De estudantes a empresários, a técnica Pomodoro consegue aumentar a produtividade e melhorar o rendimento de todas as pessoas apenas com o uso de um relógio com alarme, uma folha de papel e uma caneta.

Se você anda se enrolando com a agenda e nunca consegue terminar todas as tarefas do dia, essa técnica pode ser exatamente o que você precisa!

Quer descobrir o que é a técnica Pomodoro, como ela pode te ajudar na gestão de tempo e a decolar o seu negócio? Confira o nosso post!

O que é a técnica Pomodoro?

Criada no final da década de 80 pelo italiano Francesco Cirilo, a técnica Pomodoro é uma das mais famosas para a gestão de tempo e consiste na execução de tarefas sem interrupções por um período pré-determinado, seguida de um intervalo.

A inspiração para o nome surgiu daqueles timers de cozinha em forma de tomate (pomodoro, em italiano) que podem ser usados para marcar o tempo na técnica.

Como colocar a técnica Pomodoro em prática?

Basicamente, deve-se intercalar períodos de concentração máxima na execução de tarefas com intervalos livres, nos quais pode-se ir ao banheiro, conferir as mensagens no whatsapp ou comer um lanche, por exemplo.

O tempo dedicado para as tarefas, chamado de pomodoro, geralmente dura 25 minutos e é seguido de um pequeno intervalo de 5 minutos. A cada 4 pomodori (plural de pomodoro), o intervalo é um pouco maior, de 15 a 30 minutos.

Assim, basta montar uma lista de tarefas para o dia e ir realizando-as durante os pomodori.

controle-de-ponto-gratis

Quais tarefas podem ser executadas pela técnica?

Qualquer uma, seja pessoal ou profissional. O tipo de tarefa não importa, já que a técnica determina apenas que você se dedique completamente à tarefa pelo tempo de duração do pomodoro.

Por que a técnica pomodoro funciona?

Habitualmente, ao longo do dia do trabalho, somos distraídos por interrupções externas e internas que reduzem a produtividade e dificultam a finalização das tarefas. Se enquanto você escreve aquele relatório, você também fica conferindo os novos e-mails ou pensando qual presente de aniversário comprar para aquele amigo, uma tarefa que demoraria 2 horas para ser feita, acaba demorando o dobro do tempo.

Com a técnica pomodoro, as distrações são limitadas ao período de intervalo e, durante o pomodoro, você concentra 100% da sua energia nas tarefas, completando-as mais rapidamente.

E se eu for interrompido durante o pomodoro?

Sempre que possível, adie as interrupções para o período de intervalo, anotando em uma lista as ideias que surgiram na mente, tirando o telefone do gancho, colocando o fone de ouvido ou desligando as notificações do celular. Afinal, é raro alguma dessas interrupções ser tão urgente que não possa esperar 25 minutos.

Mas caso isso realmente aconteça e você tenha que interromper a tarefa, reinicie a contagem de tempo ao retornar e siga como se nada tivesse acontecido.

Um pomodoro sempre tem 25 minutos?

Não. Esse tempo foi apenas a sugestão do criador da técnica, por ser um período nem muito longo nem muito curto. No entanto, à medida que você for se adaptando à técnica, pode achar que após 20 minutos você acaba se distraindo ou que, na verdade, a maioria das suas tarefas demoram 30 minutos para serem completadas.

Assim, é válido alterar um pouco a duração do pomodoro ou dos intervalos para o que funcionar melhor na sua rotina.

Entendeu como a técnica Pomodoro funciona? Compartilhe nosso post com a sua equipe nas redes sociais e aumente a produtividade em todo o escritório!

Comentários

comentários