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Recrutamento e seleção: 7 passos para elaborar um processo efetivo

Para muitos empresários, o processo de recrutamento e seleção parece ser uma tarefa simples. No entanto, se fosse realmente algo simples, todas as organizações fariam isso e muito bem. O fato é que nem todas executam o processo de maneira eficiente. Essa é uma das muitas razões pelas quais são contratados consultores para auxiliá-las nesse processo.

Embora um processo de recrutamento possa levar tempo, uma contratação feita às pressas gera um aumento da rotatividade de pessoal e de custos. Por isso, neste artigo, preparamos um guia de como elaborar um bom processo de recrutamento e seleção. Vamos lá?

Processos de recrutamento e seleção são complicados, conheça aqui o que destaca o seu currículo dos outros!

Passo a passo para o processo de recrutamento e seleção

Ao investir em um processo de contratação completo e detalhado, o gerente do Departamento Pessoal pode tomar as decisões certas e contratar profissionais talentosos que ajudarão a empresa a crescer. Se é isso que você busca, confira o passo a passo abaixo!

1. Planejamento

Uma avaliação adequada das necessidades da empresa permitirá contratar a pessoa certa para a vaga de emprego. Para isso, é preciso alinhar o conjunto de habilidades necessárias para o novo funcionário de acordo com as metas para o crescimento do departamento e da empresa. Assim, após identificar exatamente o que é preciso (em termos de habilidades pessoais), é hora de criar um plano para encontrar o melhor candidato. Certifique-se de preparar todos os envolvidos no processo de contratação sobre as etapas que serão tomadas e os canais de comunicação que serão utilizados.

2. Descrição da vaga

Uma boa descrição da vaga significa o sucesso de um processo de recrutamento. Ao detalhar as responsabilidades e qualificações, é possível atrair os candidatos mais adequados para a vaga. Além disso, melhora-se a retenção de talentos, já que a rotatividade é maior com os funcionários recém-contratados. Os trabalhadores tendem a ficar insatisfeitos quando estão desempenhando funções para as quais não foram originalmente contratados.

3. Divulgação

Hoje, com a internet, existe uma infinidade de opções para divulgar uma vaga de emprego. É possível fazer essa promoção por meio do site institucional da empresa, de portais especializados ou de redes sociais. Você também pode divulgar internamente, para que os seus funcionários atuais que almejam novas posições possam se inscrever no processo seletivo ou mesmo indicar conhecidos.

4. Recrutamento ativo

Também é possível selecionar candidatos de forma ativa, procurando perfis qualificados em redes sociais (como o LinkedIn) e eventos do setor, ou solicitando referências de conhecidos. Isso garantirá que candidatos em potencial que não estejam procurando ativamente novos trabalhos, mas que possam ser perfeitos para a função, sejam avaliados.

5. Triagem

Uma vez identificados os candidatos viáveis, eles devem ser recrutados. Geralmente, entrevistas iniciais com os candidatos podem ser realizadas por telefone. Essas entrevistas determinam se os interessados na vaga têm as qualificações necessárias para fazer o trabalho e servem para restringir ainda mais o grupo de candidatos. O RH também pode explicar ao candidato o processo seletivo durante essa etapa.

6. Entrevistas

Normalmente, as primeiras entrevistas de emprego são presenciais com os candidatos. O gerente de contratação tem foco em experiência, habilidades, histórico de trabalho e disponibilidade dos candidatos. Dependendo da função, as entrevistas finais podem ser conduzidas pela liderança sênior da empresa.

7. Seleção

Nem toda oferta de emprego é aceita. Um gerente de contratação nunca deve ter como certo que um candidato aceitará uma oferta. Se um determinado indivíduo rejeitar a vaga, a empresa poderá estender a oferta para um segundo interessado, e assim por diante.

Uma vez que o candidato aceita a oferta de emprego, ele é contratado, isso dá início a uma fase de preenchimento e arquivamento de documentos relacionados ao emprego, incluindo formulários legais de trabalho, de retenção de impostos e específicos da empresa.

Contratar o profissional certo é fundamental. Por isso, é preciso concentrar tempo e energia para realizar um processo de recrutamento e seleção da melhor forma possível. Se feito de maneira errada, você gastará apenas tempo lidando com problemas.

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