Voltar ao Blog
indicadores financeiros pontomais 2019

4 indicadores financeiros para acompanhar a saúde da sua empresa

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais

Antes de pensar em planos de ação, definir metas e objetivos e, até mesmo, realizar o planejamento estratégico do negócio, é fundamental que o gestor levante dados relevantes sobre a sua empresa. Afinal, é só dessa forma que ele consegue tomar decisões efetivas para o negócio, com base em informação, e não apenas reagir aos problemas apresentados com especulações ou palpites.Por esse motivo, é indispensável estabelecer quais os indicadores de desempenho que serão acompanhados, principalmente quando o assunto é o controle financeiro. Qualquer erro nessa área pode ser a diferença entre fechar o mês no azul ou no vermelho.Por isso, resolvemos trazer, a seguir, uma lista com 4 indicadores financeiros para acompanhar a saúde financeira do seu negócio! Acompanhe!

Teste gratis pontomais 2019

1. Ticket Médio

Esse, sem dúvida, é um dos indicadores financeiros, afinal, calcula o valor médio de cada venda, o que ajuda o gestor a entender bastante a dinâmica do negócio, principalmente se for da área do varejo.O cálculo é simples: basta dividirmos o faturamento pelo volume de vendas realizadas no período. Vale lembrar, ainda, que esse tipo de indicador também pode ser usado para monitorar a equipe de vendas, mas com um nome um pouco diferente. É o ticket médio por vendedor. A ideia é calcular o valor médio de venda realizado por colaborador.

2. Margem Operacional

Esse indicador, por outro lado, tem como objetivo definir a porcentagem de cada unidade monetária de venda, que no caso é o real, depois das deduções das despesas realizadas, excluindo-se apenas o Imposto de Renda.A margem operacional, portanto, é a divisão do resultado operacional pela receita líquida de vendas. Fundamental para que o gestor descubra a eficiência operacional do negócio, ou seja, o quanto das receitas realmente veio das vendas ou da prestação de serviços. Como deve ter percebido, é um dos indicadores financeiros que você, sem dúvidas, precisa acompanhar.

3. Nível de endividamento

O nome desse indicador é autoexplicativo. Basicamente, a ideia é calcular o quanto o negócio é dependente do capital obtido com terceiros, como as instituições financeiras, por exemplo. É claro que o endividamento é uma das grandes preocupações dos empreendedores, por isso, é muito importante acompanhar esse indicador.O endividamento da empresa tem como base os dados obtidos no Balanço Patrimonial, ou seja, é de origem contábil. Divide-se o total do Passivo pelo total do Ativo.

4. Liquidez corrente

Esse indicador tem como objetivo mostrar o quanto a empresa tem a receber no curto prazo e o quanto ela precisa “desembolsar” no mesmo período. Novamente, estamos falando de um cálculo contábil, pois parte de uma divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. O ideal é quando o resultado encontrado é superior a 1.Aqui também é fundamental descobrir se a empresa está endividada, só que esse indicador também descobre se, no presente, ela apresenta boas condições financeiras. Sem dúvida, é fundamental para tomar decisões de curto prazo, como compra de estoques para suprir demandas extraordinárias, entre outras coisas.Gostou das nossas dicas? Então que tal conferir como reduzir o absenteísmo nas empresas? Clique aqui e confira tudo o que precisa saber sobre o assunto!Podemos te ajudar agora! Vem testar o Pontomais, basta clicar aqui ou abaixo:

Teste gratis pontomais 2019

Leia também:https://pontomais.com.br/blog/ponto-portatil/

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...