostrar que eles são recompensados — em termos de carreira, salário e premiações — de acordo com seus resultados. Isso também reduz o número de faltas e atrasos.

Além das recompensas financeiras, tradicionalmente utilizadas, há outras que podem ser uma ótima fonte de inspiração e engajamento, como:

Sentir que as coisas evoluem faz com que os colaboradores sejam mais leais. E, mais que qualquer outra coisa, é isso que combate o absenteísmo.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Organograma de Uma Empresa: O Que é, Tipos e Modelos - Guia Completo!

O organograma de uma empresa é a maneira mais adequada de organizar a estrutura organizacional da sua companhia. Para isso, existem diversos modelos que podem auxiliar, como o organograma vertical, o organograma horizontal, o organograma matricial e mais.

Ler mais

Saiba qual é a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Existe uma diferença enorme entre as atividades do RH e do Departamento Pessoal, um cuida dos interesses e desenvolvimento dos colaboradores, enquanto o outro é responsável pelas atividades burocráticas e legais referentes as pessoas dentro da organização.

Ler mais

Leis Trabalhistas: Fique Atento às Novidades em 2020

Conheça algumas leis trabalhistas que devem ser olhadas com atenção. Legislação sobre Carteira de Trabalho Digital, leis trabalhistas para férias, demissão, carga horária e mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui