O vínculo que existe entre a empresa e o empregado gera, ao longo do tempo, uma quantidade razoável de documentos no departamento de pessoal. Esses documentos servem, entre outras coisas, para comprovar que cada um vem cumprindo a sua parte no contrato de trabalho, evitando processos trabalhistas. Portanto, para ter ciência de todo movimento, torna-se imprescindível organizar os documentos do DP!
É comum que a lei faça recair sobre o empregador a responsabilidade de guardar toda essa papelada e deixá-la à disposição da fiscalização, da Justiça ou do próprio trabalhador (em alguns casos). Essa característica peculiar faz com que o departamento de pessoal precise implementar um sistema especial de gestão desses documentos, nos termos da lei e da necessidade prática do dia a dia.
Com isso em mente, trouxemos para você um artigo dedicado exclusivamente ao tema. Confira, a seguir, as dicas mais importantes para organizar os documentos do DP!
Antes de investigarmos qual é a melhor forma para armazenar os documentos relativos à área de recursos humanos, é preciso saber que a lei obriga a empresa a guardar uma série de documentos.
Isso significa que, mesmo que você não veja a menor necessidade de guardar o ponto de cada funcionário, a lei o obriga a fazer isso durante, no mínimo, cinco anos. Não guardar os documentos que a lei manda pode acarretar multas e inviabilizar eventuais pretensões da empresa em juízo.
Chamamos esse prazo de período de guarda, e ele varia de acordo com cada documento específico. Os documentos relativos ao FGTS, por exemplo, devem ser guardados por 30 anos. Exames médicos, por sua vez, devem ser mantidos por 20 anos, enquanto o termo de rescisão de contrato de trabalho, o aviso prévio e o pedido de demissão podem ser guardados por apenas dois anos.
A lei determina, ainda, o tempo que os demais documentos devem ser guardados. Confira a seguir quais arquivos e por qual perído precisam ser mantidos:
Termo de rescisão do contrato de trabalho, pedido de demissão, documentação do aviso prévio.
Caged, a partir da data de postagem do arquivo.
Comprovantes de vale-transporte, solicitação do abono do 13.° salário, pagamento e gozo de férias, atestados médicos, comprovantes de descontos, guias do recolhimento de contribuição ao sindicato, mapa dos acidentes de trabalho, comprovante de entrega do requerimento de seguro-desemprego, recibos dos pagamentos e registros do controle de ponto.
Dependendo do caso, folhas de pagamento, recibo referente ao salário-família, afastamentos, licença-maternidade etc.
Documentação referente ao PIS/Pasep, com o período sendo contabilizado a partir da data de recolhimento.
Exames médicos — admissional, demissional, periódicos e anteriores ao retorno ao trabalho — contendo todos os exames, resultados e atitudes tomadas em relação a elas. Além disso, também devem ser mantidos dados do programa PPRA.
Como já mencionado, a documentação acerca do FGTS deve ser guardada pelo tempo de 30 anos.
Livros de registro de empregados e livros de registros da CIPA.
Caso ainda não o tenha feito, é sempre importante designar um local específico dentro das instalações para a guarda de documentos. Todos os que não estejam sendo utilizados devem ser levados imediatamente para esse espaço e armazenados em seu devido local. Manter documentos espalhados pelo escritório pode gerar muito retrabalho e até mesmo perdas irreparáveis para a empresa.
Pensar a respeito das categorias e critérios pelos quais devemos agrupar os documentos pode evitar muito trabalho no futuro. Um dos maiores vilões na guarda de documentos é a quantidade de trabalho e o tempo gasto para realizar tarefas simples, como encontrar um singelo documento.
Agrupar os itens por categoria é uma forma de saber exatamente onde procurar algo. No entanto, caso haja muitos subitens, faz-se necessário classificá-los, para melhor localização. A ordem alfabética é uma antiga e ótima aliada para a tarefa.
Por exemplo, ao agrupar documentos de funcionários, organize as pastas de A a Z. Dessa forma, quando precisar encontrar um nome específico, basta ir até a letra e procurar lá. O trabalho de procura fica mais rápido e intuitivo.
É sempre bom ter alguém responsável pelos documentos do departamento de pessoal. Mesmo quando não criamos formalmente essa função, tem sempre alguém que acaba assumindo. Assim, se você não tem recursos para contratar um profissional especializado só para isso, talvez seja válido criar uma função gratificada.
O departamento de recursos humanos depende constantemente de consultar os documentos dos funcionários. Sejam os arquivos mais antigos, para um processo trabalhista, seja um atual para rever um erro no pagamento, por exemplo. Esse é um dos grandes desafios para a organização: tirar e colocar no lugar diversas vezes exige grande fluxo de trabalho.
A melhor maneira de zelar pela boa arrumação e fácil localização é digitalizar. Com os scanners, encontrar o que se precisa é rápido e não gera bagunça nem esforços físicos. Tudo o que se precisa para consultar está em seu computador.
Outro benefício oferecido pela tecnologia do scanner de arquivos é o melhor controle do tempo de descarte. Não é preciso depender de caixas velhas, com etiquetas apagadas. Basta consultar os seus arquivos digitais e deletá-los facilmente sem esforço.
Para isso, segmente os documentos nas pastas de acordo com o ano. Por exemplo, no local onde são armazenados os dados de folha de pagamento, tenha subdivisões com um item para cada ano. Assim, o desacúmulo de documentação desnecessária é feito pontualmente.
Manter documentos na nuvem pode ser uma forma mais barata e mais eficiente de armazená-los. Além disso, torna-se muito mais fácil e rápido fazer uma busca quando precisar do documento, como durante uma fiscalização ou auditoria, por exemplo. Além disso, pode-se citar os sistemas informatizados de controle de ponto dos funcionários, que facilita muito a guarda e o acesso a esses dados.
Aplicando as dicas à rotina do departamento de pessoal, os arquivos ficam sempre arrumados, ajudando no processo de busca e guarda. Por isso, organizar os documentos do DP corretamente é uma tarefa fundamental para que o seu processo seja pontual e alinhado.
Um ponto de início para o seu departamento, pode ser a carteira digital de trabalho. Confira o que é, e o que muda neste infográfico gratuito.
Saiba como facilitar um dos processos mais importantes para qualquer empresa: a folha de pagamento.
Ler maisSaiba como fazer o controle de jornada de vários colaboradores do segmento de construção civil remotamente de forma segura e eficiente.
Ler maisSaiba como o Plano de Cargos e Salários pode ajudar a aumentar o engajamento da equipe e melhorar o resultado da sua empresa.
Ler maisO RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.
Ler maisComo e porquê implementar objetivos de desenvolvimento sustentável na estratégia da sua empresa durante a pandemia de COVID-19
Ler maisA Winov Cloud, ao lado da Pontomais, uniu forças para te explicar o que é a famosa nuvem e como ela poderá ajudar na segurança dos dados da sua empresa
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.