Voltar ao Blog

6 dicas para gerenciar conflitos dentro da empresa!

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Independentemente do tamanho da corporação, gerenciar conflitos dentro da empresa será sempre uma tarefa frequente e necessária em seu empreendimento. Uma informação mal compreendida, um olhar diferente, um tom de voz que não agradou ao outro… Qualquer um desses fatores pode gerar pequenos ou grandes conflitos e comprometer a harmonia de sua equipe e até a rentabilidade de seu negócio.Para lidar com eles, fique atento a estas 6 dicas e aprenda a gerenciar conflitos dentro da sua empresa!

1. Lembre-se: pessoas são diferentes

Onde há pessoas, sempre haverá a possibilidade de conflitos. Cada uma tem uma forma de perceber o mundo a seu redor, com opiniões, formação e valores bem diferentes da outra, por isso é importante estimular a tolerância e o respeito entre todos.As pessoas não são obrigadas a concordar umas com as outras, mas devem respeitar o posicionamento de todas elas.

Baixe pontomais 2019

2. Entenda a questão antes de gerenciar conflitos

Antes de tomar partido sobre o conflito instalado, busque entender o que aconteceu. Informações sobre as pessoas envolvidas, as circunstâncias, o nível de gravidade e comprometimento do conflito e quais opções já foram usadas para resolvê-lo devem ser levantadas antes que você se envolva na questão.Compreender um conflito gerado no final do mês em função das metas que precisam ser cumpridas pode dizer muito sobre o que precisa mudar na sua forma de gerir.https://pontomais.com.br/blog/geracoes-no-mercado-de-trabalho/

3. Adote sempre um critério técnico

Se você foi chamado para gerenciar algum conflito, busque usar um critério técnico para resolvê-lo. No campo profissional eles são importantes porque são claros e objetivos e demonstram que o gestor não quer privilegiar ninguém. Gerenciar conflitos dentro da empresa é sobre ouvir, entender e mediar.Se o próprio grupo não resolveu o conflito, você precisar colocar as cartas na mesa e mostrar o que realmente deve ser observado e considerado.

4. Incentive o diálogo entre as equipes

Muitas vezes você pode não estar na empresa quando uma situação de conflito surgir, por isso, é necessário capacitar a equipe para valorizar o diálogo. Identifique no grupo as pessoas que podem funcionar como mediadoras e as encoraje a tentar resolver os problemas sem a figura do gestor. Com o tempo, essas pessoas se tornarão referência para a própria equipe.

5. Evite o embate em situações de conflito

Quando há um conflito na empresa, os ânimos se exaltam, as pessoas se alteram e tudo parece mais difícil de resolver. Nessas situações, o melhor a fazer é evitar o embate e presar pelo equilíbrio. Quando se busca o entendimento, tudo fica mais fácil de ser resolvido e as situações ficam mais claras e a resolução mais próxima.Se o próprio gestor assume uma postura de defensiva, contamina os colaboradores e prejudica todo o grupo. É preciso lidar com essas situações de forma transparente, amigável e aberta.

6. Use as situações de conflito para crescer

As situações conflitantes do cotidiano devem levar a equipe sempre a um aprendizado. Registe essas situações, com suas causas e desdobramentos e aproveite esse material nos treinamentos regulares da empresa. A ideia é que todos percebam que, apesar do desgaste inicial gerado, as situações trazem aprendizado e crescimento para o grupo.Ainda mais importante é não repetir os conflitos gerados nessas circunstâncias, pois eles já apresentaram uma solução possível. Gerenciar conflitos dentro da empresa são oportunidades incríveis para fortalecer a equipe.E como você tenta gerenciar conflitos na sua empresa? Conhece outras dicas ou tem experiências para compartilhar? Deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!

Teste gratis pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Lidar com Atrasos no Trabalho? Tolerância, CLT e Dicas Práticas

Os atrasos no trabalho podem ser grandes indicadores de performance e bem-estar do seu time. Por isso, conhecer os limites de tolerância, saber o que a CLT diz sobre o assunto e ter maneiras de lidar com esse desafio no dia a dia são itens essenciais para um bom gestor.

Ler mais

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui