Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui
Voltar ao Blog

8 motivos pelos quais você deveria começar a dar mais autonomia pra sua equipe agora mesmo

Compartilhe nas redes sociais: 

Vamos começar com uma pergunta básica: qual é o principal fator que leva tantos gestores a frearem a autonomia dos colaboradores? Se você é um desses gestores, tente responder essa pergunta a si mesmo antes de continuar.

Um dos principais fatores – se não o maior deles – é nada mais do que pura e simplesmente medo. Medo de que, ao conferir autonomia aos colaboradores, eles fiquem insubordinados e livres demais para tomar decisões. Pois, eis que o Pontomais está aqui para te abrir os olhos: dar autonomia para a sua equipe não quer dizer que eles vão começar uma revolução ou tomar o seu lugar! Se você ainda pensa desse jeito, infelizmente, talvez o seu modelo de gestão esteja preso em algum lugar do passado. ☺

Dar autonomia significa ser um líder moderno, confiante, preocupado com o desenvolvimento pessoal da equipe e que entende que os seus funcionários não estão ali apenas para cumprir ordens, mas que eles são os motores que vão levar a empresa onde ela precisa estar.

A verdade é que a autonomia faz bem para os dois lados: pra você gestor, e pro colab! Quer saber como? O Pontomais mostra pra você que dando mais autonomia pra galera, você confere mais uma série de benefícios ao mesmo tempo! Dá uma olhada:

1) Você deixa o pessoal mais motivado \o/

O colaborador fica bem mais motivado, porque se sente parte importante nos processos e porque suas ações podem diretamente ajudar a empresa.

Baixar gratis pontomais 2019

2) Você os ensina a andar com as próprias pernas

Com mais autonomia o colab perde o medo de errar. Ele pratica uma tarefa até atingir a perfeição e aprende com os próprios erros (mas você não pode perder ele de vista, é claro! Esteja sempre disponível para ajudá-lo e ensiná-lo a hora que ele precisar).

3) Você fornece mais conhecimento

Direta ou indiretamente, o colab aprende mais. Ele se preocupa mais em buscar conhecimento com o gestor, na internet ou em documentos da empresa, agregando conhecimento e mantendo-se sempre atualizado.

4) Você testa o nível técnico do seu pessoal

Deixando-os trabalhar “mais livres”, fica mais fácil de descobrir onde estão os erros e acertos de cada um dos colaboradores, identificando evoluções e corrigindo processos. ☺

5) Você demonstra sua confiança na sua equipe

Entregar grandes responsabilidades nas mãos dos colaboradores requer muita confiança por parte da gestão. Isso mostra que você acredita no potencial e na integração da sua equipe. ☺

6) Você exercita a liderança

Cabe a você, gestor, remover todas as barreiras para que a equipe tenha liberdade para ser produtiva. Desenvolva idéias criativas e inovadoras para ajudar no progresso da empresa.

7) Você incentiva o trabalho em equipe (e a integração vem de brinde!)

Trabalhando com mais autonomia, os colabs se sentem mais responsáveis e se unem para encontrar soluções para problemas, ao invés de perder tempo encontrando culpados por erros. Trabalhando em sincronia os colaboradores ficam mais unidos, engajados e o clima melhora – e muito!

8) Você redistribui tarefas que antes só cabiam a você

Dar autonomia também facilita a sua vida de gestor. Você pode dividir com os colaboradores algumas tarefas que antes você achava que só podiam ser feitas por gestores, facilitando um pouco a sua vida. O controle de ponto eletrônico é um bom exemplo disso.

—Com o Pontomais você dá mais autonomia pra sua equipe, fazendo com que eles mesmos façam alterações, correções e envios de atestados, e fornecendo acesso transparente aos indicadores de presença. Mais autonomia pra sua equipe, e menos trabalho pra você! <3

Viu só? Dar mais autonomia pros seus colaboradores pode ser a solução de muitos problemas. Então, se você ainda não fez isso, comece a colocar em prática aos poucos… Você vai notar a diferença! ☺

Teste gratis pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

2º MeetUp RH Pontomais - GPTW

O 2º MeetUp de RH Pontomais será uma imersão no mundo das melhores empresas para se trabalhar. O tema principal desse encontro será o GPTW.

Ler mais

Gestão de benefícios: entenda a importância e como fazer de maneira eficaz

A Gestão de Benefícios vai desde a escolha do tipo de incentivo até o efetivo recebimento pelos colaboradores. Saiba como fazer de forma eficaz.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!